Publicado em Sábado - 27 de Agosto de 2011

Homem atropelado por subsecretário tem morte cerebral no Rio

A Secretaria de Saúde do Rio confirmou hoje a morte cerebral de Ermírio Cosme Pereira, 56, que foi atropelado na noite de quinta-feira (25) em Niterói pelo ex-coordenador da Operação Lei Seca, Alexandre Felipe.

Leia mais...

Bebê com doença rara consegue doador de medula óssea na Alemanha

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011 | por Patrícia Kappen

“Tiraram 500 quilos das nossas costas”, desabafou Luiz Cláudio Anísio, pai do menino Guilherme Mezabarba Anísio, de onze meses, após saber que uma medula óssea compatível com o filho foi encontrada no banco internacional de doadores.
Leia mais...

David Braz volta para Rio de Janeiro e é internado em hospital

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

O zagueiro David Braz retornou de Curitiba para o Rio de Janeiro ainda antes do jogo do Flamengo contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira.
Leia mais...

Uso de lareiras: conheça os riscos e tome cuidado!

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

Para o brasileiro, acostumado com o clima tropical e o calor em grande parte do ano, a chegada do inverno traz uma série de desconfortos em algumas regiões. As temperaturas baixas especialmente nas regiões sudeste e sul requerem roupas mais pesadas, que nos protejam efetivamente do frio intenso. Na tentativa de trazer para casa um pouco mais de aconchego, uma das saídas são as lareiras domiciliares
Leia mais...

Saúde divulga dados parciais da 2ª etapa da campanha contra a pólio e sarampo em MT

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

Balanço parcial da segunda etapa da campanha contra a poliomielite do Estado de Mato Grosso aponta que 186.075 crianças já receberam a dose da vacina contra a pólio. Isso quer dizer que 76,05% do público alvo foram vacinados de uma meta de 244.666 (Dados da manhã do dia 25.08). O Ministério da Saúde preconiza a vacinação de 95% do público alvo.
Leia mais...

Brasileiro desconhece danos do sal à visão

Publicado em Quarta - 24 de Agosto de 2011 | por Eutrópia Turazzi

A Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE mostra que 7 em cada 10 brasileiros consome mais sal do que o recomendado – 5 gramas/dia para crianças e idosos ou 6 gramas/dia para adolescentes e adultos com até 60 anos. O problema é que a maioria desconhece os problemas de saúde que podem resultar desse hábito. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, a falta de informação e o envelhecimento da população estão aumentando o número de pessoas com alterações na retina.
Leia mais...

Frequência urinária pode indicar problemas de saúde

Publicado em Quarta - 24 de Agosto de 2011

Problemas relacionados ao trato urinário geralmente apresentam sintomas em estágio avançado. Como saber, então, se uma pessoa está fazendo xixi demais? “Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 ml a dois litros”, diz o doutor Paulo Campana, médico patologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo.
Leia mais...

Coxim tem 19 casos de leishmaniose humana confirmados, segundo Saúde

Publicado em Quarta - 24 de Agosto de 2011

Os casos de leishmaniose em humanos, no município de Coxim, já são considerados epidemia. Até o final da manhã desta quarta-feira (24), a informação da secretaria de Saúde é que existiam 26 casos notificados e 19 confirmados.
Leia mais...

Futuros médicos ignoram riscos e engrossam estatísticas de fumantes no país

Publicado em Terça - 23 de Agosto de 2011

Estudo sobre a prevalência do tabagismo em universitários da área de saúde, realizado na cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, apontou ainda um alto índice de tabagismo entre os futuros médicos, revelando a urgente necessidade de estratégias preventivas e de cessação do tabagismo mais eficazes para os jovens brasileiros, particularmente os que se preparam para as profissões da saúde.

 

Leia mais...

Pesquisa alerta para falta de diagnóstico de viroses

Publicado em Terça - 23 de Agosto de 2011

Dores de cabeça, nos músculos e articulações, febre e erupções na pele não significam apenas malária ou dengue no Amazonas: há inúmeras possibilidades ainda desconhecidas da ciência.  Pesquisa conduzida por cientistas da FMTM-HVD (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado) com 631 pacientes com esses sintomas detectou que 33 tinham sido infectados por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) chamado Mayaro e outras 128 pelo vírus Oropouche. Já os 470 restantes também ficaram curados, mas nunca souberam qual doença tiveram.
Leia mais...