Publicado em Domingo - 19 de Fevereiro de 2023 | por Por Heloisa Cristaldo e Alana Gandra - Repórteres da Agência Brasil - Brasília e Rio de Janeiro

Uso abusivo de álcool entre brasileiras cresce 4,25% em dez anos

Segundo o levantamento, as principais causas desses óbitos foram doença cardíaca hipertensiva (15,5%), cirrose hepática (10,4%), doenças respiratórias inferiores (8,7%) e câncer colorretal (7,3%).

Leia mais...

Casos de malária caem 63% em MT após ações de prevenção adotadas pelo Governo

Publicado em Quinta - 16 de Fevereiro de 2023 | por Fernanda Nazário | SES-MT

Conforme o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-Malária), em 2021, foram registrados 4.255 casos da doença no Estado e um óbito. Dados parciais de 2022 apontam 1.590 registros e três óbitos.

Leia mais...

Estudo aponta mais de 7 mil casos de câncer infantil até 2025; médica alerta

Publicado em Quinta - 16 de Fevereiro de 2023 | por Jolismar Bruno - Especial para o GD

Com sintomas perceptíveis nas fases iniciais, a doença pode ser diagnóstica rápido e tratada com eficiência. Hoje (15) é instituido o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil e o Gazeta Digital faz um alerta para os cuidados com a saúde dos pequenos.

Leia mais...

MT publica decreto de atualização cadastral de pacientes para acelerar procedimentos pelo SUS

Publicado em Quarta - 15 de Fevereiro de 2023

O governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (15), decreto que determina a atualização de dados de pacientes que estão na fila de espera para cirurgias eletivas e das informações disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente do telefone atual do usuário. Segundo o Executivo, a medida é necessária para confirmar se o paciente já passou pelo procedimento e ou se houve morte durante o período de espera. Atualmente, a fila de espera para cirurgia eletiva em Mato Grosso tem em torno de 48 mil pessoas.

Leia mais...
Cirurgias eletivas foram retomadas em Mato Grosso após mais de 1 ano de suspensão — Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT
Cirurgias eletivas foram retomadas em Mato Grosso após mais de 1 ano de suspensão — Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

MT tem 48 mil pessoas à espera de cirurgia eletiva; fila deve ser atualizada após reunião com secretários de Saúde

Publicado em Terça - 14 de Fevereiro de 2023 | por Por Luiz Gonzaga Neto, TV Centro América

Segundo Figueiredo, esse número pode ser reduzido porque pode haver nomes em duplicidade, ou seja, pacientes registrados em duas cidades diferentes para o mesmo procedimento. Também pode ter quem já passou pela cirurgia, mas o nome continua na lista. Em outros casos, a pessoa pode ter morrido antes de entrarem no centro cirúrgico e, também, continua com registro na fila.

Leia mais...

Álcool pode diminuir risco de demência e doenças cardíacas, dizem estudos

Publicado em Sexta - 10 de Fevereiro de 2023 | por Yasmin Gurgel e Juliana Contaifer/Metrópoles DF

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Coreia do Sul analisaram informações de quatro milhões de pessoas extraídas do banco de dados do Serviço Nacional de Saúde do país entre 2009 e 2011. Os participantes tinham, em média, 55 anos no começo do estudo e nenhum histórico de demência. Todos foram instruídos a responder um questionário sobre a frequência e quantidade de álcool consumido diariamente ao entrar na análise.

Leia mais...

Reconstrução e fortalecimento marcam Dia da Luta dos Povos Indígenas

Publicado em Terça - 07 de Fevereiro de 2023 | por Por Agência Brasil* - Brasília

Para a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, há uma crise humanitária no Brasil. Ela citou como causas as invasões de territórios, o desmatamento, o garimpo ilegal, a falta de assistência adequada em saúde e saneamento, entre outros.

Leia mais...

Brasil tem 546 mil médicos; proporção é de 2,56 por mil habitantes

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2023 | por Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os números indicam ainda que a média geral de idade dos médicos em atividade no Brasil vem caindo nos últimos anos. Em 2015, a média era 45,7 anos. Agora, está em 44,9 anos. O fenômeno é resultado do crescimento do número de cursos e vagas de graduação em medicina e, consequentemente, da entrada de novos médicos no mercado de trabalho.

Leia mais...

Anvisa fará webinar sobre novas regras de reprodução humana assistida

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2023 | por Por Agência Brasil - Brasília

egundo a Anvisa, as novas regras têm como objetivo dar mais segurança sanitária, acessibilidade e dinamismo ao processo de reprodução humana assistida, em vista da sua demanda crescente pela população. A legislação também foi atualizada contemplando as mudanças no setor, que está sempre se modernizando quanto a novas técnicas, terapias e tecnologias.

Leia mais...

Cannabis medicinal: conheça histórias de quem luta para ter o remédio

Publicado em Domingo - 05 de Fevereiro de 2023 | por Por Thiago Padovan - Repórter da TV Brasil - São Paulo

Antes, os remédios só eram fornecidos pelo governo paulista por meio de decisão judicial. Em nota, o governo diz que a medida “minimiza os impactos financeiros da judicialização e, sobretudo, garante a segurança dos pacientes, considerando protocolos terapêuticos eficazes e aprovados pelas autoridades de Saúde”.

Leia mais...