Publicidade

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

Brasil tem um terço dos portadores de HIV na América Latina, diz ONU

A pesquisa, realizada pelo programa das Nações Unidas para a Aids (Unaids), também indica que 1,2 milhão de anos de vida de pacientes contaminados pelo HIV foram ganhos no Brasil entre 1996 e 2009, graças ao tratamento antirretroviral.
Leia mais...

Cientistas alertam para riscos cardíacos do alcoolismo "de fim de semana"

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

O consumo excessivo de álcool concentrado nos fins de semana dobra os riscos de se morrer de parada cardíaca com relação a um consumo continuado, revelou um estudo comparativo feito na França e na Irlanda do Norte e publicado na edição on-line do British Medical Journal.
Leia mais...

Estudo: Beber muito álcool de uma vez só dobra os riscos de ter infarto

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

Quem consome álcool em excesso somente nos fins de semana tem duas vezes mais chances de sofrer uma parada cardíaca do que as pessoas que bebem continuamente. Essa é a conclusão de um estudo feito na França e Irlanda do norte e publicado nesta quarta-feira (23) na revista científica British Medical Journal, do Reino Unido.
Leia mais...

Estudo sobre problemas cardíacos mostra vantagens e desvantagens de remédio

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010

O maior estudo jamais realizado sobre insuficiência cardíaca descobriu que uma droga promissora não é perigosa, como se temia. O mesmo estudo também indica que a droga, nesiritide, não parece ser especialmente eficaz.
Leia mais...

Ressonância magnética pode ajudar mulheres com alto risco de câncer de mama

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010

Um estudo conduzido pela Universidade Erasmus, em Roterdã, Holanda, concluiu que mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama --seja por histórico familiar ou mutações genéticas-- podem ser beneficiadas se realizarem exames anuais de ressonância magnética.
Leia mais...

Tour pelo Pulmão: Instalação gigante leva informação às pessoas

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010

Para levar à população informações importantes sobre o pulmão e os principais tipos de doenças relacionadas a ele, a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso (SBPT/MT) realiza, em parceria com a Unimed Cuiabá, o Tour pelo Pulmão. Entre os dias 28 de novembro e 05 de dezembro, será disposta, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, uma instalação inflável com 190 m², composta por sete salas que reproduzem a estrutura de um pulmão humano e apresentam, de forma realista, as principais doenças.
Leia mais...

Ministério da Saúde firma acordos com universidades brasileiras e com Cuba para ações de saúde no Haiti

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010

O Ministério da Saúde formalizou nesta segunda-feira (22), em Porto Alegre, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) um projeto para organização da rede de serviços e fortalecimento dos territórios sanitários do Haiti, nos moldes do Sistema Único de Saúde. O convênio foi assinado nesta manhã pelo reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto e pelo coordenador do comitê gestor em saúde Brasil-Cuba- Haiti, Carlos Felipe D’Oliveira. Todas as atividades serão organizadas com a colaboração das equipes de saúde do Haiti e de Cuba, formada por médicos, enfermeiros e epidemiologistas.
Leia mais...
Larvas do mosquito Aedes aegypti estão espalhadas por todo interior, à exceção de Luciara
Larvas do mosquito Aedes aegypti estão espalhadas por todo interior, à exceção de Luciara

Mosquito da dengue está presente em 140 cidades

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Amanda Alves

Cento e quarenta municípios de Mato Grosso têm registro do vetor Aedes aegypti, transmissor da dengue, conforme levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Luciara (1.166 km a nordeste da Capital) é o único que está livre do mosquito. O dado comprova que a prevenção da doença, que já vitimou 53 pessoas em Mato Grosso, é essencial em todas as cidades.
Leia mais...

Pneumologistas alertam população sobre gravidade da doença

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010

Em 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), síndrome inflamatória dos pulmões que aparece em resposta à exposição a gases tóxicos inalados, como o do cigarro. O principal objetivo da data é chamar a atenção da população para os males da doença e a importância da atuação do médico pneumologista.
Leia mais...

Magnésio pode deter cegueira

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010

A alimentação do brasileiro vai mal. Só 17% da população consomem os 400 gramas recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de frutas, hortaliças e verduras, conforme levantamento do Ministério da Saúde.   Resultado: falta na nossa dieta o magnésio que protege a saúde dos olhos e exerce mais de 300 funções metabólicas vitais.
Leia mais...