Publicidade

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

Campanha alerta sobre a detecção precoce das hepatites virais, no Dia Mundial de Conscientização sobre a doença

Quando o assunto é hepatite, o tempo e a informação são determinantes. Lideradas pelo Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, 42 Ongs e associações de pacientes de todo o país realizam no dia 19/05, Dia Mundial de Prevenção e Luta contra Hepatites, uma campanha nacional de conscientização sobre a doença que afeta mais de cinco milhões de brasileiros.
Leia mais...

Tosse: um alerta para outras doenças

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

A tosse já é considerada por muitos uma reação normal, corriqueira. Algumas pessoas já se acostumaram com este sintoma e não procuram auxilio médico. O dr. Oliver Nascimento, diretor de assuntos científicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) alerta que ninguém nasce tossindo.
Leia mais...

Saúde mental é tema de manifestação e audiência

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

A Associação Mato-Grossense de Usuários, Familiares e Parceiros da Saúde Mental “Maria da Praça” juntamente com um grupo de usuários e familiares, participam nesta quarta (18) de uma audiência pública e realizam manifestação na Praça Alencastro, em Cuiabá, para denunciar a precariedade do atendimento em saúde mental em Cuiabá.
Leia mais...

Senador Lobão Filho passa por cirurgia na perna esquerda

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

O senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) passou nesta terça-feira por uma cirurgia para correção do fêmur esquerdo.
Leia mais...

Paciente morre por falta de estrutura

Publicado em Segunda - 16 de Maio de 2011

Um paciente de 38 anos morreu no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá por falta de local adequado e equipamentos para realização do procedimento de cardioversão (choques para colocar ritmo no coração). A denúncia é do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Arlan de Azevedo Ferreira, que gravou um vídeo mostrando o prontuário do paciente, que aponta a falta de local físico para a intervenção, além da ausência de aparelho para ventilação, bomba de infusão e monitor.
Leia mais...

Defensoria faz vistoria no PS

Publicado em Sábado - 14 de Maio de 2011 | por Caroline Rodrigues

A Defensoria Pública do Estado fez uma vistoria no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), onde confirmou todas as denúncias feitas pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sidimed). A fiscalização teve a presença de 7 defensores, que percorreram toda a unidade de saúde. Eles presenciaram a falta de acomodações dignas, bem como a infraestrutura do prédio, que está precária. A superlotação é visível em todos os ambientes, sendo que os acompanhantes precisam dormir no chão, em baixo das macas.
Leia mais...
Situação caótica do Pronto Socorro fez com que CRM descartasse interdição
Situação caótica do Pronto Socorro fez com que CRM descartasse interdição

Pronto Socorro será o 1º do País a ser visitado por comissões do Senado

Publicado em Sábado - 14 de Maio de 2011 | por Isa Sousa

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) será a primeira unidade de saúde pública do país a ser visitada por um grupo formado pelas Comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Sociais do Senado Federal. A capital foi sugerida pelo membro da Comissão Nacional Pró-SUS, Márcio Bichara, e acatada pelo grupo.
Leia mais...

Ministério da Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra gripe

Publicado em Sábado - 14 de Maio de 2011 | por Rafaela Ribeiro

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou nesta sexta-feira, 13 de maio, e um balanço preliminar, com dados repassados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde até as 18h, informa 18.028.230 pessoas vacinadas. O número representa 60,24% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% desse grupo, o equivalente a 24 milhões de pessoas.
Leia mais...

Saúde amplia oferta de leitos de UTI no SUS

Publicado em Sábado - 14 de Maio de 2011 | por Leandro Galvão

O Ministério da Saúde autorizou o investimento anual de R$ 96,4 milhões (tabela ao final do texto) para a habilitação de 629 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país e na reclassificação de outros 101, que passam a receber maior volume de recursos do governo federal. As medidas já estão em vigor e são resultado do esforço do ministério em ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde e melhorar a qualidade da assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais...

Mato Grosso ainda tem 56% que não se vacinaram contra gripe

Publicado em Sexta - 13 de Maio de 2011 | por Leandro J. Nascimento

Hoje é a data limite para que pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período de gravidez procurar as unidades de saúde mais próximas e se vacinarem contra a gripe. O dia marca o encerramento da campanha nacional (iniciada no último dia 25 de abril) e que, até o momento, atingiu a marca de 14,8 milhões de doses aplicadas. Crianças de seis meses a menores de dois anos também devem ser levados aos postos. Já para indígenas, as vacinações ocorrem nas aldeias onde residem.
Leia mais...