Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011

Saúde seleciona instituição que vai gerenciar hospital de Rondonópolis

Saúde analiza propostas de OSS para gerenciar o Hospital Regional de Rondonópolis. A sessão de abertura dos envelopes , propostas de trabalho e habilitação será realizada nesta sexta-feira (20), às 8h30mim, na sede da Escola de Saúde Pública.

Leia mais...

Menos da metade das mães brasileiras alimentam seus bebês exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011

Mesmo com todas as campanhas em prol da amamentação já realizadas no país alertando para o leite materno como o alimento ideal para a criança, o último levantamento do Ministério da Saúde, de 2008, mostra que apenas 41% das mães fornecem exclusivamente o alimento até os seis meses de idade. Este cenário e as consequências da introdução precoce de alimentos complementares serão debatidos hoje, no 68º Curso Nestlé de Atualização em Pediatria, no ExpoUnimed, em Curitiba (PR).
 
Leia mais...

Médicos de Cuiabá exigem hospital de mil leitos para não deflagrar greve

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011 | por Pollyana Araújo

Como condição para não entrar em greve a partir da próxima quinta-feira (26), os médicos e enfermeiros de Cuiabá fazem uma série de reivindicações, sendo que entre as principais delas está a construção de um hospital com capacidade para mil leitos até 2014, quando a capital vai sediar os jogos da Copa do Mundo. Os sindicatos dos Médicos e Enfermeiros de Mato Grosso (Sindimed e Sinpen) já encaminharam ofício ao governador Silval Barbosa (PMDB) pedindo que seja agendada reunião para discutir sobre as exigências

Leia mais...

Brasil realiza ceratoplastia endotelial, método usado em 40% dos transplantes nos Estados Unidos

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2011 | por Heloísa Paiva

Nos últimos seis anos, 40% dos transplantes de córnea têm sido realizados pelo método da ceratoplastia endotelial nos Estados Unidos. A cirurgia também vem sendo realizada no Brasil, a fim de devolver a visão a várias pessoas. “Trata-se de uma opção interessante para o paciente que teve complicações na cirurgia de catarata ou ainda para os portadores de distrofia de Fuchs – doença da córnea que evolui lenta e progressivamente e afeta o endotélio, parte da córnea que fica no interior dos olhos e é responsável por sua transparência”, diz o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos.

 
Leia mais...

Samu – Mais um avanço na Saúde de Nova Olímpia

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

Na manhã do último dia 13, a saúde pública municipal ganhou mais um reforço, com a inauguração da Unidade do Samu 192, com dependências adequadas e a entrega do veículo ambulância, que significam, na opinião do secretário municipal de Saúde, Samuel Müller, um grande avanço no serviço de urgência.
 
Leia mais...

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta em SP

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

Termina nesta sexta-feira (20) a campanha de vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo. Até esta quarta-feira (18) foram vacinadas 4,5 milhões de pessoas, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado. A meta da campanha é imunizar 5,5 milhões. Inicialmente, a campanha terminaria no último dia 13, mas foi prorrogada devido à baixa adesão.

Leia mais...

Animais recebem vacina em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

Cerca de 12,2 milhões de bovinos e búfalos com idade abaixo de 24 meses, em mais de 107 mil propriedades, devem ser imunizados em Mato Grosso até o final deste mês. A meta é proteger a totalidade do rebanho, que no ano passado teve mais de 99% de cobertura vacinal nas duas etapas da campanha

Leia mais...

Alergia alimentar em debate: o que os pais devem fazer a qualquer sinal de restrição

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2011

Estima-se que 6% das crianças menores de três anos apresentam algum tipo de alergia alimentar (AA). Especialistas afirmam que, entre os desafios para a prevenção da doença, estão a identificação da criança de risco e o diagnóstico preciso, especialmente porque os sintomas podem ser confundidos com quadros relacionados a outras doenças. O tema estará em debate na 68ª edição do Curso Nestlé de Atualização em Pediatria, que ocorre entre os dias 17 e 20 de maio, em Curitiba (PR).

 
Leia mais...

Sinop: vacinas contra gripe chegam amanhã

Publicado em Quarta - 18 de Maio de 2011 | por Karoline Kuhn

Pouco mais de 3 mil doses de vacina contra gripe devem ser entregues pelo Ministério da Saúde, amanhã, em Sinop, juntamente com novas doses de mais 47 tipos de vacinas. A confirmação foi feita pela assessoria de imprensa da prefeitura. Inicialmente, o ministério não havia confirmado a data para o envio. Até sexta, as vacinas deverão estar disponíveis nos postos.
Leia mais...

Campanha alerta sobre a detecção precoce das hepatites virais, no Dia Mundial de Conscientização sobre a doença

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011

Quando o assunto é hepatite, o tempo e a informação são determinantes. Lideradas pelo Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, 42 Ongs e associações de pacientes de todo o país realizam no dia 19/05, Dia Mundial de Prevenção e Luta contra Hepatites, uma campanha nacional de conscientização sobre a doença que afeta mais de cinco milhões de brasileiros.
Leia mais...