Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Portadores do HIV querem assistência da Previdência Social

Pessoas portadoras do vírus HIV, causador da Aids, querem benefícios da Previdência e Assistência Social. A proposta foi apresentada durante o  seminário Direitos e Deveres da Pessoa Vivendo com HIV/Aids, promovido pela organização não governamental Grupo Pela Vidda nesta sexta-feira (11), em Niterói, no Rio de Janeiro.
Leia mais...

Vuvuzela causa mais danos à saúde que motosserra e helicóptero

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

As vuvuzelas prometem trazer muita alegria durante a Copa do Mundo. Mas, para quem está perto delas, há graves riscos de sofrer danos à audição.
Leia mais...

Crianças de até 5 anos devem se vacinar contra poliomielite neste sábado

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Crianças menores de cinco anos devem ir aos postos de saúde neste sábado (12) para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, doença causada por vírus e que pode provocar paralisia e levar à morte. A vacina é data por via oral, por meio das famosas gotinhas.
Leia mais...

Nova técnica melhora a visão sem cirurgia nem medicamentos

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Dos inúmeros avanços da oftalmologia, uma nova técnica não-invasiva – amplamente testada e cientificamente comprovada – começa a ser empregada também no Brasil a fim de melhorar a visão para perto de quem já passou dos 40 anos, bem como daqueles que sofrem de ambliopia (olho preguiçoso) ou passaram por cirurgia ocular. Trata-se do programa RevitalVision.
Leia mais...

Governo recolhe 20 milhões de remédios contra tuberculose por causa de manchas pretas

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

O Ministério da Saúde está retirando de circulação 20 milhões de comprimidos de um medicamento usado no tratamento da tuberculose. A razão para isso é que “pontos pretos” foram encontrados em alguns lotes do remédio. Desde março, cerca de 10 milhões de comprimidos já foram recolhidos.
Leia mais...

Brasil sofre com baixo estoque de vacina contra raiva

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Os estoques de vacina contra raiva humana estão abaixo do nível de segurança em vários pontos do país. Alegando sucessivos problemas com o laboratório fornecedor - o Instituto Butantan -, o governo não fez a compra programada para 2010. Para não ficar sem o produto, Estados e municípios passaram a fazer remanejamento de estoques: quem tem maior quantidade cede parte das doses para locais onde o problema é mais grave.
Leia mais...

Pílula "dos 5 dias seguintes" entra em discussão nos EUA

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

A aprovação de uma nova "pílula do dia seguinte", eficaz por até cinco dias após a relação sexual, será discutida semana que vem por um grupo de conselheiros do FDA.
Leia mais...

Planos de saúde sobem 6,73%. Mais de 7 milhões serão afetados

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

Nesta sexta-feira (11), a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estipulou em 6,73% o índice máximo de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares, individuais ou familiares, contratados a partir de janeiro de 1999. Curiosamente, o anúncio do reajuste ocorre na mesma semana em que entraram em vigor as novas regras de cobertura para as operadoras de planos de saúde.
Leia mais...

Cérebro insensível é mais vulnerável à corrupção, dizem pesquisadores

Publicado em Sexta - 11 de Junho de 2010

A hipótese, baseada na análise de imagens do cérebro captadas por meio de ressonâncias magnéticas funcionais e em exames que detectam as descargas de adrenalina do sistema nervoso, foi apresentada hoje no congresso Cérebro, Comportamento e Emoções, em Gramado, pelo neurologista André Palmini, da PUC do Rio Grande do Sul.
Leia mais...

Campanha nacional de vacinação contra a pólio começa no próximo sábado

Publicado em Quinta - 10 de Junho de 2010

Começa no próximo sábado (12), em todo País, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em clima de Copa do Mundo, o slogan será “Vacinou, é gol” e o Zé Gotinha, principal personagem da campanha, vai entrar em campo com o uniforme verde-amarelo da seleção. Nesta primeira fase, a meta é imunizar 14,6 milhões de crianças, o que representa 95% dos menores de cinco anos. A segunda dose da vacina será aplicada em 14 de agosto.
Leia mais...