Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Falta de cuidados e de informação é a maior barreira para ouvir bem

Nas ruas é comum encontrarmos pessoas usando óculos, mas não é isso o que acontece no caso da deficiência auditiva. Apenas 40% das pessoas com perda de audição reconhecem que ouvem mal. A falta de informação e o preconceito fazem com que a maioria demore, em média, seis anos para tomar uma providência. Ao sentir alguma dificuldade para ouvir, a pessoa deve consultar um especialista que irá avaliar a causa, o tipo e o grau da perda auditiva. A partir do resultado dos testes, como o de audiometria, será indicado o tratamento mais adequado. Muitas vezes, o uso de aparelho auditivo resolve o problema.
Leia mais...

Insônia é tema de palestra na APM destinada ao público leigo

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

A Associação Paulista de Medicina (APM) debate as causas e tratamentos para a insônia em 8 de maio de 2010, sábado, sob a coordenação do dr. Rubens Reimão, presidente do Departamento de Neurologia da APM.
Leia mais...

Maioria não identifica os sintomas de um derrame

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010

Mais de 70% dos pacientes que sofrem um tipo de AVC (acidente vascular cerebral) não reconhecem os sintomas e 30% deles procuram ajuda médica mais de 24 horas depois.
Leia mais...

Mortalidade prematura de adultos revela diferenças sanitárias no mundo

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010

As diferenças no campo de saúde entre os países, bem como entre homens e mulheres, são cada vez mais marcadas no mundo, revela um estudo sobre a mortalidade prematura de adultos em 187 países, que será publicado na edição desta sexta-feira (30) da revista científica britânica The Lancet.
Leia mais...

Com doença rara, menina de nove anos parece ter 65

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010

Aos nove anos, Ana (nome fictício), moradora de Sobral, no Ceará, apresenta sinais de envelhecimento compatíveis aos de uma pessoa de 65 anos. Não tem cabelos e a pele é coberta por rugas e manchas senis. Os dedos tortos evidenciam que sofre de artrite. Ela foi uma das crianças encontradas desde que foi lançada, há seis meses, uma campanha mundial para identificar portadores de uma doença rara que causa o envelhecimento precoce.
Leia mais...

Veja dúvidas mais comuns sobre a vacinação contra a gripe suína

Publicado em Quinta - 29 de Abril de 2010

A meta de vacinação contra a gripe A (H1N1) --gripe suína-- estipulada pelo governo federal é de pelo 80% da população des grupos de risco. São incluídos nesses grupos gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, portadores de doenças crônicas entr outros.
Leia mais...

Anestesiologistas comemoram Novo Código de Ética Médica

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

Desde que entrou em vigor, em 13 de abril, o sexto Código de Ética Médica reconhecido no Brasil trouxe uma série de novidades, mais do que necessárias, visto que anterior datava de 1988. Nestas mais de duas décadas, a medicina evoluiu muito, e a população, com maior acesso à informação e melhor qualidade de vida, envelheceu.
Leia mais...

Síndrome do Estresse Computacional: um mal da era digital

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

Máquinas que travam, sistemas que ficam inexplicavelmente lentos, dificuldade em se lidar com o suporte técnico. Estes problemas, tão comuns da era digital, estão na raíz da Síndrome do Estresse Computacional, revela um estudo publicado nesta terça-feira (27) na Internet.
Leia mais...

Pesquisa com pimenta pode resultar em nova geração de analgésicos

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

Pesquisas com pimenta malagueta estão ajudando cientistas a criar um novo tipo de analgésico que teria a vantagem de não provocar dependência no paciente.
Leia mais...

Legalização da creatina pode evitar misturas clandestinas

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

A creatina, presente naturalmente nos músculos e também na carne (especialmente na bovina), está envolvida no processo de contração intensa e rápida. Por isso, é indicada para atletas de modalidades como natação, corrida curta (100 metros), halterofilismo, saltos, ginástica olímpica.
Leia mais...