Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010 | por Anderson Acendino

Estado divulga dados das ocorrências por Influenza A (H1N1) neste ano; caso em Nortelândia é descartado

Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no ano de 2010, até a presente data (15.04), a notificação é de 35 casos de Influenza A (H1N1), dos quais, 21 foram descartados e 14 estão aguardando resultando.
Leia mais...
Edson Rodrigues/Secom-MT
4ª Conferência Estadual  das Cidades começa com a participação de 450 delegados eleitos nas etapas regionais e municipai
4ª Conferência Estadual das Cidades começa com a participação de 450 delegados eleitos nas etapas regionais e municipai

Farmácia Popular começa a oferecer remédio contra gripe H1N1

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

O fosfato de oseltamivir, remédio usado no tratamento da gripe H1N1, começa a ser oferecido gratuitamente nesta quinta-feira (15) pelo Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Todas as 530 unidades próprias espalhadas pelo Brasil estão abastecidas com o oseltamivir e prontas para atender à procura de pacientes com sintomas de gripe. No total, serão dois milhões de tratamentos disponíveis à população. O medicamento engrossa a lista de 107 itens oferecidos no Farmácia Popular, que conta com analgésicos, anti-hipertensivos e preservativos.
Leia mais...

SES divulga relatório da Dengue referente a segunda semana de Abril

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010 | por Anderson Acendino

A Secretaria de estado de Saúde de Mato Grosso divulgou os dados de Dengue referentes a segunda semana de Abril do ano de 2010. De 1º de janeiro até a data de hoje (15.04), a notificação é de 32.551 casos da doença. Desse total, 768 foram notificados como casos graves de Dengue.
Leia mais...

Meta de vacinação contra H1N1 em crianças é atingida

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

A estratégia Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 atingiu a sua meta de imunizar 80% das crianças de seis meses a menores de 2 anos. Com 82% de cobertura (3.589.985 doses), elas se juntam aos profissionais de saúde, que superaram os 98% do grupo selecionado (2.455.641). O número de pessoas vacinadas até o momento é de 23,5 milhões, um aumento de 17,5% em relação a segunda-feira (12), quando foi realizado o último balanço geral da vacinação – em relação a sexta-feira (19) a vacinação quase dobrou (81%).
Leia mais...

SES atualiza os dados preliminares das etapas da Campanha da Influenza A (H1N1)

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010 | por Anderson Acendino

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) realiza a divulgação vacinal da Campanha da Influenza H1N1, desencadeada em todo país e que foi dividida por etapas, apresentando os dados parciais de cada etapa.
Leia mais...

Benefícios e dúvidas sobre amamentação

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010 | por Simone Arrifano

A amamentação é um dos momentos mais mágicos da maternidade, entretanto muitas são as dúvidas e mitos sobre o tema que circulam nas cabeças das mamães. Entretanto, o benefício proporcionado aos bebês e também às mulheres, faz com que a amamentação seja um dos principais fatores para que uma criança cresça forte e saudável.
Leia mais...
Entre as mulheres pesquisadas, 37% tingiam os cabelos
Entre as mulheres pesquisadas, 37% tingiam os cabelos

Cigarro e tinta de cabelo podem causar doença no fígado

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

A cirrose primária biliar (PBC, na sigla em inglês), forma inicial da doença do fígado, pode ser influenciada pelo tabagismo ou por um simples tingimento de cabelo, segundo pesquisa divulgada na Live Science.
Leia mais...

Grávidas e jovens têm até o dia 23 para tomar vacina contra gripe suína

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010

Grávidas, crianças de seis meses a dois anos, pessoas com doenças crônicas (veja lista abaixo) e com idades entre 20 a 29 anos têm até o próximo dia 23 para receber a vacina contra a gripe A (H1N1) --a gripe suína. Elas devem procurar unidades básicas de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 36 mil postos de imunização no país. Na Grande São Paulo, são mais de 1.200 postos.
Leia mais...

Oleaginosas diminuem risco de Mal de Alzheimer, diz estudo

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010

Uma dieta rica em frutos oleaginosos (como castanhas, nozes e amêndoas), peixe e legumes diminui significativamente as chances de que uma pessoa desenvolva o Mal de Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology.
Leia mais...

Baixa adesão à vacina faz governo estudar prorrogação da campanha

Publicado em Quarta - 14 de Abril de 2010 | por Lígia Formenti

Assustado com a baixa adesão ao programa de vacinação, o governo estuda prorrogar a campanha contra gripe suína. Números reunidos até segunda-feira mostram que 20,4 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença, o que representa apenas 34,8% do público-alvo. Um desempenho abaixo do esperado, mesmo após o dia D, esforço feito no sábado para tentar ampliar o comparecimento aos postos.
Leia mais...