Publicidade

Publicado em Sábado - 08 de Dezembro de 2018 | por Por Débora Brito - Repórter da Agência Brasil

Brasil enfrenta desafios para controlar mercúrio na natureza

A organização estima que a atividade ilegal de garimpo de ouro libera entre 7,5 e 60 toneladas de mercúrio por ano nas águas e solos de importantes ecossistemas do país. A exploração também provoca a liberação de um volume ainda maior de mercúrio na atmosfera, de acordo com o levantamento.

O estudo foi feito em parceria com a ONU Meio Ambiente e indica que pesquisas científicas já registraram a contaminação de pessoas e peixes na Amazônia. No ano passado, um dos estudos do WWF revelou que 81% dos peixes coletados na região do Parque Nacional Tumucumaque, no Amapá, estavam contaminados com mercúrio.

Leia mais...
Anvisa/Divulgação

Mais de 300 mulheres fazem exames de mamografia em projeto social

Publicado em Terça - 04 de Dezembro de 2018 | por Da Assessoria/Dialum

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Leia mais...

Se vivermos 100 anos, todo homem terá câncer de próstata, afirma urologista

Publicado em Sábado - 01 de Dezembro de 2018 | por Ana Flávia Corrêa/GD

No caso de pessoas negras ou que tenham casos da doença na família, o ideal é que o exame seja feito a partir dos 45 anos, já que a possibilidade de incidência do câncer aumenta. Não existe uma causa comprovada que explique o motivo de seu surgimento. No entanto, segundo Garcia, pode ser um fator de alimentação ou citogenético.

Leia mais...

Em MT, 24% das vagas preenchidas são por médicos do PSF

Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2018 | por Da Reportagem

Com base em dados repassados pelo MS, a Secretaria de Estado de Saúde informou que do total de vagas, 24 (18,2%) foram preenchidas por profissionais que já atendiam em municípios mato-grossenses pelo PSF. Já oitos médicos (6%), são de outros estados, onde também já atuam pela estratégia da saúde da família.

Leia mais...

Casos de HIV aumentaram 905% em Mato Grosso, aponta Ministério da Saúde

Publicado em Sexta - 30 de Novembro de 2018 | por Fabiana Mendes/Olhar Direto

Para o diagnóstico da doença, se destaca o teste Elisa, exame laboratorial realizado a partir de amostras de sangue. Inicialmente se faz o teste de ensaio imunoenzimático, que funciona como triagem. Esses testes detectam tanto anticorpos contra o vírus, como também estruturas do próprio vírus. Os resultados são disponibilizados em até 24 horas.

Leia mais...

MT tem mais de 24 mil casos de dengue, zika e chikungunya

Publicado em Quarta - 28 de Novembro de 2018 | por Da Reportagem

Dentre o restante de casos registrados até 24 deste mês, 8.951 são de dengue e 1.030 de zika. Já entre as mortes, seis foram por dengue, sendo que quatro confirmadas e duas ainda em investigação e, oito por chikungunya.

Leia mais...
Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

Aids: casos e óbitos caem 16% nos últimos quatro anos no Brasil

Publicado em Quarta - 28 de Novembro de 2018 | por Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

Os números revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil – um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção da doença era de 21,7 casos para cada 100 mil habitantes enquanto, em 2017, o índice era de 18,3 casos. No mesmo período, a taxa de mortalidade por aids passou de 5,7 óbitos para cada 100 habitantes para 4,8 óbitos.

Leia mais...
Wilson Dias/Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil

Acordo pretende reduzir 144 mil toneladas de açúcar de alimentos

Publicado em Terça - 27 de Novembro de 2018 | por Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem, em média, 80 gramas de açúcar por dia, o que equivale a 18 colheres de chá. A maior parte, 64% desse consumo, é de açúcar adicionado ao alimento. Os outros 36% tratam-se do açúcar presente nos alimentos industrializados.

A meta, seguindo a recomendação da OMS, é reduzir o consumo de açúcar, por pessoa, para 50 gramas por dia, o equivalente a cerca de 12 colheres de chá de açúcar. Se possível, esse consumo deverá ser reduzido para 25 gramas, aproximadamente, 6 colheres de chá.

Leia mais...

Mais de 96% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas, diz Saúde

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2018 | por Por Agência Brasil

Até as 17h deste domingo havia 29.780 inscritos com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil, dos quais 20.767 foram efetivadas e 8.230 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata.

Na apresentação ao município, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 40 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

Leia mais...
Carreta percorreu 18 municípios — Foto: Ascom/SES-MT
Carreta percorreu 18 municípios — Foto: Ascom/SES-MT

Em menos de dois meses, 317 novos casos de hanseníase são registrados em MT

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por G1 MT

De acordo com o documento, foram capacitados nesse período 1.037 profissionais da área da saúde pública dos municípios, 2.749 atendimentos de pacientes; e registrou-se 317 casos novos da hanseníase, sendo que desse total 10 casos foram entre menores de 15 anos de idade.

Em 2017, Mato Grosso registrou 3.477 casos de hanseníase.

Leia mais...