Publicidade

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Vacina contra gripe suína pode causar "falso positivo" em exame de HIV

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para profissionais da área em que informa que a vacina contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, pode influenciar os resultados de exames que detectam o vírus HIV. A vacina, que começou a ser aplicada no dia 8 de março, pode fazer com que o teste dê positivo para o vírus da Aids mesmo que a pessoa não esteja infectada pela doença. O efeito é temporário.
Leia mais...

Estudo mostra que 15% das mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos já fizeram aborto

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Concluída a maior pesquisa já feita sobre o aborto no Brasil. O estudo foi coordenado por professores da Universidade de Brasília e de um instituto ligado aos direitos humanos. E os dados são surpreendentes. Em cada 100 mulheres entre 18 e 39 anos, 15 já interromperam a gravidez.

Leia mais...

Entre 35 e 39 anos, de cada cinco brasileiras, uma já fez aborto

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

A primeira pesquisa nacional sobre aborto no Brasil traça um novo perfil da mulher que interrompe a gravidez. Ao contrário do que se pensava, a maioria não é de jovens solteiras, e sim de mulheres que têm um companheiro. Quase 60% delas também têm filhos. Quanto maior o grau de escolaridade, menor o número de mulheres que fizeram aborto.
Leia mais...

Governo vai vacinar crianças até 4 anos contra gripe suína

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010 | por Mario Hugo Monken

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na tarde desta sexta-feira (21) que o governo vai usar o estoque extra de 10 milhões de vacinas contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, e incluirá um novo segmento da população na campanha: a de crianças de dois anos até quatro anos (antes, apenas os bebês de seis meses a dois anos de idade estavam no grupo com direito a tomar a dose).
Leia mais...

Efeitos colaterais de remédio para colesterol precisam ser monitorados

Publicado em Sexta - 21 de Maio de 2010

Pessoas que tomam estatinas para baixar o colesterol correm um risco maior de sofrer disfunção hepática, insuficiência renal, fraqueza muscular e cataratas. Os efeitos colaterais da droga devem ser cuidadosamente monitorados, informaram pesquisadores nesta sexta-feira.
Leia mais...

OMS anuncia estratégia global para combater o consumo de álcool

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

Ministros da Saúde de todo o mundo anunciaram nesta quinta-feira (20) um acordo para tentar conter o consumo excessivo de álcool que inclui medidas como aumento de impostos e regras mais rígidas para a comercialização de bebidas alcoólicas, especialmente para os jovens.
Leia mais...

Os benefícios da avaliação pré-anestésica

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

Toda cirurgia engloba riscos, e alguns deles estão relacionados à anestesia. Ainda que seja um procedimento bastante seguro, há sempre uma pequena chance de acontecerem intercorrências. No entanto, muitas delas podem ser prevenidas por meio de uma consulta prévia com o médico anestesiologista e realização de exames pré-operatórios.
Leia mais...

Doação de órgãos bate recorde no 1º trimestre no Brasil

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

O Brasil registrou um novo recorde de doação de órgãos no primeiro trimestre de 2010 e atingiu o índice de 10,2 doadores por milhão de habitantes (ppm), segundo relatório que será divulgado hoje pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Leia mais...

Idosos que tomam medicamentos da forma incorreta têm mais chances de sofrer quedas

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

Idosos que não tomam seus remédios da maneira correta têm mais chance de sofrer uma queda do que os demais. Essa é a conclusão de um estudo publicado na última edição da revista científica Journals of Gerontology.
Leia mais...

Injeção feita de vírus pode ajudar no tratamento de câncer, diz estudo

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010

Um vírus inofensivo encontrado nos sistemas respiratório e gástrico pode ser uma nova arma para auxiliar os tratamentos por radioterapia mesmo em cânceres em estágio avançado, segundo indica um estudo de pesquisadores britânicos.
Leia mais...