Publicidade

Publicado em Quarta - 28 de Novembro de 2018 | por Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

Aids: casos e óbitos caem 16% nos últimos quatro anos no Brasil

Os números revelam que, de 1980 a junho de 2018, foram identificados 926.742 casos de aids no Brasil – um registro anual de 40 mil novos casos. Em 2012, a taxa de detecção da doença era de 21,7 casos para cada 100 mil habitantes enquanto, em 2017, o índice era de 18,3 casos. No mesmo período, a taxa de mortalidade por aids passou de 5,7 óbitos para cada 100 habitantes para 4,8 óbitos.

Leia mais...
Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

Wilson Dias/Agência Brasil
Wilson Dias/Agência Brasil

Acordo pretende reduzir 144 mil toneladas de açúcar de alimentos

Publicado em Terça - 27 de Novembro de 2018 | por Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem, em média, 80 gramas de açúcar por dia, o que equivale a 18 colheres de chá. A maior parte, 64% desse consumo, é de açúcar adicionado ao alimento. Os outros 36% tratam-se do açúcar presente nos alimentos industrializados.

A meta, seguindo a recomendação da OMS, é reduzir o consumo de açúcar, por pessoa, para 50 gramas por dia, o equivalente a cerca de 12 colheres de chá de açúcar. Se possível, esse consumo deverá ser reduzido para 25 gramas, aproximadamente, 6 colheres de chá.

Leia mais...

Mais de 96% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas, diz Saúde

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2018 | por Por Agência Brasil

Até as 17h deste domingo havia 29.780 inscritos com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil, dos quais 20.767 foram efetivadas e 8.230 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata.

Na apresentação ao município, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 40 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

Leia mais...
Carreta percorreu 18 municípios — Foto: Ascom/SES-MT
Carreta percorreu 18 municípios — Foto: Ascom/SES-MT

Em menos de dois meses, 317 novos casos de hanseníase são registrados em MT

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por G1 MT

De acordo com o documento, foram capacitados nesse período 1.037 profissionais da área da saúde pública dos municípios, 2.749 atendimentos de pacientes; e registrou-se 317 casos novos da hanseníase, sendo que desse total 10 casos foram entre menores de 15 anos de idade.

Em 2017, Mato Grosso registrou 3.477 casos de hanseníase.

Leia mais...
Desde o início do ano, nove estados e o DF receberam 14,8 milhões de doses da vacina tríplice viral - Arquivo/Agência Brasil
Desde o início do ano, nove estados e o DF receberam 14,8 milhões de doses da vacina tríplice viral - Arquivo/Agência Brasil

Brasil tem 9.898 casos de sarampo confirmados neste ano

Publicado em Sábado - 24 de Novembro de 2018 | por Por Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil

Dos mais de 7 mil casos que estavam em investigação no Amazonas, apenas nove continuam sendo avaliados. No Amazonas, a confirmação dos casos desta semana refere-se a notificações acumuladas, principalmente dos meses de julho e agosto. Em Roraima, a maior concentração de casos ocorreu entre fevereiro e abril deste ano.

Leia mais...

Câncer é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes

Publicado em Sexta - 23 de Novembro de 2018 | por Agência Brasil

Sima explica que as dificuldades para o diagnóstico são maiores em crianças do que em adultos pelos sintomas muito parecidos com doenças comuns. No entanto, a garantia de mais recursos, mais profissionais e estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a maior parte das crianças é tratada, poderia garantir mais sucesso.

“O que temos que pensar é que câncer na criança é um problema de saúde pública. Há necessidade realmente de um grande investimento. É necessário ter centros especializados na atenção à criança em todo o Brasil e mais próximos aos locais onde as crianças vivem”, afirma a médica.

Leia mais...

Primeira vacina contra a gonorreia pode estar a caminho

Publicado em Quinta - 22 de Novembro de 2018 | por Terra

As descobertas promovem um novo impulso a uma pesquisa de vacinas que também recebeu um incentivo no verão de 2017, quando um estudo na Nova Zelândia mostrou que pacientes que receberam a vacina meningocócica B com vesícula de membrana externa eram 30% menos propensos a contrair gonorreia do que aqueles que não receberam a vacina.

Leia mais...

Sete dos 53 municípios de MT com vagas abertas para o programa Mais Médicos estão em extrema pobreza

Publicado em Quarta - 21 de Novembro de 2018 | por G1 MT

De acordo com o documento, são considerados municípios de extrema pobreza: Alto Boa Vista (1 vaga), Cotriguaçu (2 vagas), Colniza (5 vagas), Vila Bela da Santíssima Trindade (2 vagas), Nova Nazaré (1 vaga) e Porto Estrela (1 vaga).

Segundo o Ministério da Saúde, os municípios em extrema pobreza fazem parte dos locais com maior vulnerabilidade no país.

Leia mais...
Médico do Programa Mais Médicos, que existe há cinco anos
Médico do Programa Mais Médicos, que existe há cinco anos

MT pode perder 132 médicos em 55 municípios, diz Governo

Publicado em Terça - 20 de Novembro de 2018 | por Mídia News

O Programa Mais Médicos é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Leia mais...
Médicos cubanos - Arquivo/Agência Brasil
Médicos cubanos - Arquivo/Agência Brasil

Novo edital do Mais Médicos é publicado no Diário Oficial

Publicado em Terça - 20 de Novembro de 2018 | por Agência Brasil

A relação de todos os locais para os quais serão destinadas as vagas está no edital. O texto apresenta em detalhes os oito perfis das localidades que poderão ser escolhidas pelos profissionais que se candidatarem ao programa.

Para os médicos que trabalharão em áreas indígenas, haverá escalas das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), cuja permanência no território poderá ocorrer por períodos de 32 horas semanais - 10, 15 e até 30 dias.

Leia mais...