Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010

Mobilização nacional chega ao fim, mas vacinação contra H1N1 em municípios continua

A mobilização nacional para vacinação contra a gripe H1N1 termina nesta quarta-feira (2) em todo o Brasil, com 73.205.076 pessoas imunizadas, segundo dados parciais informados pelos Estados e Municípios até as 15h. É a maior vacinação já realizada no país, superando os 67 milhões de imunizados contra a rubéola, em 2008. Os 73,2 milhões de vacinados representam 37% da população brasileira. Proporcionalmente, é a maior campanha realizada no mundo. Estados Unidos, por exemplo, vacinaram 24% de sua população. México, 20%; Suíça, 17%; França, 8%; e Alemanha, 6%.
Leia mais...

Cidades podem estender vacinação contra a nova gripe

Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010

O Ministério da Saúde emitiu nesta quarta-feira (2) uma recomendação aos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde para que os municípios continuem a vacinar contra a gripe H1N1 crianças acima de 2 anos e abaixo de 5 e adultos entre 30 e 39 anos. A campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1 foi encerrada nesta quarta.
Leia mais...
Com o aumento da faixa etária, o governo espera que 13,9 milhões de pessoas se estimulem a doar sangue
Com o aumento da faixa etária, o governo espera que 13,9 milhões de pessoas se estimulem a doar sangue

Brasil deve permitir que jovem de 16 a 17 anos doe sangue

Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010 | por Felipe Maia e Diego Junqueira

O Ministério da Saúde vai rever as regras sobre a doação de sangue no país. Nesta quarta-feira (2), o órgão publicou no Diário Oficial da União uma proposta sobre o assunto, que agora entra em consulta pública por 60 dias, para que a sociedade dê sugestões sobre o tema. Uma das mudanças é a permissão para que adolescentes de 16 a 17 anos também possam doar sangue, mediante autorização dos pais – hoje, apenas as pessoas de 18 a 65 podem doar. Idosos de 65 a 68 anos também devem entrar no grupo que pode fazer a doação.
Leia mais...

Estudo liga obesidade a câncer de próstata agressivo

Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010

O tamanho de um tumor cancerígeno de próstata é diretamente proporcional ao peso do paciente. E quanto maior o tumor, mais agressivo o câncer, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira (2).
Leia mais...

Tontura pode ser alerta para diabates, hipertensão ou arteriosclerose

Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010

Sintoma típico de labirintite, a sensação de tontura deve ser bem investigada, pois muitas vezes é um alerta para outras doenças como diabetes, hipertensão arterial e arteriosclerose.
Leia mais...

Mulheres usam cigarro para cortar apetite

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Os médicos descobriram que um dos motivos das mulheres fumarem mais que os homens é a redução do apetite. Isso porque o cigarro é visto como uma forma fácil de ajudar a emagrecer, o que não é confirmado pelos médicos. 
Leia mais...

Uso excessivo de antisséptico pode prejudicar saúde da boca

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010 | por Mariana Pastore

Relacionados a hálito fresco e beijos ardentes na publicidade, os antissépticos bucais podem trazer problemas à saúde da boca se utilizados em excesso.
A conclusão é de um estudo da Pro Teste (entidade de defesa do consumidor), que avaliou quatro dos enxaguantes bucais mais vendidos no Brasil: Sensodyne, Oral B, Sanifill e Colgate Plax. Os quatro dizem, no rótulo, que não contêm álcool.
Leia mais...

Prazo para tomar vacina contra gripe suína termina amanhã

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo de vacinação contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína. Crianças de dois a quatro anos de idade, adultos de 30 a 39 anos e grávidas devem ir a um dos 36 mil postos espalhados pelo país – apesar de a campanha ter sido prorrogada algumas vezes, a expectativa é que ela acabe mesmo amanhã.
Leia mais...

Gordura do leite integral de vaca protege o coração contra infarto

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Um tipo de gordura presente no leite de vacas alimentadas com pasto pode diminuir o risco de infartos, segundo pesquisa publicada no "American Journal of Clinical Nutrition".
A versão integral do leite contém uma gordura insaturada chamada ácido linoléico conjugado (CLA, na sigla em inglês) que, além de proteger o coração, ajuda a emagrecer.

Leia mais...

IV Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Estão abertas as inscrições para o IV Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, que acontece de 29 de agosto a 03 de setembro no Anfiteatro Marcos Lindemberg da Unifesp/EPM (São Paulo-SP). O curso é promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e conta com a participação de renomados especialistas que tratarão de temas de extrema relevância para o aprimoramento do exercício da Medicina.
Leia mais...