Publicado em Terça - 14 de Dezembro de 2021 | por Protásio de Morais | Secom-MT

Livro e documentário reverenciam o poeta Antônio Sodré

O projeto que lhe atribui devido reconhecimento por sua contribuição a várias linguagens artísticas, é o Cuiabaratotal, selecionado no edital Mestres da Cultura, realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Governo Federal.

Leia mais...

Mestre Albertino será homenageado nesta quinta-feira (16) em concerto do instituto Ciranda

Publicado em Terça - 14 de Dezembro de 2021 | por Graciele Leite | Secel-MT

A apresentação faz parte do projeto ‘O Coreto de Mestre Albertino’, selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), executado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Leia mais...

Modo de Fazer Viola de Cocho é revalidado como Patrimônio Cultural

Publicado em Sexta - 10 de Dezembro de 2021 | por Por Agência Brasil - Brasília

O Modo de Fazer Viola de Cocho, tradicional nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é registrado como Patrimônio Cultural do Brasil desde dezembro de 2004. O bem cultural envolve a produção artesanal do instrumento musical, que é esculpido em uma tora de madeira inteiriça e resultado dos saberes que orientam o manejo das matérias-primas típicas da região Centro-Oeste como o sarã-de-leite, ximbuva e o cedro.

Leia mais...

Obras de 48 artesãos mato-grossenses estarão expostas na 21ª Fenearte

Publicado em Quinta - 09 de Dezembro de 2021 | por Viviane Moura | Sedec-MT

Considerada uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, em 2021, serão cerca de cinco mil expositores, distribuídos em 700 espaços, em uma área de 30 mil m². Haverá estandes de artesãos de 26 estados brasileiros e de outros 22 países.

Leia mais...
Pescuma de Morais lança livro e documentário sobre a carreira em Mato Grosso — Foto: Reprodução
Pescuma de Morais lança livro e documentário sobre a carreira em Mato Grosso — Foto: Reprodução

Jornalista e músico, Pescuma de Morais lança livro e documentário sobre carreira em MT

Publicado em Terça - 07 de Dezembro de 2021 | por Por g1 MT

O projeto cultural que indicou Pescuma de Morais ao recebimento desse prêmio foi apresentado pelo escritor João Carlos Vicente Ferreira, do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Mato-Grossense de Letras.

Leia mais...

Escritora mirim lança livro que narra “aventuras” inspiradas no cotidiano

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2021 | por Dayanne Santana | Secel-MT

O projeto, selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), tem como foco o público infanto-juvenil e pretende despertar, de forma simples, o interesse em reconhecer e reverenciar as características do território.

Leia mais...
Espetáculo
Espetáculo "Bereu" da Cia. de Teatro Cena Onze - Foto por: Divulgação

Artistas mato-grossenses integram programação do Festival Satyrianas

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2021 | por Dayanne Santana | Secel-MT

Em suas últimas edições, o festival contou com a participação de mais de 5 mil artistas, em média anual, ofereceu 600 atrações e atingiu um público de cerca de 50 mil espectadores. Com ingressos pague quanto puder, o público pode retirar o ingresso gratuitamente ou pagar qualquer quantia para cada atração, sendo a opção totalmente livre.

Leia mais...
o catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança, circo entre outros — Foto: Reprodução
o catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança, circo entre outros — Foto: Reprodução

Artistas de MT lançam plataforma digital para incentivar produções culturais

Publicado em Quarta - 24 de Novembro de 2021 | por Por G1 MT

A plataforma concentra diversos trabalhos de diferentes artistas. “Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite.

Leia mais...

Abel dos Anjos é reconhecido como mestre da cultura pelo trabalho com viola de cocho

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2021 | por Graciele Leite | Assessoria Secel

A série traz uma retrospectiva de todo trabalho de pesquisa e aproximação com mestres do Cururu em Cuiabá, a geração de valor econômico e cultural da viola de cocho, a valorização do saber popular na comunidade e no mundo, a inovação no modo de tocar o instrumento. Por estes e outros motivos, o trabalho reconhece a importância da atuação de Abel para a difusão, resgate e perpetuação da cultura cuiabana nos últimos 30 anos.

Leia mais...

Secel prorroga inscrições de editais da economia criativa, audiovisual e jogos eletrônicos

Publicado em Quinta - 18 de Novembro de 2021 | por Graciele Leite | Secel-MT

Vale lembrar que, com a alteração do prazo de inscrições, também muda o cronograma de avaliação dos projetos, passando para 22 de fevereiro o prazo final para divulgação das propostas selecionadas.

Leia mais...