Publicado em Terça - 22 de Março de 2011

Ceará vai fazer parte do Inventário Florestal Nacional

O Serviço Florestal Brasileiro está avançando nas parcerias com estados no Nordeste para a realização do Inventário Florestal Nacional com o acordo de cooperação técnica firmado com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).
Leia mais...

Postura do Brasil em relação à Líbia é soberana, diz ministro

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira que a posição do governo brasileiro sobre a situação da Líbia, manifestada em nota divulgada nesta segunda, pelo Itamaraty, é "uma postura correta, coerente e soberana, dentro dos princípios históricos que orientam as relações internacionais do país". Para ele, esse posicionamento não interfere nas relações diplomáticas do Brasil com os países que lideraram as operações de ataque ao governo líbio.
Leia mais...

ONU vai analisar ataque ao regime de Gaddafi

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011

O Conselho de Segurança da ONU decidiu realizar na próxima quinta-feira uma reunião para analisar a intervenção militar internacional contra o regime de Muammar Gaddafi, autorizada na semana passada pelo organismo mundial.
Leia mais...

Exército dos EUA se desculpa por fotos de abusos no Afeganistão

Publicado em Segunda - 21 de Março de 2011

WASHINGTON,, 21 Mar 2011 (AFP) -O Exército dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira desculpas formais pelo sofrimento causado por fotos que mostram abusos que teriam sido cometidos por tropas desse país no Afeganistão.
Leia mais...

MT corre risco de sofrer terremoto de mais de 6 graus na escala de Richter

Publicado em Segunda - 21 de Março de 2011

Mato Grosso corre o risco de enfrentar um tremor de terra de intensidade suficiente para causar estragos em cidades da região norte do Estado. É o que afirma o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, especialista no estudo de tremores no Brasil. Na região da cidade de Porto dos Gaúchos (644 quilômetros de Cuiabá) há uma falha geológica onde abalos sísmicos vêm ocorrendo com frequência nos últimos anos. Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso. Todos naquela região.
Leia mais...

MPE aciona Estado por degradação ambiental das nascentes do Rio Paraguai

Publicado em Sábado - 19 de Março de 2011

O Ministério Público Estadual obteve liminar, nesta sexta-feira (18.03), em ação civil pública proposta contra o Estado de Mato Grosso que garante a efetivação da Área de Preservação Permanente das nascentes do Rio Paraguai, principal rio da Planície do Pantanal Mato-grossense. Embora a APP tenha sido criada há cinco anos, até hoje ela não foi implantada. No local, existem lavouras de soja que chegam até aproximadamente 10 metros das nascentes. No período das chuvas, os agrotóxicos utilizados no plantio dos grãos são levados diretamente para o rio.
Leia mais...
Leopardo ataca rebanho de gnus, mas um dos animais o coloca para correr
Leopardo ataca rebanho de gnus, mas um dos animais o coloca para correr

Fotógrafo flagra leopardo camuflado se aproximando de gnus

Publicado em Sexta - 18 de Março de 2011

Um fotógrafo ucraniano flagrou um leopardo atacando um grupo de gnus à beira de um rio no Parque Nacional Masai Mara, no Quênia.
Leia mais...

Pré-sal pode aprofundar dependência em matérias-primas e afetar ainda mais a indústria, diz FT

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011

Uma reportagem do diário britânico "Financial Times" avalia nesta quarta-feira que a exploração do petróleo pré-sal pode aprofundar a dependência do país em relação às exportações e prejudicar ainda mais a indústria nacional.
Leia mais...

Ciclone provoca ressaca no mar fluminense e pode gerar furacão

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011

Um furacão com ventos de mais de 120 km/h se aproxima da costa marinha do Rio de Janeiro. O fenômeno se encontra a 110 km de distância do litoral, mas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue em direção ao oceano Atlântico. Nos próximos dias, deverá chegar à África. As ondas no litoral fluminense devem chegar a até 2 m de altura nesta quarta-feira (16).
Leia mais...

Com ondas de 2 m, mar agitado assusta moradores em SC

Publicado em Terça - 15 de Março de 2011

A aproximação de um ciclone extratropical provocou ondas superiores a 2 m e deixou o mar agitado nas praias de Florianópolis nesta terça-feira. Os moradores da praia da Armação do Pântano do Sul, que teve mais de 15 casas destruídas pelo mar em 2010, se assustaram com a ressaca. Hoje, as ondas chegaram a passar sobre o muro de pedras construído para conter o avanço da água.
Leia mais...