Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

Amazônia teve a pior seca dos últimos cem anos

A seca de 2010 da Amazônia foi a pior dos últimos cem anos. E a quantidade de CO2 emitido pelas árvores mortas pode ser parecida com as emissões dos EUA.
Leia mais...

Amazônia tem 135 km2 de área desmatada em 2 meses

Publicado em Quarta - 02 de Fevereiro de 2011

O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) registrou, nos meses de novembro e dezembro do ano passado, um total de 135 quilômetros quadrados (km²) de área desmatada na Amazônia. Os dados têm como base imagens feitas por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...
Foto divulgada nesta segunda (31) mostra o glaciar em mares australianos; teme-se que o bloco afete correntes marítimas
Foto divulgada nesta segunda (31) mostra o glaciar em mares australianos; teme-se que o bloco afete correntes marítimas

Separação de iceberg na Antártida pode afetar aquecimento

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2011

A separação de um iceberg do tamanho de Luxemburgo, que se rompeu e afastou de uma geleira maior, pode modificar os padrões de circulação oceânica e influenciar na piora do aquecimento global, dizem cientistas de uma missão na Antártida.
Leia mais...

Milhares de peixes morrem em rio do Pantanal; veja as imagens

Publicado em Segunda - 31 de Janeiro de 2011 | por Lise Jones

Um grave acidente ecológico aconteceu no Pantanal de Mato Grosso. Milhares de peixes apareceram mortos no curso do Rio Negro, um dos mais conhecidos na região, já em Mato Grosso do Sul.  As primeiras informações sobre o desastre ambiental foram repassadas por Urbano Vilalba, pantaneiro que há mais de 30 anos mora na região e administra a Fazenda Santa Sophia, de propriedade de aquidauanenses.
Leia mais...
Polícia Ambiental estima que haja toneladas de peixes mortos no local.
Polícia Ambiental estima que haja toneladas de peixes mortos no local.

Técnicos investigam mortandade de peixes no Pantanal

Publicado em Segunda - 31 de Janeiro de 2011

Cardumes de pintados, pacus, dourados, cacharas e até arraias estão boiando mortos no rio Negro, em Aquidauana, no Pantanal, em Mato Grosso do Sul. A Polícia Militar Ambiental estima a mortandade em várias toneladas, acrescentando que ainda não tem a dimensão exata da quantidade. Segundo moradores ribeirinhos, as baías e margens do rio estão cheias de peixes mortos.
Leia mais...

Grandes cidades nem sempre são as mais poluentes, diz estudo

Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011

Grandes cidades como Nova York, Londres e Xangai emitem menos poluição per capita na atmosfera do que lugares como Denver e Roterdã, informa estudo divulgado na terça-feira.
Leia mais...

Combate ao desmatamento deveria ser mais abrangente, diz pesquisa

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011

Os esforços mundiais contra o desmatamento deveriam dar mais ênfase às causas subjacentes do problema, como a demanda por produtos agrícolas e biocombustíveis, em vez de focar quase exclusivamente no uso das árvores para o combate à mudança climática, como faz a Organização das Nações Unidas (ONU). A afirmação está em um estudo divulgado nesta segunda-feira (24).
Leia mais...

2010 iguala recorde de anos mais quentes da história, diz agência da ONU

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2011

A agência da ONU para estudos meteorológicos, Organização Mundial de Meteorologia (OMM), informou que o ano de 2010 foi o mais quente da história, com uma média de temperatura empatada a outros dois anos.
Leia mais...

2010 é segundo mais quente já registrado, diz estudo

Publicado em Quarta - 19 de Janeiro de 2011

O dado britânico é uma das três fontes principais para medir o aquecimento global. Na semana passada as outras duas agências, ambas sediadas nos Estados Unidos, disseram que 2010 estava empatado na posição de ano mais quente já registrado.
Leia mais...

Aquecimento global faz garoa virar temporal

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011

A mudança climática, ao fazer com que tempestades se tornem mais comuns, deixa regiões serranas como a do Rio mais vulneráveis.
Leia mais...