Publicidade

Publicado em Quinta - 21 de Outubro de 2010

Sema quer Piracema iniciando em novembro no Mato Grosso

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) decide hoje quando começa o período de defeso da piracema nas bacias hidrográficas do Rio Paraguai, Amazonas e Bacia do Araguaia/Tocantins. A definição deve sair até o meio-dia. A Sema quer que seja a partir de 1º de novembro nos rios das bacias hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins e no dia 5 de novembro nos rios da bacia hidrográfica do Paraguai. Para as três bacias hidrográficas o período de defeso se estende até o dia 28 de fevereiro de 2011. Nesse período é proibida a pesca inclusive na modalidade "pesque e solte".
Leia mais...

Piracema já tem data para começar em MT

Publicado em Quinta - 21 de Outubro de 2010

A piracema já tem data marcada para começar em Mato Grosso. Fica proibida a pesca nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins a partir do dia 01 de novembro e a partir de 05 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai. Ambos se estendem até o dia 28 de fevereiro de 2011.
Leia mais...

Piracema nos rios de MT deve ser definida amanhã

Publicado em Quarta - 20 de Outubro de 2010 | por Joanice de Deus

Amanhã, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) se reúne para deliberar sobre a proposta de Resolução que prevê o início do período de defeso 2010/2011 nas três bacias hidrográficas que cortam o estado de Mato Grosso. O parecer da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) prevê duas datas distintas para a proibição da pesca, exceto a de subsistência.
Leia mais...

Zoneamento de Mato Grosso e Código Florestal serão debatidos durante seminário

Publicado em Quarta - 20 de Outubro de 2010 | por Daniela Torezzan

O debate político sobre Código Florestal Brasileiro e Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso obscureceu a dimensão dos impactos negativos que a falta de um ordenamento territorial responsável e coerente pode provocar no desenvolvimento de longo prazo. A sociedade precisa de informações científicas e de exemplos práticos que possam trazer elementos para o debate sobre o planejamento territorial de Mato Grosso.
Leia mais...

Ibama suspende restrição ao tamanho de redes de pesca

Publicado em Quarta - 20 de Outubro de 2010

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou, por 60 dias, redes de emalhe de comprimento maior que 2,5 quilômetros (km). Uma portaria de 1998 proíbe a utilização desses equipamentos para pesca em águas brasileiras.
Leia mais...

Barra: Incêndio na serra gera mobilização de bombeiros e brigadistas

Publicado em Terça - 19 de Outubro de 2010 | por Ronaldo Couto/Barra do Garças

A velocidade com que está seguindo um incêndio dentro do parque estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, está preocupando a direção do parque, que montou uma força-tarefa para deter a propagação da queimada. Cerca de 50 homens seguiram na manhã desta terça-feira para controlar o foco.
Leia mais...

Queimadas: Mais 15 dias de proibição ao uso de fogo

Publicado em Sábado - 02 de Outubro de 2010

O Estado prorrogou por mais de 15 dias o período de proibição de queimadas que terminaria no dia 30 de setembro. Já antecipado este ano, esta é a primeira vez que o proibitivo é prorrogado por duas vezes. A decisão circulou no Diário Oficial de ontem. Segundo o governo, as condições climáticas desfavoráveis mais uma vez ocasionaram a prorrogação da medida.
Leia mais...

Período de proibição de queimadas é prorrogado novamente em MT

Publicado em Sábado - 02 de Outubro de 2010

O período de proibição de queimadas em Mato Grosso foi prorrogrado pela segunda vez neste ano. Por causa das condições climáticas, o prazo acaba em 15 de outubro, segundo decreto publicado no "Diário Oficial do Estado" que circulou na sexta-feira (1º).
Leia mais...

Governo publica decreto ampliando proibição de queimadas em MT

Publicado em Sexta - 01 de Outubro de 2010 | por Alex Fama

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (que circula hoje) o decreto que prorroga até o dia 15 de outubro o período proibitivo das queimadas em Mato Grosso. Esta é a segunda ampliação do prazo este ano. O motivo da ampliação do período, segundo o decreto, é devido ao aumento dos focos de calor registrados no Estado nos meses de junho, julho e agosto, "cuja a tendência é de se agravar nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongamento do período de estiagem".
Leia mais...

MT é líder em áreas degradadas

Publicado em Quinta - 30 de Setembro de 2010 | por Caroline Rodrigues

Mato Grosso é líder na quantidade de áreas degradadas e segundo lugar em desmatamento da Amazônia Legal. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No mês de agosto, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da organização registrou 1.549 km de áreas degradas no país, sendo que 711 quilômetros quadrados ou 46 % estão no Estado. Na lista de devastação, o Pará está em segundo lugar com 591 quilômetros quadrados ou 38%.
Leia mais...