Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010

Como minimizar o efeito do óleo de cozinha no ambiente?

Muitas donas de casa, assim como empregadas domésticas, diaristas e, em alguns casos, até homens do lar, tomam algumas medidas no combate à preservação do meio ambiente. Seja separando resíduos de alimentos, ou, então, reciclando o lixo gerado por sua residência. Entretanto, um fato, que para alguns pode parecer simples, faz toda a diferença quando falamos em preservação ambiental: o descarte inadequado de produtos como óleo e gordura nos esgotos das residências.
Leia mais...

Desmate destruiu 1,23% do pampa gaúcho em 6 anos

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010

Entre 2002 e 2008, o pampa gaúcho teve 1,23% de sua área destruída, totalizando 2.200 km2 de desmate, indica levantamento inédito do Ministério do Meio Ambiente.
Leia mais...

Aumenta desmatamento em áreas indígenas e de conservação em MT

Publicado em Sexta - 23 de Julho de 2010

Um estudo realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) aponta um aumento no desmatamento em áreas indígenas e de conservação em Mato Grosso. Baseado em imagens obtidas no segundo semestre de 2009, o relatório 2010 do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), aponta que 683 mil hectares já foram desmatados dentro dos 19 milhões de hectares de áreas especiais do Estado.
Leia mais...

Satélite aponta redução de 47% no desmate da Amazônia

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010

Dados de satélite sinalizam que o desmatamento na Amazônia pode ter uma redução grande neste ano. Entre agosto de 2009 e maio de 2010, 1.567 km2 foram desmatados --uma redução de 47% em comparação com o período 2008/2009 (2.960 km2).
Leia mais...

ONU aposta na produção de mamona como biocombustível

Publicado em Quinta - 22 de Julho de 2010

Duas organizações das Nações Unidas ligadas à agricultura apostam no potencial do cultivo da Jatropha curcas, conhecida também como mamona da América, para produzir biocombustível e beneficiar os agricultores pobres.
Leia mais...

Desmatamento da Amazônia cai 47%

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010

A apenas dois meses do período de coleta de dados da taxa anual de desmatamento, o ritmo de abate de árvores na Amazônia indica queda de 47%. 
Leia mais...

Marmotas engordam e se multiplicam com aquecimento global

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010

Pelo menos alguém está se dando bem com a temida mudança climática. As marmotas, mamíferos que ficaram famosos pela tradição de "prever o tempo" nos Estados Unidos, cresceram, ficaram mais fortes e numerosas.
Leia mais...

Anfíbio longevo fornece pistas sobre como viver mais

Publicado em Quarta - 21 de Julho de 2010

Um anfíbio pequeno e cego, com uma pele translúcida, está fornecendo pistas importantes na busca pelo elixir da vida.
Leia mais...

Carro velho polui 28 vezes mais que novo

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010 | por Eduardo Reina

Cada vez que Alexandre Christianini tira seu Mitsubishi Lancer 95 movido a gasolina da garagem no Jardim Esther, Butantã, zona oeste, e vai até o trabalho na Avenida Brasil, zona sul, 360 gramas de monóxido de carbono são lançados na atmosfera de São Paulo. Esse volume de poluição originada do motor de um carro com mais de 15 anos de uso é 28 vezes maior que o de um carro novo, com menos de 6 mil km rodados.
Leia mais...

Piso de madeira valoriza ambiente

Publicado em Terça - 20 de Julho de 2010 | por Clóvis Rech

A construção de uma moradia ou escritório deve levar em conta algumas escolhas corretas, da estrutura a decoração. A escolha do piso de madeira é uma delas, e pode ser o melhor investimento de longo prazo que poderá fazer.
Leia mais...