Publicidade

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Thiago Almeida/Maria Barbant

MT Legal facilita regularização fundiária em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso garante oportunidades aos produtores rurais para a regularização fundiária. Por meio do Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural (MT Legal), o produtor rural que teve sua propriedade embargada por irregularidades ambientais, pode aderir ao MT Legal, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este é o primeiro passo para que os órgãos ambientais liberem a área. Nessa quarta-feira (06.05), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a primeira liberação de área embargada, na região de Lucas do Rio Verde (a 360 km ao Norte de Cuiabá).
Leia mais...

Efetivo para fiscalização de crimes ambientais tem desfalque de 76%
Efetivo para fiscalização de crimes ambientais tem desfalque de 76%

Desmate pode voltar a crescer no Estado com greve do Ibama

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Alecy Alves

A greve iniciada por agentes que fiscalizam delitos ambientais em Mato Grosso pode voltar a impulsionar o desmatamento no Estado. O temor é apontado pelo superintendente regional do órgão, Ramiro Hofmeister de Almeida Martins Costa, sobretudo após o ato de protesto dos analistas ambientais, que formalizaram ontem a abertura de mão das nomeações como fiscais.
Leia mais...

Ibama apreende 270 mil sacas de soja em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Kelly Matins

O Ibama em Mato Grosso já apreendeu mais de 270 mil sacas de soja ilegal plantadas em áreas embargadas no município de Bom Jesus do Araguaia, localizado a mil quilômetros de Cuiabá. Dos 5,2 mil hectares de grãos plantados numa fazenda, 3,6 mil hectares estão dentro das terras indígenas Maraiwatsede, dos índios Xavantes.
Leia mais...

MP promove "Seminário Regional Ambiental" em Tangará da Serra

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010

Na próxima sexta-feira (07.05), o Ministério Público Estadual (MPE) promoverá o "Seminário Regional Ambiental - MP e Sociedade", no município de Tangará da Serra (230 km de Cuiabá). O evento é o primeiro de uma série que ocorrerá em mais seis municípios do Estado. A programação contará com palestras apresentadas por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em Tangará da Serra, o Seminário terá início às 8h, no Auditório do Centro Cultural.
Leia mais...

Mato Grosso terá temperaturas acima da média nesse trimestre

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Maria Barbant

Segundo previsões do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a aproximação da estação seca trará temperaturas mais altas do que o normal em boa parte do Estado e escassez de chuvas em algumas regiões a partir deste trimestre (maio, junho e julho). Previsão climática da meteorologia indica que o fenômeno El Niño está enfraquecendo e já não influencia o clima em Mato Grosso.
Leia mais...
Alysson Paolinelli - Palestra sobre A necessidade da sustentabilidade na pecuária
Alysson Paolinelli - Palestra sobre A necessidade da sustentabilidade na pecuária

Clima e sustentabilidade é tema de debate no Enipec 2010

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Thiago Almeida

As problemáticas relacionadas ao aquecimento global e a dualidade entre a produção agroindustrial e a sustentabilidade foram as tônicas da palestra magna realizada na manhã desta quarta-feira (05.05), no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010). O evento, que começou nesta segunda (03.05), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, reúne representantes de todo mundo para debater e trocar experiências na área dos agronegócios.
Leia mais...
Servidores fazem protesto em frente à superintendência do Ibama, em Cuiabá
Servidores fazem protesto em frente à superintendência do Ibama, em Cuiabá

Greve no Ibama põe MT sob risco de desmatamento

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Antonielle Costa

Em um ato de protesto, agentes federais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso colocaram à disposição da superintendência regional as portarias que permitem aos analistas e técnicos ambientais assumirem a responsabilidade de fiscal. Com a portaria, o servidor passa a ter competência para lavrar autos de infração, termos de embargo e apreensão.
Leia mais...

MT responde por 39% da degradação, aponta Imazon

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010

Mato Grosso foi responsável pelo desmate de 39% do total da área devastada na Floresta Amazônica em março de 2010. O Estado e o Pará (45%) juntos corresponderam à principal parcela de degradação no mês, quando a área teve 76 quilômetros quadrados de corte registrado, apesar de apenas 37% terem sido monitorados, em virtude do acúmulo de nuvens no restante.
Leia mais...

Palestra magna discute novo Código Florestal Brasileiro

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por Thiago Almeida

O novo Código Florestal Brasileiro é o tema de debate da palestra magna realizada no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), que começou nessa segunda-feira (03.05) e vai até esta quarta (05.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento reúne representantes de todo mundo para debater e trocar experiências na área dos agronegócios.
Leia mais...
Já são 430 ocorrências em todo Estado, número 700 vezes maior do que registrado em 2008
Já são 430 ocorrências em todo Estado, número 700 vezes maior do que registrado em 2008

Queimadas têm aumento de 62% em MT

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Tania Rauber

Mato Grosso registra aumento de 62% no número de focos de queimadas entre os meses de janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com relatório de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 29 de abril, foram 430 ocorrências no Estado, tendo apenas um satélite como referência. O número é 700 vezes maior que 2008, quando foram apenas 51 focos.
Leia mais...