Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Thiago Almeida

Clima e sustentabilidade é tema de debate no Enipec 2010

As problemáticas relacionadas ao aquecimento global e a dualidade entre a produção agroindustrial e a sustentabilidade foram as tônicas da palestra magna realizada na manhã desta quarta-feira (05.05), no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010). O evento, que começou nesta segunda (03.05), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, reúne representantes de todo mundo para debater e trocar experiências na área dos agronegócios.
Leia mais...
Edson Rodrigues/Secom-MT
Alysson Paolinelli - Palestra sobre A necessidade da sustentabilidade na pecuária
Alysson Paolinelli - Palestra sobre A necessidade da sustentabilidade na pecuária

Servidores fazem protesto em frente à superintendência do Ibama, em Cuiabá
Servidores fazem protesto em frente à superintendência do Ibama, em Cuiabá

Greve no Ibama põe MT sob risco de desmatamento

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Antonielle Costa

Em um ato de protesto, agentes federais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso colocaram à disposição da superintendência regional as portarias que permitem aos analistas e técnicos ambientais assumirem a responsabilidade de fiscal. Com a portaria, o servidor passa a ter competência para lavrar autos de infração, termos de embargo e apreensão.
Leia mais...

MT responde por 39% da degradação, aponta Imazon

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010

Mato Grosso foi responsável pelo desmate de 39% do total da área devastada na Floresta Amazônica em março de 2010. O Estado e o Pará (45%) juntos corresponderam à principal parcela de degradação no mês, quando a área teve 76 quilômetros quadrados de corte registrado, apesar de apenas 37% terem sido monitorados, em virtude do acúmulo de nuvens no restante.
Leia mais...

Palestra magna discute novo Código Florestal Brasileiro

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por Thiago Almeida

O novo Código Florestal Brasileiro é o tema de debate da palestra magna realizada no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), que começou nessa segunda-feira (03.05) e vai até esta quarta (05.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento reúne representantes de todo mundo para debater e trocar experiências na área dos agronegócios.
Leia mais...
Já são 430 ocorrências em todo Estado, número 700 vezes maior do que registrado em 2008
Já são 430 ocorrências em todo Estado, número 700 vezes maior do que registrado em 2008

Queimadas têm aumento de 62% em MT

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010 | por Tania Rauber

Mato Grosso registra aumento de 62% no número de focos de queimadas entre os meses de janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com relatório de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 29 de abril, foram 430 ocorrências no Estado, tendo apenas um satélite como referência. O número é 700 vezes maior que 2008, quando foram apenas 51 focos.
Leia mais...

Vazamento aumenta e ameaça enterrar lei de mudança climática de Obama

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010 | por Patrícia Campos Mello

Sob críticas pela lenta reação em conter o desastre ecológico no Golfo do México, causado pelo derramamento de petróleo que se seguiu à explosão da plataforma da British Petroleum (BP) no dia 20, o presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu viajar hoje cedo para a Louisiana para acompanhar in loco o trabalho de contenção do vazamento. Outro estrago é político: Obama enfrenta a possibilidade de ver engavetada sua Lei do Clima.
Leia mais...

BP diz que estrutura de contenção de vazamento fica pronta em até 8 dias

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010

A BP (British Petroleum) disse neste domingo que a gigantesca estrutura erguida pela companhia para conter o vazamento de petróleo no golfo do México pode estar instalada no prazo de "seis a oito dias".
Leia mais...

Mancha de petróleo no golfo do México já triplicou de tamanho

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010 | por Associated Press

A área da mancha de petróleo formada após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, já triplicou de tamanho rapidamente neste sábado (1º), aumentando a tensão entre os especialistas de que o desastre possa ser muito maior do que o estimado há dois dias.
Leia mais...

Flórida pode ter danos ambientais devastadores se atingida pela mancha

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010

Cientistas alertam que se atingir a costa do Estado da Flórida, que já decretou estado de emergência, o derramamento de petróleo originado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, pode causar impactos ambientais devastadores.
Leia mais...
Impacto da fronteira agrícola do Estado embase conclusões
Impacto da fronteira agrícola do Estado embase conclusões

Destaque ao desmate em MT

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010 | por Renê Dióz

Dois estudos internacionais divulgados esta semana reforçam o alarme sobre os danos causados pelo homem à Floresta Amazônica e, especificamente, em Mato Grosso. Juntos, os estudos sugerem que o Estado, fronteira agrícola, seja o grande responsável por elevar o Brasil à condição de país que mais desmatou sua cobertura florestal entre 2000 e 2005 – foram 165 mil km2 devastados no período, 26 mil por ano na área amazônica.
Leia mais...