Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010

Desmatamento cai 42% na Amazônia Legal e aumenta 14% no PA

De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta quinta-feira, a área desmatada em toda a Amazônia Legal, entre agosto de 2008 e julho de 2009, foi de 7.464 km². De acordo com a entidade, o número representa uma queda de 42% no desflorestamento em relação ao mesmo período de 2007-2008. No Entanto o Estado do Pará teve aumento de 14% na derrubada da floresta.
Leia mais...

Aquecimento global pode aumentar casos de malária na Amazônia, diz pesquisador

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010

Um verão amazônico fora de época, em 2007, foi suficiente para cientistas verificarem que o aquecimento global pode multiplicar o número de casos de malária na Amazônia.
Leia mais...

Seminário Técnico vai discutir REDD em Mato Grosso

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010 | por Maria Barbant

O Grupo de Trabalho de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de Mato Grosso, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto Centro de Vida (ICV) e The Nature Conservance (TNC) realizam nos dias 5 e 6 de maio, Seminário Técnico sobre REDD Estadual na Amazônia.
Leia mais...

Debate "RSE na Mídia" vai tratar da sustentabilidade nas eleições 2010

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010 | por Cristina Spera

“A imprensa como indutora da sustentabilidade na pauta política”. Esse é o tema do debate de abertura da Conferência Internacional Ethos 2010, no dia 11 de maio, das 15h às 18h, no Hotel Transamérica, em São Paulo (Av. das Nações Unidas, 18.591), com entrada franca.
Leia mais...

Gelo flutuante global está em constante recuo, indica estudo

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

O gelo flutuante do mundo está em recuo constante, o que mostra uma instabilidade que vai elevar o nível do mar, segundo um relatório publicado na "Geophysical Research Letters" nesta quarta-feira. As geleiras estavam desaparecendo de forma estável ao longo dos últimos dez anos, de acordo com a primeira medida realizada.
Leia mais...
Ibama, que está em greve há duas semanas, paralisou 60 operações em todo país, uma em Mato Grosso, a
Ibama, que está em greve há duas semanas, paralisou 60 operações em todo país, uma em Mato Grosso, a "Soja Pirata"

99% dos infratores dão calote e não pagam multas

Publicado em Segunda - 26 de Abril de 2010 | por Steffanie Schmidt

De dimensões continentais, Mato Grosso possui o 3º maior território do país. Não por acaso, o Estado que abriga 3 biomas - cerrado, floresta amazônica e pantanal - é foco constante de operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Mas, na visão dos ambientalistas, um outro fator contribui para que os crimes ambientais continuem em plena atividade: a punição dos infratores.
Leia mais...

Curso do Projeto AquaBio começa nesta segunda

Publicado em Segunda - 26 de Abril de 2010 | por Hérica Gomes

“Promover ações estratégicas para a implementação de uma abordagem de gestão integrada entre município, Estado e União, assegurando a conservação e o uso sustentável da biodiversidade aquáticas das cabeceiras do rio Xingu”. Este é o objetivo do Projeto Manejo Integrado dos Recursos Aquáticos na Amazônia, o AquaBio. De segunda-feira (26.04) a sexta-feira (30.04) a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais realiza o curso de Elaboração, Execução e Gestão de Projetos. O curso será em período integral, no Mato Grosso Palace Hotel.
Leia mais...

Estudo revela que superfície florestal mundial diminuiu 3,1% de 2000 a 2005

Publicado em Segunda - 26 de Abril de 2010

A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, com as matas boreais representando um terço desta perda, seguidas pela zonas florestais tropicais úmidas, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira, baseado em observações por satélites.
Leia mais...

Brasil lidera lista de desmatamento entre 2000 e 2005

Publicado em Segunda - 26 de Abril de 2010

A superfície florestal diminuiu 3,1% entre 2000 e 2005 no mundo, segundo um estudo baseado em observações por satélites publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos, estimando que o Brasil foi o país que sofreu a maior redução de suas matas.
Leia mais...

Sema intensifica operações contra o desmatamento

Publicado em Quinta - 15 de Abril de 2010 | por Maria Barbant

Em razão da greve dos servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), paralisados desde a última terça-feira (13.04) em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), está intensificando as ações de rotina, de fiscalização. Quatro equipes, totalizando 16 fiscais, deixaram a capital nesta quarta-feira (14.04) em direção aos municípios de Feliz Natal, Juara, Porto dos Gaúchos, Nova Ubiratã, Nova Mutum e Ipiranga do Norte. Os fiscais vão verificar pontos detectados pela secretaria de Administração (Sad) e Deter nos meses de janeiro e fevereiro.
Leia mais...