Publicidade

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2011

Perda de biodiversidade aumenta, mesmo com áreas protegidas

 A pesquisa, publicada na revista científica “Marine Ecology Progress Series”, mostra que existem cem mil áreas protegidas no mundo, atualmente, sendo 17 milhões de km2 em terra e dois milhões de km2 nos oceanos. Mesmo assim, a perda de biodiversidade só aumentou nos últimos anos.
Leia mais...
biotabrasil.com.br
Mesmo com cem mil áreas protegidas no mundo, a perda de biodiversidade só aumentou nos últimos anos
Mesmo com cem mil áreas protegidas no mundo, a perda de biodiversidade só aumentou nos últimos anos

Potencial energético de florestas será discutido no Fórum Brasileiro de Biomassa Florestal

Publicado em Quinta - 28 de Julho de 2011

Especialista defende criação de política pública para estimular uso da madeira para geração de energia. Responsável por atender 12% da demanda energética brasileira, a madeira como fonte de energia ainda é marginalizada no Brasil e não tem merecido o mesmo tipo de tratamento estratégico, como o observado, por exemplo, para a cana-de-açúcar, que tem a mesma ordem de grandeza de participação no atendimento da demanda energética do país.
Leia mais...

Reflorestamento em mosaico assegura biodiversidade

Publicado em Quinta - 28 de Julho de 2011

Experiência da Suzano Papel e Celulose.  A experiência de reflorestamento em larga escala feita em diversas regiões do país com realidades diferentes de clima, solo e relevo, deu à Suzano Papel e Celulose a expertise e a base genética que lhe permitem hoje alcançar uma produtividade acima da média nacional de 41 m³ por hectare ano, que já é considerada uma das maiores do mundo. Nos plantios de eucalipto da empresa, a produtividade média registra 44 m³ha ano e em volume de celulose atinge 11 toneladas ha ano.
Leia mais...

Celulose Irani é finalista do Prêmio Febramec Meio Ambiente

Publicado em Quinta - 28 de Julho de 2011

Em sua quinta edição, iniciativa reconhece empresas que possuam projetos voltados à produção limpa e ao desenvolvimento sustentável.  A Celulose Irani, uma das principais empresas do setor de papel kraft e embalagens do país, está entre as finalistas do Prêmio Meio Ambiente da Feira Brasileira da Mecânica e Automoção Industrial (Febramec).
Leia mais...

Desmate cresceu 38% em junho

Publicado em Sábado - 23 de Julho de 2011

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou em junho 99 quilômetros quadrados (km²) de novos desmatamentos na Amazônia Legal. Na comparação com junho de 2010, houve redução de 42%. Já no caso de Amazônia de Mato Grosso, o aumento entre um ano e outro foi de 38%.
Leia mais...

Desmatamento caiu em junho, mas mantém tendência de aumento

Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011 | por Luana Lourenço

Em junho, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou 99 quilômetros quadrados (km²) de novos desmatamentos na Amazônia Legal. Na comparação com junho de 2010, houve redução de 42%. No entanto, a tendência é de avanço do desmatamento na região, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (22) pela organização não governamental (ONG).
Leia mais...
Segundo os especialistas, o derretimento ocorreu por causa do aquecimento global.
Segundo os especialistas, o derretimento ocorreu por causa do aquecimento global.

Cientistas dizem que geleiras do Himalaia derreteram 65% em 50 anos

Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2011

Glaciologistas do Nepal compararam a realidade das geleiras do Himalaia nos últimos 50 anos. O resultado do estudo mostrou que nestas cinco décadas, 65% das geleiras derreteram devido ao aquecimento.
Leia mais...

Ibama flagra retirada ilegal de toras, apreende dois tratores e aplica multa

Publicado em Quinta - 21 de Julho de 2011 | por Alexandre Alves

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreenderam, em Novo Mundo (790 km  ao Norte de de Cuiabá), um trator de esteiras e outro de pneus, usados para retirada ilegal de madeira da floresta. Segundo o gerente executivo do órgão em Sinop, Evandro Selva, os desmatadores também agiam em Guarantã do Norte e Alta Floresta.
Leia mais...

Bactérias que vivem em árvores antigas ajudam florestas a crescer

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011

Árvores antigas podem ser muito importantes para ajudar a crescer florestas: segundo uma nova pesquisa, bactérias que vivem no musgo de galhos de árvores velhas são duas vezes mais eficazes em “fixar” nitrogênio do que as que vivem no chão.
Leia mais...

Câmara da Indústria de Base Florestal volta a atuar

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2011

A Fiemg reinstalou no dia 14 de julho sua Câmara da Indústria de Base Florestal, presidida pelo empresário Antônio Eduardo Baggio, também dirigente do Sinpapel (Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel e Papelão no Estado de Minas Gerais).
Leia mais...