Publicado em Domingo - 19 de Fevereiro de 2017 | por Fernanda Nazário | Sema-MT

Parques estaduais voltam a funcionar em horário normal neste domingo

Para fazer o uso correto dos parques é importante as pessoas ficarem atentas. Os passeios não poderão ser estendidos além das 18h porque, por se tratar de um ambiente silvestre, sem iluminação adequada para atividades noturnas, há sempre risco de alguém se ferir na mata ou até mesmo com ataques de animais.

Leia mais...

Quatro documentos importantes foram assinados, estabelecendo parcerias em diversas áreas - Foto por: Rodolfo Perdigão
Quatro documentos importantes foram assinados, estabelecendo parcerias em diversas áreas - Foto por: Rodolfo Perdigão

Sema e Ministério do Meio Ambiente alinham ações de proteção da floresta e do Pantanal

Publicado em Quinta - 16 de Fevereiro de 2017 | por Rose Domingues | Sema-MT

Com o objetivo de manter este reconhecimento, o Governo do Estado lançou, no início de fevereiro deste ano, um plano emergencial com cerca de 80 ações que serão realizadas nos próximos oito anos.

Leia mais...

Governo obtém decisão favorável em relação à piracema

Publicado em Segunda - 13 de Fevereiro de 2017 | por Rose Domingues | Sema-MT

De acordo com a ação declaratória interposta pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) na tarde de sexta-feira (10.02), e apreciada pelo juiz federal Jeferson Schneider no sábado (11.02), cabem aos órgãos federais cumprirem a Resolução nº 02, de maio de 2016, em que o Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) define o novo período de defeso para o biênio 2016/2017, de 1º de outubro a 31 de janeiro.

Leia mais...

Justiça vê prejuízos ao turismo e libera pesca nos rios federais de MT

Publicado em Quarta - 08 de Fevereiro de 2017 | por Gilson Nasser/Folha Max

Porém, neste início de semana, as empresas foram surpreendidas por declarações do superintendente do Ibama de que a pesca no Rio Cuiabá estava proibida. O órgão anunciou que intensificaria a fiscalização na região e apreenderia todo material vinculado a pesca no rio.

Leia mais...

Sob o risco de perder título de Reserva da Biosfera, Pantanal acumula seis anos sem investimentos

Publicado em Sábado - 04 de Fevereiro de 2017 | por Lazaro Thor Borges/Olhar Direto

No ano 2000, o Pantanal teve uma nova chance: foi nomeado Reserva da Biosfera pela ONU. O título garante investimentos econômicos e ambientais com financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na época, a possibilidade era de que o Brasil angariasse 400 milhões de dólares para aplicação.

Leia mais...

Novo sistema garantirá agilidade e segurança no plano de exploração florestal

Publicado em Quarta - 01 de Fevereiro de 2017 | por Fernanda Nazário | Sema-MT

Além da economia no tempo, o procedimento via E-SAC provocará economia financeira e de recursos humanos. “Não haverá mais necessidade do uso do papel, tendo em vista que os documentos serão digitalizados. Vamos poupar também a força humana que fazia juntada, tramitação e descolamento do processo, o que permitirá que os servidores se concentrem em outras atividades da análise do plano”.

Leia mais...

PGE contesta MP sobre atuação no caso do Parque Serra Ricardo Franco

Publicado em Sexta - 27 de Janeiro de 2017 | por Ademar Andreola | PGE - MT

Segundo o subprocurador geral do Meio Ambiente, Diego Dorigatti, a medida judicial adotada pela Procuradoria-Geral do Estado visou exclusivamente suspender as determinações impostas apenas ao Estado de Mato Grosso.

Leia mais...

Estratégia de produção sustentável atrai investidores

Publicado em Sexta - 20 de Janeiro de 2017 | por Lorena Bruschi | Gcom-MT

O secretário esteve reunido com o governador Pedro Taques, na tarde desta quinta-feira (19.01), para tratar do balanço das metas da estratégia PCI, e das intenções de que o projeto receba investimentos e auxílios por meio de parcerias.

Leia mais...

Governo deve incentivar comercialização de crédito de floresta em MT

Publicado em Quarta - 18 de Janeiro de 2017 | por Thiago Andrade | Gcom-MT

O assunto foi tratado nesta terça-feira em reunião indicada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dilmar Dal Bosco. Na reunião, o parlamentar afirmou que uma comissão no Legislativo Estadual já trata do assunto e destacou que a regulamentação em Mato Grosso incentiva a permanência da floresta em pé.

Leia mais...

Mato Grosso aprova projeto que institui política de mudanças climáticas

Publicado em Terça - 17 de Janeiro de 2017 | por Rose Domingues | Sema-MT

Dentre os estudos previstos na Lei, pode-se destacar o primeiro inventário de diagnóstico atual das fontes e remoções de gases do efeito estufa (GEE) e remoção por sumidouro que deve ser realizado no prazo máximo de 2 anos, a partir da publicação da lei complementar, e deverá ser atualizado a cada 3 anos.

Leia mais...