Publicado em Terça - 16 de Maio de 2023 | por Vanessa Araujo - Especial para o GD

UFMT é 1748ª colocada em ranking mundial que avalia as melhores universidades

A pesquisa considera 4 áreas para classificação: desempenho acadêmico dos ex-alunos, empregabilidade, excelência da equipe e pesquisas realizadas. As primeiras colocadas são instituições estadunidenses, como a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford.

Leia mais...

Em ranking mundial de universidades; nenhuma brasileira no top 100

Publicado em Terça - 16 de Maio de 2023 | por Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

No ranking, as primeiras colocações são de instituições estadunidenses: a Universidade de Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford. Aliás, nas 10 melhores posições estão oito instituições estadunidenses e duas inglesas.

Leia mais...
Câmeras de monitoramento começam a ser testadas — Foto: Wesley Rodrigues/MT
Câmeras de monitoramento começam a ser testadas — Foto: Wesley Rodrigues/MT

Câmeras de segurança nas escolas de MT começam a ser testadas

Publicado em Sexta - 12 de Maio de 2023 | por Por G1 MT

As câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso começaram a ser testadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a de Segurança Pública (Sesp), nesta sexta-feira (12).

Leia mais...

Nova Mutum conquista maior premiação do Estado e receberá R$ 826 mil

Publicado em Quinta - 11 de Maio de 2023 | por Gilmar Alves/Prefeitura Municipal Nova Mutum-MT

O prêmio Educa Mais MT destina-se às escolas que ofertam o 2º ano do Ensino Fundamental com estudantes regularmente matriculados e que tenham sido avaliados pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso (AvaliaMT), por meio da Avaliação Somativa.

Leia mais...

Mulheres com doutorado crescem, mas são sub-representadas na docência

Publicado em Quinta - 11 de Maio de 2023 | por Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O estudo classifica essa diferença de "efeito tesoura", expressão que busca designar um mecanismo de corte da presença das mulheres na ciência: mesmo tendo estoque de doutoras disponível, elas são sub-representadas em determinadas funções, como por exemplo, a docência.

Leia mais...

Equipe da Seduc participa da maior exposição de Educação Tecnologia da América Latina

Publicado em Terça - 09 de Maio de 2023 | por Rui Matos | Seduc-MT

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a Bett Brasil é atrativa sob vários aspectos, além de ser a maior exposição de Educação e Tecnologia da América Latina. ”É um espaço para promover conexões e se conhecer o que há de mais moderno em recursos pedagógicos e de gestão educacional”, analisou, reforçando a intenção é conhecer novas ferramentas que possam impactar e melhorar os resultados do ensino e aprendizagem.

Leia mais...

Governo de MT lança serviços que potencializam acesso à internet e registro de frequência em sala de aula

Publicado em Sexta - 05 de Maio de 2023 | por Rayane Alves | Seduc-MT

O promotor de Justiça Miguel Slhessarenko parabenizou a ação da Seduc e disse que é imprescindível a utilização da tecnologia para auxiliar no dia a dia das escolas. Segundo o promotor, todos os dados e informações sobre os estudantes deverão contribuir em tempo real para o acesso e garantir as informações necessárias aos órgãos competentes.

Leia mais...

Aprimoramento do Recurso Descentralizado é tema de reunião da Seduc com diretores

Publicado em Quarta - 03 de Maio de 2023 | por Mailson Prado | Seduc-MT

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que nos anos de 2021 e 2022 o Governo do Estado liberou mais de R$60 milhões em investimentos para as unidades por meio do recurso e que a intenção é continuar investindo nas unidades escolares.

Leia mais...

ENEM: Candidatos têm até esta sexta-feira para pedir isenção de taxa

Publicado em Sexta - 28 de Abril de 2023

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A data limite vale também para a apresentação de justificativa de ausência, para aqueles que tiveram isenção de taxa concedida no Enem 2022, mas não compareceram às provas.

Leia mais...

Projeto da UFMT utiliza inteligência artificial para rastrear saúde mental nas redes sociais

Publicado em Quinta - 27 de Abril de 2023

Pesquisadores do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), estão desenvolvendo um projeto que utiliza inteligência artificial para rastrear a saúde mental de jovens usuários de redes sociais digitais.

Leia mais...