Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010

Nave que não conseguiu se acoplar à ISS está sob controle, diz agência

A nave Progress, que não conseguiu se acoplar ontem à ISS (Estação Espacial Internacional) está sob controle, informou neste sábado (3) a agência espacial russa.
Leia mais...

Música muda batimento cardíaco em pacientes em estado vegetativo

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

Música clássica é capaz de mudar a taxa de batimentos cardíacos tanto em pessoas saudáveis quanto em pacientes em estado vegetativo, sugerindo que ela pode afetar os sistemas neurais da emoção mesmo quando o pensamento consciente está ausente.
Leia mais...

Supernovas não produzem átomos pesados, diz estudo

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

Uma análise de um novo modelo computacional sugere que os "ventos" de partículas emanados do núcleo de supernovas não são os responsáveis pela criação dos átomos pesados, como chumbo e urânio.
Leia mais...

Na ausência de polinizador, planta se autofecunda após cinco gerações

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

A queda no número de espécies de polinizadores, como pássaros e abelhas, devido a doenças, mudanças climáticas e urbanização levou pesquisadores a perguntar o que aconteceria no processo reprodutivo de plantas que dependem desses animais.
Leia mais...

Cientistas australianos aumentam tamanho de camarão gigante

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

Cientistas australianos desenvolveram um método para satisfazer a demanda da população por camarões, uma das principais tradições do Natal local. Após dez anos de pesquisa, conseguiram, por meio de cruzamentos, criar uma variante maior de camarão-tigre-gigante (Penaeus monodon). E, mais importante, o novo camarão não perdeu nada em sabor.
Leia mais...

Matemático russo rejeita prêmio de US$ 1 milhão

Publicado em Quinta - 01 de Julho de 2010

O recluso matemático russo Grigory Perelman, que havia virado manchete há alguns anos por ganhar um prestigioso prêmio de matemática e recusá-lo, recusou oficialmente outro prêmio, informou nesta quinta (1) o instituto responsável pela premiação.
Leia mais...

Cachalote gigante de 12 milhões de anos se alimentava de outras baleias

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010

Cientistas descobriram no deserto peruano o maior fóssil de baleia cachalote já encontrado. Medindo entre 13 e 18 metros de comprimento e com dentes afiadíssimos de até 36 centímetros, o animal de 12 milhões de anos pode ter se alimentado de outras baleias.
Leia mais...
Cientistas criaram um
Cientistas criaram um "mapa da gravidade" terrestre, mostrando as diferentes influências desta força física ao redor

Cientistas fazem "mapa da gravidade" da Terra

Publicado em Terça - 29 de Junho de 2010 | por Jonathan Amos

O modelo, conhecido como geoide, define onde estão os níveis da superfície terrestre, esclarecendo se o sentido é "para cima" ou "para baixo".
Leia mais...

Visão: Cultivo de célula-tronco pode melhorar com associação de técnicas

Publicado em Terça - 29 de Junho de 2010 | por Eutrópia Turazzi

A nova técnica anunciada pelo Centro de Medicna Regenerativa Stefano Ferrari (Itália) para tratar queimaduras oculares a partir do cultivo em fibrina de célula-tronco do limbo (região entre a córnea e esclera – parte branca do olho), pode aumentar a recuperação da visão  se for associada ao procedimento feito com membrana amniótica, parte interna da placenta.
Leia mais...
Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa apresenta resultados dos trabalhos em parceria com o Reino Unido
Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa apresenta resultados dos trabalhos em parceria com o Reino Unido

Embrapa e instituição do Reino Unido reforçam cooperação técnico-científica

Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2010

O vice-presidente do Conselho de Pesquisa em Ciências Biológicas de Biotecnologia do Reino Unido, Steve Visscher reuni-se na última terça-feira, 22, com representantes da Embrapa visando avaliar a oportunidade de cooperação com instituições brasileiras, nas diversas linhas de atuação da Empresa.
Leia mais...