Publicidade

Publicado em Quarta - 15 de Abril de 2015

Descoberta histórica: cientistas podem ter encontrado caminho para a cura do Alzheimer

A perda da memória, a desorientação, a dificuldade de relacionamento e outros sinais de demência podem começar a deixar de ser um drama para muitos idosos que sofrem do mal de Alzheimer.

Leia mais...

Cápsula com suprimentos decola dos EUA rumo à Estação Espacial

Publicado em Quarta - 15 de Abril de 2015

A empresa SpaceX lançou na tarde desta terça-feira (14) o foguete Falcon 9 com a cápsula Dragon recheada de suprimentos para os astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional.

Leia mais...

Supertempestade em Saturno inicia com interação do vapor na atmosfera

Publicado em Terça - 14 de Abril de 2015

Uma vez a cada 20 ou 30 anos, uma supertempestade maior que a Terra atinge Saturno e seus anéis, oferecendo um espetáculo climático que dura meses, conhecido como as "tempestades brancas".

Leia mais...

Estado divulga dados da Dengue

Publicado em Sábado - 11 de Abril de 2015

Mato Grosso registrou 4.559 casos notificados de Dengue até a primeira semana do mês de abril. Em comparação com o ano de 2014, quando 5.357 casos foram notificados, houve uma redução de 14,88%. Sinop e Cuiabá são os municípios que apresentaram os maiores números de notificações, com 1.018 e 432 casos, respectivamente.

Leia mais...

SES promove palestra sobre gestão hospitalar

Publicado em Sábado - 11 de Abril de 2015

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) participaram da palestra “Rede de Atenção Hospitalar”, ministrada pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) Wilson Pollara. O encontro, que aconteceu na manhã de quinta-feira (10.04) no auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, teve o objetivo de discutir o fortalecimento da rede de atenção hospitalar no estado.

Leia mais...

Pesquisadores criam líquido à prova de balas

Publicado em Sábado - 11 de Abril de 2015

Leia mais...

Chile começa colheita de maconha para uso medicinal contra câncer

Publicado em Quarta - 08 de Abril de 2015

Cinco meses após o plantio, o Chile começou nesta terça-feira (7) a colheita dos primeiros 400 pés de maconha autorizados para uso medicinal, em um programa inédito que visa a aliviar a dor de 200 pessoas que lutam contra o câncer.

Leia mais...

Biólogos da UFSC acham menor flor de orquídea do mundo, com 0,5 mm

Publicado em Quarta - 08 de Abril de 2015

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriram em Florianópolisa menor flor de orquídea já identificada no mundo, com menos de meio milímetro. A descoberta foi catalogada e publicada na revista científica Systematic Botany, dos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.

Leia mais...

Cientista de Brasília cria sensor que acha câncer antes de sintoma surgir

Publicado em Terça - 07 de Abril de 2015

Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer.

Leia mais...

OMS estima que comida e água contaminadas matam 2 milhões de pessoas por ano

Publicado em Terça - 07 de Abril de 2015

No Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta terça-feira (7), a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou para a importância da segurança alimentar. A estimativa do órgão é que, todos os anos, 2 milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas.

Leia mais...