Publicidade

Eclipse total do Sol é visto em Palm Cove, na Austrália
Eclipse total do Sol é visto em Palm Cove, na Austrália

Região australiana vê 1º eclipse total do Sol em 1,3 mil anos; veja fotos

Publicado em Terça - 13 de Novembro de 2012

Milhares de pessoas assistiram nesta quarta-feira, no norte da Austrália, ao espetáculo do eclipse total do Sol, ocultado pela Lua, fenômeno incomum que só dura dois minutos. Usando óculos especiais, os espectadores acompanharam, filmaram e fotografaram a passagem da Lua diante do Sol, reduzido a um disco negro aureolado. "Os insetos e os pássaros se calam!", escreveu no Twitter Geoff Scott, um dos milhares de turistas "caçadores" de eclipses que viajaram para a Austrália para acompanhar o fenômeno, ocorrido pela última vez há 1.300 anos na região.
Leia mais...
Barata
Barata "Periplaneta americana", uma das estudadas na UFRJ

Pesquisadores brasileiros estudam enzimas de baratas para obter etanol

Publicado em Segunda - 12 de Novembro de 2012 | por Rafael Sampaio

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está estudando como usar baratas - mais precisamente enzimas especializadas no sistema digestivo delas - para ajudar na obtenção do etanol.
Leia mais...

Brasil lidera investimentos em pesquisa farmacêutica na A. Latina

Publicado em Quarta - 31 de Outubro de 2012

O Brasil lidera a pesquisa biofarmacêutica na América Latina, com investimentos nos últimos anos que permitiram ao país ser sede de importantes testes clínicos e levaram a um aumento significativo de publicações e patentes.
Leia mais...

Menino de 3 anos doa medula e salva vida de irmão de 5

Publicado em Sexta - 26 de Outubro de 2012

Um menino de três anos doou células de sua medula óssea ao irmão de cinco anos e salvou sua vida, de acordo com seus pais e com médicos argentinos. Com ajuda dos especialistas, os pais das crianças lhes explicaram como seria a intervenção médica e que um irmão ajudaria o outro a voltar para casa, após dias de hospital.
Leia mais...

Cientista brasileiro e Nobel de Física pesquisam superfluidos

Publicado em Sexta - 26 de Outubro de 2012

Vanderlei Bagnato, professor da Universidade São Paulo (USP), e Wolfgang Ketterle, ganhador do prêmio Nobel de Física em 2001 e professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), enfrentam juntos os desafios de uma área de fronteira da Física sobre a qual ainda pouco se conhece e que envolve termos como superfluidos, supercondutividade e condensado de Bose-Einstein. O projeto é financiado pela FAPESP e pelo MIT e foi selecionado em chamada lançada no âmbito de um acordo de cooperação entre as duas instituições
Leia mais...

Bactéria cem vezes mais fina que fio de cabelo conduz energia, diz estudo

Publicado em Sexta - 26 de Outubro de 2012

Cientistas da Universidade Aarhus, na Dinamarca, publicaram nesta quarta-feira (24) estudo na revista “Nature” que descreve uma nova bactéria encontrada no fundo do mar que funciona como um transmissor natural de correntes elétricas
Leia mais...
Yuxin sofre de cútis laxa, uma enfermidade do tecido conjuntivo na qual a pele se torna inelástica
Yuxin sofre de cútis laxa, uma enfermidade do tecido conjuntivo na qual a pele se torna inelástica

Chinesa de 1 ano sofre de doença rara de pele que a faz parecer idosa

Publicado em Sexta - 26 de Outubro de 2012

Uma menina de apenas um ano na China sofre de uma rara doença de pele que a faz parecer uma idosa. Acredita-se que Yuxin Xiaoli tenha cútis laxa, uma enfermidade do tecido conjuntivo na qual a pele se torna inelástica e fica suspensa frouxamente em dobras.
Leia mais...

Cientistas descobrem bactéria que conduz energia elétrica

Publicado em Quarta - 24 de Outubro de 2012

Uma bactéria transmissora natural de correntes elétricas foi descoberta no fundo do mar, por cientistas da Universidade Aarhus, na Dinamarca. Ela é 100 vezes mais fina que um fio de cabelo e com um centímetro de comprimento. O estudo sobre o assunto foi publicado dia 24 de outubro, na revista Nature.
Leia mais...

Buraco na camada de ozônio em 2012 foi 2º menor em 20 anos

Publicado em Quarta - 24 de Outubro de 2012

O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida, que se forma anualmente entre setembro e outubro, foi em 2012 o segundo menor em 20 anos devido a temperaturas menos frias, informou nesta quarta-feira a Agência Americana Oceanográfica e Atmosférica (NOAA). Sua superfície média foi de 17,9 milhões de km², detalhou a NOAA (na sigla em inglês), que estabelece estas medições graças a um satélite da Nasa.
Leia mais...