Estátua na Croácia mostra como seria neandertal
Estátua na Croácia mostra como seria neandertal

Estudo traz nova evidência de que humanos e neandertais tiveram filhos

Publicado em Sexta - 05 de Outubro de 2012 | por Tadeu Meniconi

Pesquisa publicada nesta quinta-feira (4) na revista científica “PLoS One" traz uma nova evidência de que os humanos modernos e os neandertais tiveram filhos uns com os outros
Leia mais...

Mutação faz roedoras arrancarem genitais de machos, diz estudo

Publicado em Sexta - 05 de Outubro de 2012

Uma mutação genética aguça o desejo sexual em camundongos fêmeas e provoca comportamentos agressivos, como a mutilação do órgão genital de machos, aponta estudo elaborado por cientistas da Universidade de Genebra e divulgado na última edição da revista "Current Biology".
Leia mais...

Cientistas afirmam ter encontrado novas espécies de animais no Peru

Publicado em Quarta - 03 de Outubro de 2012

Cientistas da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) afirmam ter encontrado novas espécies de animais em um santuário ao norte do Peru. Foram identificados um macaco de hábitos noturnos, um novo marsupial, várias espécies de roedores e um porco-espinho, além de três espécies de anfíbios. Apenas os anfíbios já foram descritos cientificamente.
Leia mais...

Estudo revela novo tipo de doença da tireoide no Brasil

Publicado em Segunda - 24 de Setembro de 2012

Uma pesquisa brasileira sobre um novo tipo de doença, a tireoidite química autoimune, foi aceita para publicação em um dos periódicos mais conceituados sobre imunologia, o Journal of Clinical Immunology. O estudo, da professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André (SP), Maria Angela Zaccarelli Marino, analisou, durante 15 anos, moradores da capital paulista e de quatro cidades do Grande ABC. Ao todo foram avaliados mais de 6 mil pacientes e o resultado sugere a descoberta do novo tipo de doença.
Leia mais...

OMS identifica vírus similar ao que matou 800 pessoas em 2002

Publicado em Segunda - 24 de Setembro de 2012

Um novo vírus pertencente à mesma família do vírus da Sars, que matou 800 pessoas no mundo em 2002, foi identificado na Grã-Bretanha em um homem que havia recentemente estado na Arábia Saudita, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão de saúde da ONU, que emitiu um comunicado por meio de seu sistema de "resposta e alerta global" no domingo, disse que exames no paciente, um homem do Catar de 49 anos, confirmaram a presença de um novo, ou recente, coronavírus.
Leia mais...

Trabalhar mais de 8 horas aumenta risco de morte, revela pesquisa

Publicado em Sábado - 22 de Setembro de 2012

Pesquisadores do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional avaliaram os resultados de diversos estudos realizados nos últimos 50 anos e descobriram que trabalhar por muito tempo pode aumentar de 40 a 80% as chances de uma doença no coração.
Leia mais...

Cientistas brasileiros desenvolvem método de diagnóstico da leucemia

Publicado em Domingo - 16 de Setembro de 2012

Um novo método desenvolvido por pesquisadores brasileiros e americanos permitirá mais rapidez e precisão no diagnóstico da leucemia e melhorará o monitoramento da resposta do organismo ao tratamento de quimioterapia. Participaram do estudo dois cientistas brasileiros do Centro de Terapia Celular (CTC) da Universidade de São Paulo (USP) e mais cinco dos institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
Leia mais...

Estudo pode ter descoberto como o cérebro envelhece

Publicado em Quarta - 12 de Setembro de 2012

Os cientistas conhecem bem o processo de envelhecimento da maioria das células - conhecido como "senescência celular". Contudo, naquelas células que não se dividem (como neurônios), pouco se sabe sobre como ocorre esse envelhecimento. Um novo estudo da Universidade de Newcastle indica que o processo é, na verdade, basicamente o mesmo.
Leia mais...
Felinos chegar a atingir 96,5 km/h em menos de três segundos; trata-se do primeiro mapeamento dos músculos do animal já
Felinos chegar a atingir 96,5 km/h em menos de três segundos; trata-se do primeiro mapeamento dos músculos do animal já

Pesquisadores desvendam técnica de corrida dos guepardos

Publicado em Sábado - 08 de Setembro de 2012

Pesquisadores japoneses mapearam pela primeira vez a distribuição dos músculos do corpo do guepardo, considerado o animal mais veloz do mundo (em terra). O objetivo é analisar como o mamífero consegue atingir velocidades recordes em pouco tempo.
Leia mais...