Publicidade

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010

Embrapa lança variedades de feijão para colheita mecanizada

Produtores de feijão terão mais opções para ampliar a produtividade da lavoura. A unidade Arroz e Feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu três cultivares com alto potencial produtivo e estrutura propícia para colheita mecanizada, reduzindo custos com mão-de-obra e garantindo maior segurança para o trabalhador rural. As sementes das cultivares BRS 9435 Cometa, BRS Estilo (grupo do carioca) e BRS Esplendor (grupo do preto) estão sendo distribuídas sem o pagamento de royalties para a empresa.
Leia mais...

Criadores se unem para promover o Pérolas da Raça, na Nacional do Dorper, em Uberaba (MG)

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010

Três importantes bases genéticas das raças Dorper e White Dorper trabalham em conjunto para fortalecer ainda mais a programação da 4° Exposição Nacional da Raça Dorper, que ocorre entre os dias 17 e 24 de outubro, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), simultaneamente ao XV Congresso Mundial da Raça Brahman. No dia 23 de outubro, às 21 horas, as cabanhas Dorper Campo Verde, VPJ Pecuária e Interlagos, promovem o Leilão Pérolas da Raça, com a oferta de 40 fêmeas de excelente caracterização racial, muito rústicas e de ótima habilidade materna. O evento contará ainda com a participação de convidados especiais, reunindo as melhores criações do Brasil.
Leia mais...

MDA/Incra investe na proteção da floresta e geração de renda nos assentamentos

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010

De olho na oportunidade das novas economias com bases sustentáveis, a Superintendência Regional do Incra no Amazonas, por meio da Divisão de Obtenção de Terras e o Serviço de Meio Ambiente, investirá até o fim do ano, cerca de R$ 220 mil reais em projetos que gerem lucro e protejam os recursos naturais.
Leia mais...
Expectativa inicial previa um cenário produtivo tranquilo à cotonicultura 09/10, mas a estiagem alterou cenário
Expectativa inicial previa um cenário produtivo tranquilo à cotonicultura 09/10, mas a estiagem alterou cenário

Algodão: Queda na safra estadual pode ser compensada pela cotação

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010 | por Marianna Perez

A quebra de produtividade na safra 09/10 de algodão, em Mato Grosso, poderá atingir índices de até 25%, mas os cotonicultores acreditam que as recentes altas sobre a cotação da pluma, motivada pela escassez da matéria-prima no mercado interno, poderá compensar o menor volume ofertado neste ciclo. A colheita está encerrada no Estado e coloca ponto final à temporada atual no Estado de grãos e fibras.
Leia mais...

Grupo de Trabalho da Embrapa discute ações de pesquisa com cana-de-açúcar

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

Nesta quinta-feira (16), foi realizada a 1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Cana-de-Açúcar (GT Cana) da Embrapa, na sala de reuniões da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), visando nivelar informações e documentos sobre os trabalhos de pesquisa da Empresa e de outras instituições, além de estabelecer estratégias de ação para os próximos meses.
Leia mais...

Faltam poucos dias para a 3ª Expo AgroRevenda, em Limeira (SP)

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

Nos dias 13 e 14 de setembro, Limeira (SP), será palco da única feira de negócios voltada ao varejo agropecuário, a Expo AgroRevenda – Feira de Produtos e Serviços para o Varejo Agropecuário,  que está em sua terceira edição.  O evento reunirá, em um único espaço lojistas agropecuários, cooperativistas e representantes da indústria de insumos, que juntos compõem um mercado expressivo, responsável pela movimentação de R$ 31 bilhões/ano. A mostra contará com a participação de 60 expositores e as inscrições seguem até o dia da mostra.
Leia mais...

Sociedade Nacional de Agricultura debate o mercado de orgânicos no Rio

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

A Sociedade Nacional de Agricultura participa, em Nova Friburgo, do seminário “Mercado Orgânico na Região Serrana do Rio de Janeiro”. O evento acontece no próximo dia 21 de setembro, com a organização do Planeta Orgânico e patrocínio do Sebrae-RJ.
Leia mais...
Seca é considerada a segunda pior, perdendo apenas para o fato registrado em 2005. Uma série de quatro décadas
Seca é considerada a segunda pior, perdendo apenas para o fato registrado em 2005. Uma série de quatro décadas

Estiagem prejudica navegação e escoamento dos grãos de MT

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Marcondes Maciel

A Amaggi e a Cargill, duas gigantes do agronegócio brasileiro, estão com dificuldades de navegação para transportar grãos mato-grossenses por meio do rio Madeira, no Amazonas, devido ao baixo nível de seu leito provocado pela seca prolongada nos últimos meses. Com o rio em nível crítico, as tradings estão sendo obrigadas a desviar a rota e até paralisar os embarques, como fez a Hermasa Navegação da Amazônia, empresa do grupo André Maggi, que deixou de carregar barcaças na semana passada temendo problemas como o encalhe das embarcações.
Leia mais...

IV Seminário de Cultura de Arroz de Terras Altas de MT será realizado na próxima semana em Cuiabá

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

O Estado de Mato Grosso, desde 1997, é o terceiro maior produtor de arroz, sendo assim, uma produção de suma importância no equilíbrio do abastecimento e na garantia da segurança alimentar dos brasileiros. Por tanto, merece reconhecimento e debates relacionados a sua sustentabilidade e produção.  Desta forma os órgãos que compõem a cadeia produtiva de arroz no Estado realizarão no dia 24 de setembro o IV Seminário de Cultura de Arroz de Terras Altas do Estado de Mato Grosso, das 8h às 16h30, no Auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) em Cuiabá.
Leia mais...

Largada do plantio de soja em MT só espera as chuvas

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Alexandre Inácio

Terminou no dia 15 de setembro em Mato Grosso o vazio sanitário para o plantio de soja no Estado. Com isso, o cultivo do grão passa a depender apenas do início da temporada de chuvas, que está prevista apenas para outubro.
Leia mais...