Publicidade

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010

Pesquisadora da Embrapa alerta para os riscos do uso de sementes piratas

Com a proximidade do período chuvoso e do início do plantio de determinadas culturas, a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caroline Jácome Costa, faz um alerta ao produtor: a importância de se utilizar sementes certificadas. “A opção pelas sementes de qualidade superior deve ser o ponto de partida para a sustentabilidade do agronegócio. Semente pirata é um barato que sai caro. A utilização de sementes certificadas é uma questão de qualidade”, afirma.
Leia mais...

Feira do Mel começa na hoje em Sorriso

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010

Nesta quinta e sexta-feira (dias 09 e 10) será realizada a V Feira do Mel de Sorriso, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e pela Associação de Apicultores de Sorriso. A Feira será na Praça da Juventude com entrada franca para toda a comunidade. O objetivo é difundir o mel como alimento nutritivo, saboroso, saudável e 100% orgânico e sustentável.
Leia mais...

Área de arroz reduz 12% em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2010 | por Leandro J. Nascimento

O último boletim da safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento apontou que a lavoura de arroz vem crescendo em produtividade, embora, a expansão da área encontre dificuldades pela falta de terras apropriadas à cultura, situadas próximas de mananciais suscetíveis a tomadas de água ou derivações para utilização na irrigação, uma vez que a maior parcela da produção vem do arroz irrigado.
Leia mais...

Preço do milho de MT para exportação apresenta alta tímida

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010 | por Alex Fama

Os preços do milho em Mato Grosso para a exportação apresentam uma alta tímida nos últimos meses. No mês de julho, a média do preço, nas cidades acompanhadas pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), foi de R$ 9,90 a saca. Já em agosto, o valor desta saca subiu para R$ 10,35.
Leia mais...

Soja e milho de MT sob risco devido a falta de chuva

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010

A pouco mais de uma semana para o início da temporada de plantio de soja – ciclo 2010/11 – os produtores de Mato Grosso acendem a luz amarela no campo ante a iminência de um novo evento de La Niña, quando ocorre um processo de resfriamento das águas do Oceano Pacífico, provocando alterações climáticas e retardando a ocorrência de chuvas a partir da primavera. A primeira conseqüência do fenômeno é o atraso no plantio de soja e, consequentemente da safrinha de milho.
Leia mais...

MDA/Incra recebe posse de imóvel rural no Tocantins

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2010

O Incra em Tocantins recebeu a posse de mais um imóvel rural para criação de novo assentamento. A imissão na posse da Fazenda Agropecuária Estrela, localizada nos municípios de Talismã e Alvorada, ocorreu dia 1º de setembro. 
Leia mais...

Produtores de MT apostam na comercialização antecipada de soja

Publicado em Segunda - 06 de Setembro de 2010

Agricultores de Mato Grosso estão apostando mais na comercialização antecipada de soja. O volume negociado entre 1º de junho e 31 de agosto é 6% superior ao que foi vendido na mesma época do ano passado.
Leia mais...

Colheita da safra 2009/10 de algodão está finalizada em MT

Publicado em Sábado - 04 de Setembro de 2010 | por Marcondes Maciel

Motivo de preocupação para muitos, a estiagem acabou favorecendo o trabalho de colheita da safra 2009/10 de algodão, que está finalizada em Mato Grosso. Os analistas avaliam que o clima seco “permitiu o bom desempenho das máquinas no campo” e, apesar do incremento de 7,12% na área plantada, os trabalhos encerraram com uma semana de antecedência em relação à safra passada.
Leia mais...

Agricultores familiares podem se proteger contra estiagem causada pelo La Niña

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2010

Os agricultores familiares da região Centro-Sul do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul) poderão ser afetados pelo fenômeno climático La Niña na safra que está sendo plantada.
Leia mais...

Empaer realiza pesquisa com trigo irrigado em Tangará da Serra

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2010 | por Rosana Persona

No Campo Experimental da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Tangará da Serra, aconteceu a visita técnica para trigo irrigado apresentando as Unidades Demonstrativas (UD) implantadas com as variedades BRS 264, BRS 254 e Guamirim. O evento contou com a participação de 70 pessoas, entre estudantes, produtores rurais, profissionais de assistência técnica e extensão rural e outros.
Leia mais...