Publicado em Sexta - 25 de Março de 2011

Começa colheita da super safra de grãos nos Cerrados do Piauí

Nos Cerrados piauienses foram plantados nesta safra cerca de 400 mil hectares. Centenas de máquinas de última geração roncaram cedo na manhã de domingo (20), na Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus, a 635 quilômetros de Teresina, marcando o início da colheita de grãos, principalmente soja, em vasta região dos Cerrados piauienses.
Leia mais...

Produção de soja é alta na terra do café

Publicado em Sexta - 25 de Março de 2011

PR - Com uma área de 2.340 ha plantados no município e uma produção estimada em 3.000 kg/ha, os produtores de soja em Altonia (PR) estão mais do que satisfeito com a produção alcançada esse ano.
Leia mais...

USDA anuncia a venda de 105 mil toneladas de soja em grão

Publicado em Sexta - 25 de Março de 2011

Os exportadores privados norte-americanos reportaram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a venda de 105 mil toneladas de soja em grão para destinos não revelados, a serem entregues na temporada 2011/12.
Leia mais...

Representantes da Fruticultura definem estratégias para os próximos quatro anos

Publicado em Sexta - 25 de Março de 2011

Ampliar as ações e integrar os elos da cadeia produtiva para garantir a qualidade do produto ao consumidor final; fazer levantamentos de custos, estoques e preços; e elaborar plano de marketing para o mercado interno e externo. Estes são alguns dos temas incluídos na agenda estratégica da fruticultura para os próximos quatro anos, apresentada nesta quarta-feira (23/3) pelo presidente Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Câmara Setorial de Fruticultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Prado.
Leia mais...

Lucas R. Verde gera 459 novos empregos

Publicado em Sexta - 25 de Março de 2011 | por Karoline Kuhn

Os diferentes setores da economia luverdense começaram o ano gerando mais empregos, com saldo de 459 funcionários contratados a mais, somente em janeiro, resultado de 1.297 admissões e 838 desligamentos. Os dados acabam de ser divulgados pelo governo federal e são de contratações formais (carteiras assinadas). Ainda não foram disponibilizados os resultados de fevereiro em Lucas.
Leia mais...

Iniciativa oferece bolsas a mestrando e doutorando

Publicado em Sexta - 25 de Março de 2011

O Fundo de Apoio à Cultura da Soja (FACS), juntamente com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) criaram o programa Agrocientista. A iniciativa tem como objetivo conceder bolsas de estudos a estudantes de Mestrado e Doutorado da UFMT, que estejam desenvolvendo trabalhos acadêmicos em temas de interesse dos produtores de soja e milho do estado de Mato Grosso.
Leia mais...

Agricultores Familiares têm perdas abaixo de 1% na Safra 2010/2011

Publicado em Sexta - 25 de Março de 2011

Uma ótima notícia para a agricultura familiar brasileira. Apesar do fenômeno La Niña, os agricultores familiares vêm obtendo uma boa safra na maior parte dos estados brasileiros. As Comunicações Ocorrência de Perdas (COP) feita por agricultores a bancos e agentes financeiros do Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura Familiar (Pronaf) até o momento é de apenas 0,7% na safra 2010/2011.
Leia mais...

ACRIMAT: a real situação das pastagens de MT

Publicado em Quarta - 23 de Março de 2011

Cuiabá (MT), 23 de março de 2011 – A Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso – apresenta amanhã (24), às 14h, durante coletiva com a imprensa, o levantamento realizado com 495 pecuaristas sobre a real situação das pastagens em Mato Grosso.
Leia mais...

Cultivo controlado assegura ata com maior qualidade

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011

Produção alia quantidade e qualidade, preservando o meio ambiente com menor uso de agrotóxico na cultura. Limoeiro do Norte. O equilíbrio entre o menor uso de meios químicos e a maior presença de ferramentas biológicas, aliado a pesquisas, tem proporcionado o sucesso na produção qualificada de ata na Chapada do Apodi, neste Município.
Leia mais...

Sema e Empaer realizam curso de agroecologia em Sinop

Publicado em Terça - 22 de Março de 2011 | por ROSANA PERSONA

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam, nos dias 24 e 25 de março, o curso de Agroecologia, no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). O evento tem como objetivo a capacitação de técnicos em sistemas agroecológicos, incentivando o desenvolvimento de práticas agrossilvipastoris com a aplicação na agricultura familiar. O curso será realizado no Centro de Pesquisa da Empaer.
Leia mais...