Publicidade

Publicado em Quinta - 03 de Março de 2011 | por Karoline Kuhn

Sorriso: Sindicato prevê aumento na produção da soja

Pelo menos 45% dos aproximadamente 600 mil hectares destinados para a safra 2010/11 de soja já foram colhidos em Sorriso, segundo o presidente do Sindicato Rural, Elso Pozzobom. "Agora estamos no forte da colheita, precisaríamos de sol, só isso, mas a chuva está de arrasto. A preocupação é com a qualidade do grão que será colhido daqui para frente", destacou ao Só Notícias
Leia mais...

Empaer e produtores rurais testam novas cultivares de feijão em 13 municípios

Publicado em Quinta - 03 de Março de 2011 | por Rosana Persona

Vinte Unidades Demonstrativas (UDs) de feijoeiro comum para a agricultura familiar são instaladas no Estado. O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Valter Martins de Almeida, visitou 13 municípios e disponibilizou para a semeadura 15 cultivares de feijão dos grupos comerciais carioca, preto, roxo, mulatinho e manteigão. O objetivo do trabalho é a recomendação de novas cultivares e a transferência de tecnologia. As UDs estarão prontas ainda no início de março.
Leia mais...

Agricultores terão prazo maior para renegociar empréstimo

Publicado em Sexta - 25 de Fevereiro de 2011

As instituições financeiras estão autorizadas a prorrogar o vencimento das operações de Empréstimos do Governo Federal (EGF) de arroz, da safra 2009/2010, por até 180 dias. A resolução aprovada nesta quinta-feira pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
Leia mais...

Safra de soja em MT teve 34 focos de ferrugem asiática

Publicado em Quarta - 23 de Fevereiro de 2011 | por Alex Fama

Mato Grosso teve o registro de 34 ocorrências de ferrugem asiática na safra 2010/11. Todos os casos detectado e confirmados aconteceram em janeiro.
Leia mais...

Diretores de entidades européias conhecem em Mutum produção certificada

Publicado em Quarta - 23 de Fevereiro de 2011 | por Marcio Uhde

Os diretores do International Sustentability & Carbon Certification (ISCC), Norbert Schmitz e Gernot Klepper, estiveram hoje no complexo agrícola de uma indústria de biodiesel, a cerca de 90km da cidade, que faz parte projeto piloto MutumGap. A área tem tem 8 mil hectares, sendo totalmente preservadas as APPs (áreas de proteção permanente) e reservas florestais legais, além de desenvolver suas atividades agrícolas, de acordo com as especificações da legislação ambiental.
Leia mais...

1º Encontro Internacional de Tecnologia da Raça Senepol será realizado em Rondonópolis

Publicado em Sábado - 19 de Fevereiro de 2011

Pela primeira vez, acontecerá no dia 04 de março em Rondonópolis (há 220 km de Cuiabá/MT), um encontro que difundirá tecnologias da raça bovina Senepol. O evento terá participação de um grupo de africanos interessados nos produtos que são desenvolvidos pela Senepol Água Limpa, considerada maior criatório da raça no mundo.
Leia mais...

Arroz cultivado na China contém metais pesados, diz relatório

Publicado em Quarta - 16 de Fevereiro de 2011

 Mais de 10% do arroz produzido na China --hoje a segunda maior economia mundial-- está contaminado por metais pesados decorrentes da poluição e da rápida industrialização do país.
Leia mais...

Sorriso: Exporriso terá mais de 100 expositores

Publicado em Terça - 15 de Fevereiro de 2011 | por Karoline Kuhn

Aproximadamente 115 empresas, de diferentes setores econônicos, devem marcar presença na Exporriso, que será realizada entre os dias 11 e 15 de maio, no CTG. O presidente Darci Sganderla disse, ao Só Notícias, que  a relação dos participantes deverá ser finalizada nos próximos dias.
Leia mais...

Mato Grosso tem maior valor de produção agrícola, diz governo

Publicado em Terça - 15 de Fevereiro de 2011

Mato Grosso é o Estado que terá maior crescimento no Valor Bruto da Produção agrícola, este ano, com aumento de 55,4%. O estudo foi divulgado hoje pelo Ministério da Agricultura. Somente na cultura de algodão, o Estado terá crescimento de 133% em relação à safra passada. "Os preços estão bons para o produtor e a safra será a melhor da história, no caso do algodão. E, como o estado é o maior produtor da pluma no país, acabou sendo beneficiado", explicou o coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura e responsável pelo estudo, José Garcia Gasques.Gasques. O Valor Bruto de Produção estimado para Mato Grosso é de R$ 31,6 bilhões para todas as culturas.
Leia mais...

Colheita da soja avança; falta caminhão e frete encarece no Nortão

Publicado em Segunda - 14 de Fevereiro de 2011 | por Alexandre Alves

 A medida que a colheita da soja avança nas regiões norte e médio norte de Mato Grosso, um antigo problema para os produtores da oleaginosa volta à cena: a falta de caminhões e o consequente aumento no preço do frete. E neste ano a tendência é o sojicultor pagar mais caro ainda para levar os grãos aos portos de Santos e Paranaguá, já que a produtividade por hectare está sendo boa.
Leia mais...