Publicidade

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011

Incidência de soja louca II diminui no Mato Grosso

A incidência da soja louca II – um distúrbio que impede a maturação da planta – nas lavouras de Mato Grosso diminuiu em relação à safra passada. Mesmo assim, a preocupação com a anomalia, que compromete a produtividade das plantações, é grande.
Leia mais...

Certificação de Sementes será tema de Dia de Campo em MT

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011

O Sistema de Certificação de Sementes Brasileiro será amplamente debatido, no próximo dia 28 de janeiro, durante o Dia de Campo da Fundação Pró-Sementes, na Fazenda Santo Antônio, em Campo Verde (140 km de Cuiabá-MT).   Na área de dez hectares onde será realizado o evento existem ensaios de pré e pós-controle, e os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de certificação de sementes.
Leia mais...

Volume de chuvas é maior em janeiro e alerta deve ser redobrado contra a ferrugem asiática

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011

A proliferação da ferrugem asiática nas lavouras de soja mato-grossense já pode ser maior do que os quatro casos confirmados até o momento no estado. O alerta é da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT). “Até dezembro não presenciamos chuvas no estado, mas agora em janeiro as precipitações aumentaram bastante”, alerta o presidente da entidade, Glauber Silveira, ao pedir para que os produtores não baixem a guarda no monitoramento da doença.
Leia mais...

Ovinocultura na mira de investidores

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2011

O Brasil concentra um rebanho de 16 milhões de ovinos, segundo o IBGE, quantidade insuficiente para atender o consumo interno. Até pouco tempo, os produtores enfrentavam amarga concorrência externa, principalmente do Uruguai, de onde era importada mais de 80% da carne de cordeiro consumida no Brasil. Depois que conquistou mercados de melhor remuneração, o país vizinho redirecionou grande parte de sua produção, abrindo uma enorme lacuna no mercado brasileiro.
Leia mais...

Vai começar Dias de Campo 2011 da Fundação MT

Publicado em Terça - 18 de Janeiro de 2011

Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, entram em campo nas principais regiões produtoras de soja de Mato Grosso para “Semear o Presente com o Olhar no Futuro”. No próximo dia 20 (quinta-feira) começam os Dias de Campo 2011 Fundação MT. Produtores rurais de Sapezal serão os primeiros a receber informações tecnológicas para o agronegócio. 
Leia mais...
Colheita deverá ser intensificada no final deste mês, mas há preocupação em relação as chuvas de verão
Colheita deverá ser intensificada no final deste mês, mas há preocupação em relação as chuvas de verão

Colheita segue atrasada em Mato Grosso

Publicado em Sábado - 15 de Janeiro de 2011 | por Marianna Peres

A colheita da safra de soja 10/11, em Mato Grosso, finaliza a primeira quinzena do ano em ritmo aquém ao registrado em igual período do ano passado. Conforme novo boletim de acompanhamento de colheita do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas 0,7 da área plantada – mais de 6,21 milhões de hectares – estavam colhidos até o dia 13 deste mês. Comparando com o registrado há um ano, há um atraso de 2 pontos percentuais (p.p.).
Leia mais...

Chuvas no campo: Pontos de MT podem receber mais de 100mm

Publicado em Sábado - 15 de Janeiro de 2011

As chuvas que têm castigado alguns pontos do país seguem com força. Segundo a previsão, o fim de semana promete pancadas em pontos isolados dos maiores produtores nacionais de grãos.
Leia mais...

Chuva atrasa plantio de algodão no estado

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011

O plantio de algodão chega a 68% da área total em Mato Grosso. De acordo com os levantamentos do Imea 68% da área total de algodão Mato-grossense já está plantada. Em boa parte do Estado, os trabalhos de colheita de soja já estão acontecendo, mas as chuvas dos últimos dias têm segurado o plantio do algodão 2ª safra.
Leia mais...

Colheita de soja em MT ocorre de forma mais lenta do que na safra anterior

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011

Agricultores de Mato Grosso já iniciaram a colheita das lavouras de soja. Nas plantações mais precoces, a movimentação das máquinas é grande. Nas outras, nem sinal das colheitadeiras. Cenários opostos que retratam a dimensão da sojicultura no Estado.
Leia mais...

Produtores de milho devem aderir a venda futura em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011

Produtores de Mato Grosso devem estrear na venda futura de milho nesta safra. O sistema, que não era utilizado nesta cultura, ao contrário da soja, reflete um cenário positivo para o plantio do cereal, cujo preço está elevado.
Leia mais...