Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Marcondes Maciel

MT: Atividade de confinamento de boi cai em 2010

A atividade de confinamento de boi em Mato Grosso este ano deverá apresentar queda de 7,03% em relação aos números de 2009, informou ontem o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) durante o 6º Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) realizado no Centro de Eventos do Pantanal. De acordo com levantamento de intenção de confinamento divulgado ontem, em 2010 deverão ser confinados 593,190 mil animais, contra 637,983 mil no ano anterior. Segundo o gestor do Núcleo de Análise e Conjuntura do Imea e responsável pela pesquisa, Otávio Celidonio, a queda se deve a dois fatores básicos: falta de um planejamento antecipado do produtor para este ano e alto custo do boi magro.
Leia mais...

Mato Grosso perde a liderança de maior produtor nacional de grãos para o PR
Mato Grosso perde a liderança de maior produtor nacional de grãos para o PR

MT perde a liderança na produção de grãos

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Jonas Jozino

Mato Grosso está perdendo o posto de primeiro lugar na produção de grãos para o Estado do Paraná. É o que informa uma projeção feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a safra recorde de 2010. Segundo o instituto, Mato Grosso que atualmente é o líder de produção nacional de grãos irá colher 19,7 milhões de toneladas, 1,5 pontos percentuais a menos que o Paraná, com a previsão de colheita de 21,2 milhões de toneladas produzidas.

Leia mais...

Frete em Mato Grosso é três vezes mais caro que nos Estados Unidos

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Venílson Ferreira

O custo de transporte da soja no norte de Mato Grosso até os portos é três vezes superior ao frete pago pelos produtores do Estado americano de Iowa. Os cálculos foram feitos pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os produtores que estão em Sorriso (MT), que fica a 2.282 km do Porto de Paranaguá (PR), têm um custo de US$ 97 por tonelada de soja transportada por rodovia.
Leia mais...

ALL promete cumprir acordo e eliminar gargalo da produção em MT

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por José Maria Tomazela

Quando os trilhos da Ferronorte atingirem Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, a 202 km de Cuiabá, terá sido mais um passo para eliminar um dos principais gargalos à expansão agrícola do Centro-Oeste. A região fica muito longe dos portos e não tem estradas para escoar a produção. O caminhão é o meio mais usado para levar os produtos ao navio, mas a viagem é um risco contínuo e o frete é caro. A ferrovia só agora avança na direção das grandes áreas de cultivo. A concessionária America Latina Logística (ALL) investirá R$ 1 bilhão nessa expansão ferroviária.
Leia mais...

Câmara Técnica discute produção de trigo em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Cristiane Celina

A 2ª Reunião da Câmara Técnica do Trigo, neste ano de 2010, foi realizada na manhã desta quinta-feira (06.05) para discutir a problemática enfrentada pelo segmento e implantar soluções que garantam a efetividade do setor produtivo da triticultura em Mato Grosso. Hoje Mato Grosso conta com uma inexpressiva produção de trigo, mas o Brasil consome de 5 a 6 milhões de toneladas/mês e a maior parte do trigo que utilizamos vem da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Leia mais...

Embrapa divulga agricultura de precisão

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Brás Henrique

Desde dezembro de 2009, a Embrapa realiza, em 19 centros de pesquisa, espalhados pelo País, a Rede de Agricultura de Precisão. Essa rede deverá ter, em quatro anos, um levantamento detalhado do que é feito nessa área em propriedades rurais brasileiras. "Nosso objetivo, com a rede, é promover a agricultura de precisão como a tecnologia que pode trazer mais benefícios econômicos ao agricultor e gerar menos danos ao ambiente", diz o coordenador da rede, o pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos (SP).
Leia mais...

Touro nelore é o 1º a ter genoma sequenciado

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010

O primeiro zebuíno nelore do mundo a ter o genoma sequenciado foi o touro 7308 PO Perdizes, da Fazenda Perdizes, de Campo Grande (MS). O sequenciamento foi realizado pela Genoa Biotecnologia e pela Universidade de Alberta, no Canadá.
Leia mais...

Mais quatro editais para a estruturação da cadeia produtiva da pesca e aquicultura

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está lançando quatro editais de licitação com o objetivo de fomentar ações de desenvolvimento e estruturação do setor pesqueiro nacional. A concorrência será voltada para entidades representativas de pescadores e aquicultores e disponibilizará bens e serviços para a atividade pesqueira.
Leia mais...
Rui Prado, presidente da Famato: objetivo é garantir a rentabilidade da produção em MT
Rui Prado, presidente da Famato: objetivo é garantir a rentabilidade da produção em MT

Começa em Cuiabá 6ª edição do Enipec 2010

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010

Começou ontem, no Centro de Eventos do Pantanal o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária – Enipec 2010. No roteiro, debates em torno do novo Código Florestal Brasileiro, do clima e sustentabilidade e dos desafios da agropecuária, ao lado de discussões técnicas relativas a nove cadeias produtivas de carnes. A abertura do evento aconteceu às 19h, no auditório integrado (Piso da Terra), com a presença de autoridades e produtores, entre outros convidados e participantes.
Leia mais...

Pecuaristas de MT comemoram redução do ICMS para 4%

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010

Foi aprovada pela a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Lei nº 9.349 de 30 de abril de 2010, que autoriza o governo do Estado a reduzir a base de cálculo na saída interestadual de gado mato-grossense em pé, de 7% para 4% do valor da operação em todos os municípios mato-grossenses, uma redução de 42,86%. ‘Essa iniciativa mostra a sensibilidade por parte do governo do Mato Grosso e dos deputados estaduais que entenderam a necessidade de tornar o setor mais competitivo’, comemorou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat, Luciano Vacari.
Leia mais...