Publicado em Terça - 06 de Abril de 2010

Pecuaristas conhecem comércio eletrônico de gado

O novo sistema de comercialização de gado bovino foi apresentado na tarde desta terça-feira (6) para pecuaristas e donos de frigoríficos de Mato Grosso por representantes da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), controlada pela BM & FBovespa. Chamado “Venda e Compra Eletrônica de Carne Bovina”, o novo sistema via internet foi criado para garantir segurança ao produtor, que só terá a mercadoria retirada do curral mediante pagamento, e também à indústria, que poderá programar o abate.
Leia mais...

MT: na contramão de soja e milho, estimativas para algodão são de baixa

Publicado em Segunda - 05 de Abril de 2010 | por Leandro J. Nascimento

A nova estimativa de safra do algodão divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária apresentou variação negativa nos quesitos área plantada e produção em caroço. No tocante à produtividade os mesmos índices foram mantidos. A situação desta cultura mostrou-se inversa a da soja e milho cujas projeções são positivas.
Leia mais...

Unidades testam materiais genéticos para produção de trigo de sequeiro em MT

Publicado em Segunda - 05 de Abril de 2010 | por Rosana Persona

Para acompanhar as mudanças climáticas e verificar a melhor época de plantio, o Programa de Apoio a Cultura do Trigo (Protrigo), instalou três Unidades de Observação (UO) e um campo experimental com materiais genéticos de trigo de sequeiro. O extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro comenta que os testes serão destinados a materiais genéticos classificados para produção de pão, massas e farinhas consideradas nobres.
Leia mais...

6ª Expopec incentiva cadeia produtiva da Agricultura Familiar em MT

Publicado em Segunda - 05 de Abril de 2010

Este ano a 6ª Exposição de Pequenos Animais do Estado de Mato Grosso (Expopeq 2010), e a 4ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar será realizada no período de 07 a 11 de abril de 2010, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, O evento, promovido pela Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), Sindicatos Rurais, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder-MT), a prefeitura de Cuiabá, a Associação dos Criadores de Mato Grosso, (Acrimat), e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, (Acrismat), e contará com a presença de representantes do setor produtivo.
Leia mais...
Se plantio fosse iniciado hoje, estaria cerca de 9% a 5% mais barato - em relação a 09/10 - em Campo Verde e Sorriso
Se plantio fosse iniciado hoje, estaria cerca de 9% a 5% mais barato - em relação a 09/10 - em Campo Verde e Sorriso

Safra 10/11: Plantio pode ficar mais barato em MT

Publicado em Domingo - 04 de Abril de 2010 | por Marianna Peres

A atual temporada mal terminou e os sojicultores mato-grossenses, os primeiros a plantar a nova safra brasileira do grão, já se mobilizam para planejar o ciclo 10/11. Ainda sem um denominador comum sobre lucros versus prejuízos e o desempenho da produtividade média das lavouras em 09/10, os produtores começam a descobrir quanto vai custar a nova safra. Se o plantio fosse iniciado hoje parte dos custos de produção seguiriam sem grandes alterações.
Leia mais...

Produção recorde de soja derruba preços e reduz rentabilidade

Publicado em Sábado - 03 de Abril de 2010

A safra recorde dos principais países produtores de soja fez o preço do grão despencar neste ano e, até agora, jogou um balde de água fria no ritmo de atividade dos municípios brasileiros que têm o grão como a base da economia local.
Leia mais...

Expopeq 2010 será lançada no dia cinco de abril em Cuiabá

Publicado em Sábado - 03 de Abril de 2010

A 6ª Exposição de Pequenos Animais (Expopeq 2010) será lançada oficialmente no dia 5 de abril às 8h30, no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O evento, promovido pela Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), Sindicato Rural, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), contará com a presença de representantes do setor produtivo, parlamentares e entidades parceiras.
Leia mais...

MT mantém liderança em volume de abate em 2009

Publicado em Quarta - 31 de Março de 2010

Mato Grosso se manteve como o principal estado brasileiro, em volume de bovinos abatidos no ano passado. O total estadual representou 14,20% de toda a produção nacional feita pelos estabelecimentos fiscalizados. São Paulo ficou como segundo estado (12,5% do total). Em 2009, no Brasil, foram abatidas 27,975 milhões de cabeças de bovinos, quantidade 2,5% menor que a de 2008.
Leia mais...

Crise na Pecuária: 1ª parcela deve ser paga hoje

Publicado em Quarta - 31 de Março de 2010

Leia mais...

Processamento de suínos no Estado cresce 43%

Publicado em Quarta - 31 de Março de 2010 | por Jonas da Silva

Se a bovinocultura de corte vive momento de recuperação em termos de abate de animais, a suinocultura e a avicultura têm tido ampla demanda no Estado de Mato Grosso, conforme revelam os dados da pesquisa do IBGE. O abate de suínos no Estado aumentou em 43,1% entre 2008 e 2009 e o de frangos em 18%. O abate de suínos saiu de 1,059 milhão de cabeças há 2 anos para 1,516 milhão no ano passado. Já em aves, os abates registravam 127,345 milhões em 2008 e saltaram para 150,321 milhões no ano passado.
Leia mais...