Publicado em Terça - 04 de Janeiro de 2011 | por Marcondes Maciel

Soja 10/11: Mato Grosso inicia ano com colheita

A maior safra de soja da história de Mato Grosso, que pode chegar a 19 milhões de toneladas, segundo projeção da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), já começou a ser colhida em algumas regiões do Estado. Sapezal e Campos de Júlio, na região oeste, e Sorriso e Ipiranga, no médio norte, largaram na frente e iniciaram a colheita dos primeiros talhões do ciclo 2010/2011. O maior atraso este ano ficará por conta das regiões sul e leste, que iniciaram o plantio mais tarde devido à estiagem prolongada e só devem começar a colher a partir do próximo dia 20.
Leia mais...
Faltou chuva, mas não empenho do sojicultor mato-grossense que mantém tradição de ser o primeiro a colher no Brasil
Faltou chuva, mas não empenho do sojicultor mato-grossense que mantém tradição de ser o primeiro a colher no Brasil

Sojicultor deve estar atento e fazer o monitoramento diário
Sojicultor deve estar atento e fazer o monitoramento diário

Ferrugem: Incidência da doença é zero nesta safra, frisa a Aprosoja

Publicado em Quinta - 30 de Dezembro de 2010 | por Marcondes Maciel

Considerada o terror do sojicultor mato-grossense nas últimas safras e uma das responsáveis pelo aumento dos custos de produção, a ferrugem asiática da soja está sob controle – até o momento -, em Mato Grosso, na safra 10/11. Em 2009, nesta mesma época do ano, vários focos já tinham sido confirmados.
Leia mais...

Combate às pragas deverá aumentar custo de produção

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010

Os agricultores de Mato Grosso terão que gastar mais para controlar o ataque de pragas nas lavouras de soja. Desta vez o que preocupa não é o preço do produto, mas sim a média de aplicações, que deve dobrar em relação à safra passada.
Leia mais...

Bunge prevê preços de grãos ainda voláteis em 2011

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010

Os preços de grãos, que já estão nos patamares mais altos em dois anos, tendem a subir mais no próximo ano até se normalizarem em 2012, disse o presidente da Bunge ao "Financial Times".
Leia mais...

Transgênicos já são 67% da área plantada com soja, milho e algodão

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Anay Cury

A redução dos custos de produção e o aumento da demanda têm incentivado a utilização de sementes transgênicas por produtores de soja, milho e algodão - as únicas três commodities do país em que a modificação genética pode ser utilizada - em quase todos os estados. De acordo com dados do setor, o crescimento da adesão à tecnologia tem crescido em ritmo acelerado desde que o plantio foi autorizado no país. 
Leia mais...

Escoamento da safra 2010/2011 deve custar até 15% mais caro

Publicado em Segunda - 27 de Dezembro de 2010

O escoamento da safra 2010/2011 deve custar até 15% mais caro para os produtores e esmagadores de grãos de Mato Grosso a partir de janeiro. O aumento é comum no período em que a colheita e o embarque dos produtos são intensificados. No ano que vem não só os custos de viagem vão ser levados em conta. Um outro fator também contribui para este aumento: a falta de mão-de-obra para esse tipo de transportes.
Leia mais...

Anomalia está confirmada na soja em MT

Publicado em Quinta - 23 de Dezembro de 2010 | por Marcondes Maciel

Se antes eram apenas sintomas, agora são casos praticamente confirmados da anomalia que vem causando pânico entre os produtores de Mato Grosso: a soja louca II. Ontem, o gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, confirmou ao Diário que todos os sintomas apontam a existência da doença em lavouras mato-grossenses, localizadas nos municípios de Sorriso (maior produtor de soja do mundo), Cláudia e Vera. “A soja louca II está se confirmando em nosso Estado”, afirmou Nery, lembrando que o estudo das amostras, realizado pela Embrapa-Soja de Goiânia, está em sua fase final e “as análises estão quase 100% concluídas”.
Leia mais...

Milho: Mercado espera por mais uma produção recorde no Estado

Publicado em Quarta - 22 de Dezembro de 2010 | por Marianna Peres

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safrinha do milho no Estado se encerra sob um enigma: “a incerteza entre o papel de estrela e vilã na produção de milho brasileiro é cada ano mais difícil de decifrar em Mato Grosso. O ano 2010 se encerra marcado pelo plantio de uma área recorde, o que resultou também em uma produção de enlouquecer produtores e órgãos federais”.
Leia mais...

Soja: preços apresentaram grandes oscilações durante o ano

Publicado em Segunda - 20 de Dezembro de 2010 | por Alex Fama

O mercado interno matogrossense apresentou oscilações significativas no preço da soja durante o ano. Os preços menos atrativos para os produtores foram registradas durante os trabalhos de colheita. Já os preços mais significativos começaram a vigorar a partir do segundo semestre. Os valores encontrados neste período chegaram a 44% maior que no início do ano.
Leia mais...

Preço do algodão em MT estimula expansão de área em 65%

Publicado em Segunda - 20 de Dezembro de 2010

O plantio de algodão iniciou neste mês de dezembro em Mato Grosso, sob um clima de grande otimismo. Os preços recordes da pluma devem estimular os produtores a aumentar em cerca de 65% a área plantada com a cultura nesta safra que começou no Estado, em relação à safra anterior. Com isso, a área plantada com algodão deve chegar a cerca de 700 mil hectares. Uma das preocupações, no entanto, é a má distribuição e irregularidade das chuvas no sul de Mato Grosso, com condições ruins para o plantio.
Leia mais...