Publicidade

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Leandro J. Nascimento

Conab aponta redução de 3% na safra de café em Mato Grosso

Menos de 1% de toda produção de café no Brasil sai de Mato Grosso. Os números desta unidade federativa mostram que no Estado (onde o destaque é a soja, milho e algodão, por exemplo) é produzido 0,3% de tudo aquilo que se planta no país. Minas Gerais, com 50,9% de participação, detém o título de principal produtora de café nesta safra 2010. Espírito Santo (23,4%) e São Paulo (9,3%) aparecem em seguida.
Leia mais...

Estados confirmam presença no Congresso de Apicultura em Cuiabá

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Jairo Pitolé Sant’Ana

Praticamente todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, já confirmaram presença no 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e do 4º Congresso de Meliponicultura, a ser realizado entre 19 e 22 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). A informação é da coordenadora do evento no Sebrae/MT, Helen Camargo de Almeida.
Leia mais...

Cassel assina acordo com Zimbábue para promoção da Agricultura Familiar

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, assinou hoje (11), no Palácio do Itamaraty, memorando de cooperação com o ministro da Agricultura do Zimbábue, Joseph Made, no Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Cassel informou que o país já sinalizou que tem a intenção de adquirir 50 mil tratores brasileiros adequados ao uso pela agricultura familiar, além de equipamentos agrícolas e de irrigação.
Leia mais...

Produção mundial de arroz subirá este ano 4%, segundo FAO

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010

A produção mundial de arroz aumentará este ano 4%, para 710 milhões de toneladas, afirmou hoje a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
Leia mais...

Produtores de girassol de MT estão preocupados com a falta de chuva

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010

Produtores de girassol de Mato Grosso estão preocupados com a falta de chuva nesta época do ano. O município de Campo Novo do Parecis, a 400 quilômetros de Cuiabá, é um dos grandes produtores. São 25 mil hectares de área plantada no cerrado mato-grossense. Mas toda a beleza dura pouco: São menos de 15 dias. Depois, as pétalas amarelas caem, a planta seca e está pronta para ser colhida. Daqui uns 30 dias as máquinas devem começar a trabalhar na região.
Leia mais...
GPS vai apurar a realidade de cada propriedade e apresentar dados que servirão de referência à atividade mato-grossense
GPS vai apurar a realidade de cada propriedade e apresentar dados que servirão de referência à atividade mato-grossense

Pecuária: Cadastro supera em 80% meta anual da Acrimat para “GPS”

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010

O Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso, batizado de “GPS”, foi lançado há cerca de 10 dias pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e já supera em 80% a meta traçada para 2010. O programa tem como meta identificar os custos e os benefícios da pecuária de Mato Grosso em uma linguagem bem acessível ao criador, deveria chegar ao fim deste ano com cerca de 100 propriedades, no entanto, o número de propriedades cadastradas chegou a 180, após apresentação da nova ferramenta de gestão no último dia 5, durante a sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária, realizado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.
Leia mais...

Renda agrícola de MT avançou só 11%

Publicado em Domingo - 09 de Maio de 2010 | por Marcondes Maciel

Estudos realizados pela Assessoria de Pesquisas Econômicas Aplicadas da Secretaria Adjunta de Receita Pública da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) apontam que a renda agrícola mato-grossense não cresce no mesmo ritmo da produção. Renda agrícola é a diferença entre o preço de venda e o custo de produção.
Leia mais...
Parcelas estão vencendo desde o mês de março e os débitos são em suma referentes à compra de máquinas e implementos agrí
Parcelas estão vencendo desde o mês de março e os débitos são em suma referentes à compra de máquinas e implementos agrí

Crise no Campo: Mais de 500 máquinas já foram apreendidas

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Marcondes Maciel

Já passa de 500 o número de ações de execução de contratos com busca e apreensão de máquinas, movidas pelos bancos contra produtores rurais mato-grossenses. Só este ano, segundo a Comissão de Endividamento Rural da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), já foram distribuídas mais de 200 ações de execução contra produtores inadimplentes. Pelo menos dois bancos já tomaram a iniciativa e outros tendem a seguir o mesmo caminho para reaver créditos referentes a financiamentos de máquinas e implementos agrícolas.
Leia mais...

MT aumenta em 357,3 mil hectares a área de soja plantada, afirma Conab

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Vinícius Tavares/De Brasília

Mato Grosso registrou aumento de 357,3 mil hectares na área de soja plantada em relação à safra anterior. Este ano, o produtor destinou 6,1 milhões de hectares ao cultivo, contra 5,8 milhões no ano passado, o que representa um incremento supeiror a 6%. As informações fazem parte do oitavo levantamento do ciclo 2009/10 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Leia mais...

Agricultura de São José R.Claro incentiva o aumento da bacia leiteira

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Sergio Guimarães

A Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente – Seagrima, de São José do Rio Claro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e propiciar renda aos pequenos e médio agricultores, participou, junto com a Cooperativa dos Agricultores de São José do Rio Claro – Coopercasp, do Dia de Campo, realizado pela Cooperativa Agropecuária e Industrial Luverdense – Cooagril,  na quinta-feira (06.04), na cidade de Lucas do Rio Verde.
Leia mais...