Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010 | por Brás Henrique

Embrapa divulga agricultura de precisão

Desde dezembro de 2009, a Embrapa realiza, em 19 centros de pesquisa, espalhados pelo País, a Rede de Agricultura de Precisão. Essa rede deverá ter, em quatro anos, um levantamento detalhado do que é feito nessa área em propriedades rurais brasileiras. "Nosso objetivo, com a rede, é promover a agricultura de precisão como a tecnologia que pode trazer mais benefícios econômicos ao agricultor e gerar menos danos ao ambiente", diz o coordenador da rede, o pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos (SP).
Leia mais...

Touro nelore é o 1º a ter genoma sequenciado

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010

O primeiro zebuíno nelore do mundo a ter o genoma sequenciado foi o touro 7308 PO Perdizes, da Fazenda Perdizes, de Campo Grande (MS). O sequenciamento foi realizado pela Genoa Biotecnologia e pela Universidade de Alberta, no Canadá.
Leia mais...

Mais quatro editais para a estruturação da cadeia produtiva da pesca e aquicultura

Publicado em Quarta - 05 de Maio de 2010

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está lançando quatro editais de licitação com o objetivo de fomentar ações de desenvolvimento e estruturação do setor pesqueiro nacional. A concorrência será voltada para entidades representativas de pescadores e aquicultores e disponibilizará bens e serviços para a atividade pesqueira.
Leia mais...
Rui Prado, presidente da Famato: objetivo é garantir a rentabilidade da produção em MT
Rui Prado, presidente da Famato: objetivo é garantir a rentabilidade da produção em MT

Começa em Cuiabá 6ª edição do Enipec 2010

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010

Começou ontem, no Centro de Eventos do Pantanal o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária – Enipec 2010. No roteiro, debates em torno do novo Código Florestal Brasileiro, do clima e sustentabilidade e dos desafios da agropecuária, ao lado de discussões técnicas relativas a nove cadeias produtivas de carnes. A abertura do evento aconteceu às 19h, no auditório integrado (Piso da Terra), com a presença de autoridades e produtores, entre outros convidados e participantes.
Leia mais...

Pecuaristas de MT comemoram redução do ICMS para 4%

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010

Foi aprovada pela a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Lei nº 9.349 de 30 de abril de 2010, que autoriza o governo do Estado a reduzir a base de cálculo na saída interestadual de gado mato-grossense em pé, de 7% para 4% do valor da operação em todos os municípios mato-grossenses, uma redução de 42,86%. ‘Essa iniciativa mostra a sensibilidade por parte do governo do Mato Grosso e dos deputados estaduais que entenderam a necessidade de tornar o setor mais competitivo’, comemorou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat, Luciano Vacari.
Leia mais...

Alta no preço da soja em MT não reflete em renda

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por Vívian Lessa

O incremento mensal de até 9% no preço médio da saca de soja comercializada em Mato Grosso não implica em melhora da rentabilidade do setor. Conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) que apontam resultados positivos na cotação do grão, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira, analisa que ainda não é momento para comemorar.
Leia mais...

Enipec debate hoje Código Florestal e cenários da agropecuária

Publicado em Terça - 04 de Maio de 2010 | por Camila Bini

O analista econômico do Banco Rabobank, Guilherme Belotti de Melo, e o economista Ricardo Amorim, um dos apresentadores do programa Manhattan Connection (GNT), apresentam, na manhã de hoje, palestra destacando os cenários para a agropecuária no Brasil aos participantes do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), aberto ontem à noite, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Leia mais...

Feijão ganha espaço nas lavouras do interior de MT

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

O feijão tem ganhado cada vez mais espaço nas fazendas de Mato Grosso. O cultivo é feito, principalmente, para diversificar o plantio de soja. Só na região sul de Mato Grosso, foram plantados cerca de 1,2 mil hectares de feijão carioca grupo pérola. O custo chega a R$ 1,2 mil por hectare.
Leia mais...

Encontro da pecuária começa hoje às 19h

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Debates em torno do novo Código Florestal Brasileiro, do clima e sustentabilidade e dos desafios da agropecuária, ao lado de discussões técnicas relativas a nove cadeias produtivas de carnes, marcarão o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), que começa hoje (03-05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A abertura do evento será às 19h, no auditório integrado (Piso da Terra), com autoridades e produtores, entre outros convidados e participantes.
Leia mais...
Mamona como matéria-prima para inclusão social será debatida em eventos.
Mamona como matéria-prima para inclusão social será debatida em eventos.

Inclusão Social será tema do Congresso Brasileiro de Mamona

Publicado em Segunda - 03 de Maio de 2010

Inclusão Social e Energia são os temas centrais do VI Congresso Brasileiro Mamona, IV CBM, e do I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, I SIOE, que acontece em João Pessoa/PB, de 7 a 10 de junho.
Leia mais...