Publicidade

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010

MT segue líder na destinação final de defensivos

De janeiro a outubro deste ano, o Mato Grosso destinou mais de 6 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, volume 12% maior do que o registrado no mesmo período de 2009. O Estado é o líder em volume de embalagens devolvidas, e responsável por 20% do total destinado em todo o país. Apenas em outubro, foram retiradas 449 t de embalagens das unidades de recebimento.
Leia mais...

Cotonicultores empossam nova diretoria da Ampa na próxima semana

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

A Associação Mato-grossese dos Produtores de Algodão (Ampa) empossa na próxima quinta-feira (9), às 20 horas, a nova diretoria, eleita em novembro, para o biênio 2011/2012. Além de dirigir a Ampa, os diretores também administram o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).
Leia mais...
A
A "soja louca" provoca irregularidades no amadurecimento dos grãos, e permite o avanço da ferrugem

Doença é detectada em três municípios de MT

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010 | por Marcondes Maciel

Doença de causa ainda desconhecida, a “Soja Louca 2” foi detectada em três municípios da região norte de Mato Grosso. Sinop, Vera e Cláudia tiveram sintomas da doença manifestados em plantações de soja. As amostras foram colhidas por pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e encaminhadas para análise, em Goiânia.
Leia mais...

Adesão do BB à Moratória da Soja é equívoco

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

A adesão de uma instituição financeira à Moratória da Soja, como a que ocorreu na quarta-feira (01.12) pelo Banco do Brasil, é um equívoco que levará à penalização de produtores que estão plantando dentro das exigências da legislação ambiental brasileira. A medida poderá afunilar mais ainda a oferta de crédito oficial para a agricultura, que já vem sendo reduzida a cada safra em alguns estados brasileiros.
Leia mais...

Aparecimento da Soja Louca II não está confirmado em MT

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

A incidência da Soja Louca II na safra de soja 2010/2011 ainda não foi confirmada em Mato Grosso. Amostras foram coletadas em Sinop, Vera e Cláudia e enviadas para análise no laboratório da Embrapa Goiânia (GO).
Leia mais...

MDA/ Incra cria força tarefa para atender movimentos sociais

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

O Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio do Incra assinou portaria criando força tarefa para agilizar o pagamento de créditos destinados à construção e reforma de casas em assentamentos do Mato Grosso do Sul.
Leia mais...

Ministério aponta Nova Mutum como o 2ª maior exportador de soja do país

Publicado em Quarta - 01 de Dezembro de 2010 | por Laura Nabuco

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nova Mutum está classificada atualmente em segundo lugar no ranking de cidades que mais exportam produtos do setor agropecuário no Brasil. Só de soja, produto que está no topo da lista dos comercializados pela cidade, são cerca de US$ 193 milhões por ano. A China é a principal compradora da produção.
Leia mais...

Brasil é líder mundial no setor de agroenergia

Publicado em Quarta - 01 de Dezembro de 2010

Hoje no mundo, 85% da energia consumida vem das fontes não-renováveis, aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Exemplo disso é o petróleo, o gás-natural e carvão. No Brasil, o cenário é diferente. Cerca de 48% do total de energia ofertada no país é obtida de fontes renováveis, como a biomassa, a energia hidroelétrica e os biocombustíveis. Essa posição coloca o Brasil na liderança mundial no setor de agroenergia, além da capacidade que o país tem para ampliar expressivamente a produção de insumos energéticos provenientes da biomassa, tanto por seu vasto território e recursos naturais quanto pela vocação agrícola e florestal.
Leia mais...

Linhagem produtiva e econômica para a avicultura

Publicado em Segunda - 29 de Novembro de 2010

Para aumentar a renda do pequeno avicultor, a linhagem Poedeira 051 é uma boa alternativa para espaços de criação de semiconfinamento, com poucos recursos tecnológicos e ração elaborada dentro da própria granja. Oferecendo produção bem superior às aves coloniais rústicas, a galinha 051 atinge de 280 a 300 ovos durante as suas 80 semanas de vida. Reponsável pela pesquisa na Embrapa Suínos e Aves, o pesquisador Élsio Figueiredo ainda destaca que ela apresenta todas as vantagens do frango comercial, em especial a qualidade da carne.
Leia mais...

Atenção especial às lagartas e ao percevejo da soja

Publicado em Segunda - 29 de Novembro de 2010

O fenômeno La Niña está causando mais problemas à cultura da soja do que se imaginava antes do plantio. Com o grande atraso e instabilidade das chuvas em muitas regiões, as plantas estão mais suscetíveis aos ataques de pragas. Uma das maiores preocupações dos sojicultores do Mato Grosso são as lagartas, principalmente a lagarta-elasmo.
Leia mais...