Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010 | por Rosana Persona

Pesquisadores da Empaer recebem homenagem da Comissão de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura

Os pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro e Eliane Maria Forte Daltro foram homenageados durante a reunião da Comissão Estadual de Sementes e Mudas de Mato Grosso realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Leia mais...

Famato, Ampa e Aprosoja entregam pauta ao Governo

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010 | por Thaiza Fabill

Uma pauta de assuntos de interesse ao setor produtivo rural de Mato Grosso foi apresentada ao governador do Estado, Silval Barbosa, na manhã desta terça-feira (24.08), no Palácio Paiaguás, pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.
Leia mais...

Governo mantém prazo para adesão ao MT Legal

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

O governo do estado não vai prorrogar a data para a adesão ao Programa MT Legal. A informação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, durante reunião para tratar de assuntos da área ambiental com o setor agropecuário. O prazo para adesão dos produtores está mantido para 13 de novembro de 2010, conforme consta na legislação sancionada pelo Executivo estadual.
Leia mais...

Promadeira começa nesta quarta em Sinop com mais de 100 expositores

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010 | por Alexandre Alves

A Feira Internacional de Madeira, Móveis, Máquinas e Equipamentos do Setor de Base Florestal, - Promadeira 2010 -, que será realizada no estacionamento do Senai de Sinop, abre seus portões a população nesta quarta-feira (25) às18h.
Leia mais...

MS é o vencedor da região Centro Oeste do Desafio Nacional de soja

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

O sojicultor do Mato Grosso do Sul Cristiano Petrykosky foi o vencedor da região centro oeste do 1º Desafio Nacional de Máxima Produtividade na categoria área não irrigada. Com uma produtividade de 86,47 sacas por hectare, o produtor ganhou uma viagem técnica aos principais centros de tecnologia e produção de soja dos Estados Unidos.
Leia mais...

Produtividade e gestão são a saída para a pecuária

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

A Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, encontrou a resposta de quanto custa produzir uma arroba de boi em Mato Grosso, através de um levantamento solicitado ao Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.O levantamento foi realizado no período de agosto de 2009 a julho de 2010 e o estado dividido em micro 21 microrregiões, representando os 141 municípios mato-grossenses. As propriedades foram divididas também por tamanho e número de cabeças de gado
Leia mais...

Custo logístico do agronegócio sobe 147%

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010 | por Renée Pereira

A falta de alternativas para escoar a safra brasileira de grãos, que neste ano deve atingir novo recorde, provocou a explosão dos custos logísticos do agronegócio. Entre 2003 e 2009, os gastos de transporte saltaram, em média, 147%, enquanto a inflação subiu 48%. Nos Estados Unidos e Argentina, principais concorrentes do País, o avanço foi de 16% e 35%, respectivamente, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Leia mais...

Lucas do Rio Verde deve ter pequena redução no planito de soja, diz presidente

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010 | por Altair Anderli

Faltando pouco menos de um mês para o início do plantio da soja da safra 2010/11, os sojicultores de Lucas do Rio Verde já estão com os insumos praticamente adquiridos. Mais de 90% das sementes, dos fertilizantes e dos defensivos agrícolas já foram negociados para iniciar os trabalhos na lavoura, previstos para 15 de setembro.
Leia mais...

Promadeira começa na 4ª em Sinop com 100 expositores

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010 | por Bianca C. Zancanaro

O presidente do Centro das Indústrias Exportadoras de Madeira (Cipem), João Carlos Baldasso, disse ao Só Notícias, que a Promadeira - Feira Internacional de Madeira, Móveis, Máquinas e Equipamentos do Setor de Base Florestal - que começa na 4ª feira, em Sinop, já se tornou a maior feira de madeira do país, ultrapassando a FEMADE - Feira Internacional da Indústria da Madeira - no Paraná, que estava sendo considerada a maior do setor no país.
Leia mais...

BM&F traz evento sobre investimento em ações e contratos futuros no agronegócio

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

Na sexta-feira (27), dois eventos ligados ao setor econômico vão movimentar Rondonópolis (distante 218 km de Cuiabá). A BM&FBOVESPA realizará na parte da manhã apresentação de palestras gratuitas com o programa de popularização "BM&FBOVESPA Vai ao Campo". A partir das 18h será inaugurada a nova sala de climatização do Laboratório de Classificação de Algodão da Bolsa, localizado na cidade.
Leia mais...