Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010 | por Renée Pereira

Custo logístico do agronegócio sobe 147%

A falta de alternativas para escoar a safra brasileira de grãos, que neste ano deve atingir novo recorde, provocou a explosão dos custos logísticos do agronegócio. Entre 2003 e 2009, os gastos de transporte saltaram, em média, 147%, enquanto a inflação subiu 48%. Nos Estados Unidos e Argentina, principais concorrentes do País, o avanço foi de 16% e 35%, respectivamente, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Leia mais...

Lucas do Rio Verde deve ter pequena redução no planito de soja, diz presidente

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010 | por Altair Anderli

Faltando pouco menos de um mês para o início do plantio da soja da safra 2010/11, os sojicultores de Lucas do Rio Verde já estão com os insumos praticamente adquiridos. Mais de 90% das sementes, dos fertilizantes e dos defensivos agrícolas já foram negociados para iniciar os trabalhos na lavoura, previstos para 15 de setembro.
Leia mais...

Promadeira começa na 4ª em Sinop com 100 expositores

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010 | por Bianca C. Zancanaro

O presidente do Centro das Indústrias Exportadoras de Madeira (Cipem), João Carlos Baldasso, disse ao Só Notícias, que a Promadeira - Feira Internacional de Madeira, Móveis, Máquinas e Equipamentos do Setor de Base Florestal - que começa na 4ª feira, em Sinop, já se tornou a maior feira de madeira do país, ultrapassando a FEMADE - Feira Internacional da Indústria da Madeira - no Paraná, que estava sendo considerada a maior do setor no país.
Leia mais...

BM&F traz evento sobre investimento em ações e contratos futuros no agronegócio

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

Na sexta-feira (27), dois eventos ligados ao setor econômico vão movimentar Rondonópolis (distante 218 km de Cuiabá). A BM&FBOVESPA realizará na parte da manhã apresentação de palestras gratuitas com o programa de popularização "BM&FBOVESPA Vai ao Campo". A partir das 18h será inaugurada a nova sala de climatização do Laboratório de Classificação de Algodão da Bolsa, localizado na cidade.
Leia mais...

Cinco municípios são responsáveis por 35% das exportações de MT

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2010

Cinco municípios foram responsáveis por 35% de tudo que Mato Grosso vendeu para outros países nos sete primeiros meses deste ano. Veja os números divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso.
Leia mais...

Aprosmat recebe a visita do professor da Universidade de Harvard Business

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2010

A Associação dos Produtores de Semente de Mato-Grosso (Aprosmat) recebeu a visita do professor e gerente de Programa de Experiência em Imersão, Gary Schwartz da Universidade de Harvard Business School. A visita serviu para o professor conhecer os laboratórios da Aprosmat e, posteriormente trazer os alunos de Business de Harvard (negócios em português), para uma visita técnica em janeiro de 2011.
Leia mais...

Empaer e prefeitura de São José do Rio Claro realizam encontro de mulheres rurais

Publicado em Quinta - 19 de Agosto de 2010 | por Rosana Persona

Acontece neste sábado (21.08), o 12º Encontro de Mulheres Rurais, no município de São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), organizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Prefeitura Municipal. As inscrições já foram encerradas e o número já ultrapassou a 390 mulheres. O evento é tradicional na região e vai contar com a participação de representantes da Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso.
Leia mais...

Curso capacita profissionais para comercialização de produtos da sociobiodiversidade

Publicado em Quinta - 19 de Agosto de 2010

Encerram-se nesta sexta-feira (20) as inscrições para a capacitação virtual em Políticas Públicas de Apoio à Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade. O curso, que oferece 200 vagas, é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e será realizado na modalidade à distância semipresencial, online, com dois encontros presenciais. A inscrição deve ser feita pela internet, no endereço http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas//Sociobiodiversidade.
Leia mais...

Leilão de matrizes Dorper e White Dorper rende mais de R$ 280 mil

Publicado em Quinta - 19 de Agosto de 2010

O Leilão Virtual de Matrizes Dorper e White Dorper da Campo Verde, que ocorreu no dia 9 de setembro, pelo Canal Terra Viva, obteve total liquidez. Foram vendidas 43 fêmeas de alto mérito genético, muitas paridas ou prenhes de reprodutores consagrados da seleção Dorper Campo Verde.
Leia mais...

Visita técnica mostra 11 variedades de trigo irrigado em Primavera do Leste

Publicado em Quarta - 18 de Agosto de 2010 | por Rosana Persona

No município de Primavera do Leste (231 km ao Sul de Cuiabá), na fazenda Cabeceira da Ferradura, no arrendamento do Grupo Polato, acontece nesta quinta-feira (19.08), uma visita técnica à cultura de trigo irrigado.
Leia mais...