Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 21 de Janeiro de 2022 às 09:27
Por: Roberto Barreto

    Imprimir


O modelo de desenvolvimento atual gera mudanças climáticas que impactam tanto as condições ecológicas quanto o bem-estar dos indivíduos. Daí a importância da responsabilidade ambiental individual e coletiva.

No caso dos estabelecimentos de saúde, já que zelam pelo bem-estar de seus pacientes, nada mais coerente do que minimizar o impacto causado ao meio ambiente e incentivar as pessoas a manterem hábitos mais sustentáveis.

Até pouco tempo atrás, a preocupação com a sustentabilidade era considerada um diferencial no mercado brasileiro. Entretanto, com a crescente conscientização do público, os diversos problemas enfrentados por todo o mundo em decorrência da falta de responsabilidade ambiental e as previsões alarmantes para um futuro próximo, adotar uma postura sustentável se tornou indispensável.

Ainda mais em se tratando de empresas prestadoras de serviços de saúde, que hoje para se estabelecerem no mercado precisam obrigatoriamente ter seus olhos voltados para a sustentabilidade e para a atenção integral à saúde do paciente. Ou seja, não se preocupar apenas com os lucros, mas com a promoção da saúde.

Pontuamos aqui cinco pilares fundamentais para a atenção integral à saúde, que nada mais é que a substituição de uma abordagem fragmentada do paciente por um olhar sistêmico que promova o bem-estar do indivíduo e da coletividade. São eles: educação em saúde, sustentabilidade, prevenção, diagnóstico e tratamento.

A educação em saúde pode ser implementada de diversas maneiras, entre elas a promoção de palestras, realização de campanhas – Outubro Rosa e Novembro Azul são exemplos clássicos -, abordagem de temas por meio de panfletos entre outros produtos físicos e, a mais rápida e eficaz no mundo atual – principalmente em tempos de pandemia e controle de aglomerações, que é o uso das redes sociais para a disseminação de informações sobre saúde.

Estas ações contribuem naturalmente para a prevenção, outro pilar da atenção integral à saúde, que chama a atenção para a importância das consultas regulares ao médico, check-ups anuais, vacinas em dia, rotina de exercícios físicos entre outros.

A prevenção passa necessariamente pelo pilar da sustentabilidade, que é o conjunto de ações que a empresa toma em respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Neste item, estabelecimentos de saúde devem buscar o título de “empresa verde”, investindo em iniciativas como o uso da energia solar, coleta seletiva, estação de tratamento de resíduos, sistema de reaproveitamento da água das chuvas, uso de lâmpadas de LED de altíssima eficiência, conscientização dos colaboradores e pacientes sobre responsabilidade ambiental entre outras.

E daí vem os pilares do diagnóstico e tratamento, depois de feito tudo o que foi possível para evitar o adoecimento.

É fato que pessoas saudáveis são mais conectadas ao ambiente, que, se bem cuidado, potencializa benefícios físicos e mentais. Além disso, espaços em clínicas e hospitais inspirados na natureza revelam-se cada vez mais eficazes na melhoria da qualidade do atendimento e da vida de pacientes e familiares. Esse é o ciclo da atenção integral à saúde, modelo contemporâneo, mas que reflete aquele velho ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar”.

Então, se nos preocupamos em preservar o meio ambiente, estamos também preocupados com a nossa saúde e de todos que habitam este planeta.

* Roberto Barreto é gastroenterologista e endoscopista, empresário e vice-presidente da Sobed em MT_*



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4299/visualizar/