Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 00:10
Por: Elydia Bouret

    Imprimir


O antigo dito popular "você é aquilo que come" tem se tornado filosofia de vida para a maioria das sociedades atuais. Isso porque todos sabem que a boa alimentação é base para uma vida saudável. No próximo dia 31 de Agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional que tem sido cada vez mais requisitado por aqueles que almejam saúde e longevidade.

O Dia do Nutricionista é comemorado nessa data em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN - comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados.

Basicamente, a Nutrição é a responsável por estudar quais tipos e de que forma os alimentos trazem benefícios para o corpo humano. É importante ter uma dieta elaborada por nutricionistas porque esse profissional levará em conta as necessidades individuais de cada paciente, respeitando características bioquímicas, além das aversões e predileções de cada um na hora de elaborar um cardápio.

O primeiro curso surgiu no ano de 1939, na Universidade de São Paulo, e dez anos depois foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas. Entre as décadas de 50 e 70, houve uma ampliação no número de cursos, nutricionistas, áreas de atuação e regulamentação da profissão. Finalmente, em 1980 foram criados os Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas.

Profissionais são cada vez mais procurados por quem quer saúde com base em uma alimentação saudável e equilibrada. Com o objetivo de promover a saúde, prevenir e combater doenças, o nutricionista está cada vez mais presente na vida das pessoas. Os resultados de uma alimentação saudável ajudam a equilibrar o corpo e a mente, daí a importância da atuação do profissional na promoção da saúde e da qualidade de vida. No entanto, vale ressaltar, que os interessados devem procurar profissionais que estejam registrados no conselho da categoria e, de preferência, aqueles especializados no segmento que cada um necessita.

E aí vão alguns motivos para procurar um nutricionista: 1) É um profissional que pode prescrever dietas corretamente | 2) Comendo bem você melhora seu desempenho nos estudos e trabalho | 3) Com uma dieta equilibrada é mais fácil manter o peso adequado | 4) Determinados alimentos promovem melhora na performance de praticantes de atividades físicas | 5) Uma alimentação balanceada deixa a pessoa mais bonita porque melhora a pele, cabelo e humor | 6) Ter sugestões de receitas e cardápios saudáveis e saborosos | 7) Através da alimentação correta é possível prevenir e controlar doenças como hipertensão arterial e diabetes | 8) Orientação na compra de alimentos que beneficiem toda a família | 9) Ensina como controlar a qualidade/higiene dos alimentos | 10) Comendo bem você ganha qualidade de vida e bem estar.

A todos aqueles que desejam seguir essa área seja no técnico ou como profissional de curso superior, mestre, doutor vai à dica: Nem tudo são flores como em todas as profissões, mas a nutrição em especial por se tratar de saúde necessita ter amor. Só assim você será bem sucedido na sua carreira.

Para quem pensa que nosso campo de trabalho é restrito se engana, ele é muito amplo e apesar de grandes conquistas há muito que se conquistar ainda. Podemos atuar em SPA, restaurantes, cozinhas industriais, clínicas, hospitais, consultórios, escolas, academias, serviço público entre outros.

Sou suspeita para falar dessa profissão, pois sou apaixonada por ela e convido a todos que têm interesse e essa mesma paixão a ingressar nesse mundo fantástico estudando, trabalhando e promovendo para melhorar a saúde da população.

A todos meus colegas de profissão, PARABÉNS pelo nosso dia!

 Elydia Bouret

Nutricionista Rennove




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/454/visualizar/