Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 18 de Agosto de 2011 às 08:36
Por: José Riva

    Imprimir


O dia 18 de agosto marcou uma nova era na história de Nova Santa Helena. Há exatamente 11 anos fizemos a sua emancipação político-administrativa, oportunizando o crescimento econômico e social dessa cidade, que avançou muito nos últimos anos. Posso dizer com ganho de causa que Nova Santa Helena é um bom exemplo de que a emancipação de distritos é o melhor caminho para o desenvolvimento de qualquer região. Ação que lutamos muito para conseguir novamente junto ao Congresso Nacional, para continuar ajudando a melhorar a vida dos mato-grossenses que vivem em distritos prontos para se tornarem municípios.

Localizada na Região Norte, próximo a Colíder, Itaúba e Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, apesar da pouca idade, demonstra a sua vocação à pecuária e detém um rebanho de 250 mil cabeças de gado. O nosso trabalho municipalista rendeu aos moradores importantes obras, como a construção do Centro Esportivo Onofre Pereira; a pavimentação de vias urbanas da Avenida José Emílio, na Avenida Mato Grosso, na comunidade Vila Atlântica.

E o antigo sonho da população já é realidade com a inauguração do Centro Múltiplo Uso Dauri Riva. Assim como melhorias ao Conselho Tutelar, a aquisição de três ônibus escolares, sendo um para atender a Apae; máquinas para recuperação de estradas estaduais e vicinais e três ambulâncias para melhorar o atendimento do PSF João Alberto Zanetti e do Posto de Saúde Santa Terezinha, da Vila Atlântica. Ajudamos ainda na aquisição de equipamentos à fábrica de guaraná, agregando valor ao produto feito pelos trabalhadores da agricultura familiar composta por 200 famílias.

Além dessas melhorias, trabalhamos para concretizar a construção de um campo de futebol suíço - um incentivo a mais à prática esportiva. Para fomentar a geração de emprego e renda queremos consolidar a instalação de um frigorífico na cidade, oportunizando pelo menos 800 empregos diretos. Acredito que as ações voltadas ao turismo rural também podem ser a grande saída econômica. E Nova Santa Helena avançou muito ao criar o pólo integrado, para o cultivo de horticultura e fruticultura, melhorando a agroindústria e agregar valor à produção regional.

O trabalhador rural também pode apostar na piscicultura como fonte de renda, onde os sitiantes recebem um tanque pronto para a execução dos trabalhos. Destaco também que o processo de emancipação dessa cidade deu aos moradores melhorias no sistema de captação de água, telefone, energia elétrica e internet. Condições básicas para manter o homem do campo no campo. É o caso dos investimentos feitos na Educação. Consolidamos a reforma e ampliação das escolas municipais Branca de Neve e Antonio Perissari e a Estadual Gracia Edmundo Zeferino. As municipais ganharam mais salas de aula e laboratório de informática. Em andamento a construção de uma creche e a escola municipal que será modelo no estado.

São por essas razões que continuarei trabalhando pelo fortalecimento dos nossos municípios. A emancipação deu vida à Nova Santa Helena, que está mais estruturada, inclusive, oferecendo incentivos para cursos superiores de Farmácia, Administração, Direito, Ciências Contábeis e Enfermagem. Diferente daquele povoado que antes da emancipação, não tinha infraestrutura, água tratada, energia elétrica e ruas asfaltadas. O progresso se instalou em “Nova” Santa Helena.

Parabéns, Nova Santa Helena!

José Riva, presidente da Assembleia Legislativa.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/476/visualizar/