Artigos Opinião
Mulheres investidoras
Em 2010, as mulheres tiveram uma importante participação na bolsa de valores. Segundo dados da BM&FBOVESPA, de 2002 para cá, a adesão feminina aumentou de 15 mil para 136 mil. E, diferente do que se imagina, elas não preferem papéis relacionados ao consumo feminino (como empresas de moda ou cosméticos). Elas estão em pé de igualdade com os homens, e variam suas aplicações em diferentes segmentos.
Desafio para estadistas
A indústria foi uma das responsáveis pela rápida recuperação do Brasil, um dos primeiros países a vencer a grande crise mundial de 2008 e 2009. Contudo, o setor é o mais exposto às danosas consequências da sobrevalorização do Real, que está exacerbando as desvantagens competitivas de nossos produtos, abrindo espaço a volumes crescentes de importações, em detrimento da produção nacional.
Exame da Ordem é constitucional e protege o cidadão
Exame da Ordem é constitucional e protege o cidadãoPor Marcus Vinicius Furtado CoêlhoO exame para ingresso nos quadros da OAB, habilitando-se ao exercício da advocacia, é autorizado pela Constituição Federal, exigido por lei e objetiva proteger o cidadão contra profissional que não possui o mínimo de conhecimento jurídico para exercer a profissão. Também possui a utilidade de controlar as fabricas de diplomas de curso de direito sem qualidade.
Brasil da desigualdade salarial
É impressionante que a votação do Congresso Nacional seja ágil nos casos em que o interesse é o próprio bolso, enquanto numa escala desigual, trabalhadores de todo o Brasil sofrem para encostar o salário mínimo nos singelos R$ 600.
Democracia é!...Liberdade de expressão
A imprensa têm, responsabilidade imensa sobre a conquista e a manutenção do Estado Democrático de Direito, porque, sem a imprensa livre e independente não conseguiríamos ter uma democracia plena, assim foi nas diretas já e no impitima, do ex. Presidente Collor, e outros acontecimentos históricos em nosso País.
Deputados, 61,8%... para todos
Além dos deputados e senadores, beneficiam-se do reajuste o presidente da República (que até hoje ganha R$ 11.240,21 e será reajustado em 133,96%) o vice-presidente e os ministros (que terão reajuste de 148,63%) e todos os deputados estaduais das 27 unidades federadas (credores de até 75% do que recebem os federais) e os vereadores dos 5566 municípios brasileiros, cujos salários podem variar de 20 a 75% do que ganham os deputados estaduais.
Abismo e desempenho
Na quarta-feira (15), os parlamentares federais deram exemplo de presteza e de dedicação. Não houve trancamento da pauta, nem falta de quórum. A votação foi estendida para o bem dos trabalhos. Também, pudera, o projeto era digno de tamanho empenho. Pois se tratava do reajuste de seus próprios salários, assim como do presidente e do vice-presidente da República.
O xadrez do secretariado
Imaginando que tenho ou mantenho relações estreitas com o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) - de quem sou amigo e a quem apoiei pessoal e familiarmente nas últimas eleições, com todo o meu entusiasmo - muitas pessoas têm me procurado com uma pergunta em punho: "Quem vai ser o que no novo governo?". Até desenvolvi uma resposta-padrão: "Não sei quem Silval vai nomear, mas sei quem ele deveria demitir".
Chega de imposto! Gestão já!
Há um mês, escrevia um artigo protestando contra a intenção da presidente eleita em ressuscitar a CPMF, conhecido como imposto do cheque. E chamava a sociedade organizada a repelir qualquer tentativa de aumentar qualquer imposto ou contribuição. Mas eis que surge o atual presidente em discursos terroristas para criar um ambiente favorável ao aumento de impostos. Falar de melhoria da gestão, não se ouve nada, né?
O Peso Político no Governo
Nesta reta final do ano, centenas de especulações em torno do secretariado do governo estadual. A maioria de tais especulações, alimentada pelo próprio peemedebista-governador, ou quem lhe é próximo ou por alguém que deseja se apossar de uma das pastas.