Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Quinta - 04 de Novembro de 2010 às 09:42

    Imprimir


A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira um recall de 136 mil veículos no Japão e na Europa por um problema na direção.

O problema afeta 65 mil carros no Japão das marcas iQ e Passo, assim como 70.800 na Europa, apenas do iQ. Os veículos foram produzidos entre 2008 e 2010.

A Toyota explicou que em alguns destes veículos, quando transitam por quebra-molas, "as informações transmitidas pelos sensores podem ser interpretadas incorretamente pelo módulo eletrônico responsável pela assistência elétrica de direção".

"Se o problema aparecer, o visualizador de assistência de direção acende no computador de bordo e fica mais difícil manobrar o volante", destaca a Toyota.

No último dia 21, a montadora anunciou que um recall de 1,53 milhão de veículos no mundo todo, dos quais 599 mil no Japão, devido a problemas no depósito de combustível e nos freios. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, nenhum desses carros está à venda no Brasil. No total, serão chamados a recall por iniciativa da Toyota 599.029 veículos no Japão e 930 mil no resto do mundo, afirmou a empresa.

Os modelos afetados são Crown Majesta, Higlander (conhecido como Kluger no Japão e na Austrália), Toyota Mark X (Reiz na China), Alphard, Avalon, Lexus RX (Harrier), Lexus GS350, Lexus IS250 e Lexus IS350.

Segundo o porta-voz da empresa Paul Nolasco não havia informações sobre algum acidente ocorrido por esses defeitos, que segundo as autoridades japonesas não acarretam um risco sério.

A líder mundial do setor automotivo, que há alguns meses passou por uma séria crise devido a vários recalls, indicou que, entre os veículos afetados, estão cinco modelos Lexus e seis da Toyota, como o Crown e o Highlander.

CRISE E IMAGEM

Desde o começo deste a ano a montadora japonesa anunciou uma série de recalls em diversos mercados do mundo. O número alto de reparos ou substituições levou o presidente da companhia, Akio Toyoda, a pedir desculpas públicas no mês de março pelos problemas técnicos e pelas falhas no controle de qualidade de seus veículos na China.

O recall de milhões de veículos do mercado não se restringe apenas à China. Só nos Estados Unidos e Japão, a empresa foi obrigada a reparar cerca de 1,33 milhão de veículos. No Brasil, cerca de 107 mil veículos do modelo Corolla foram chamados para substituição de peças que não ofereciam segurança adequada na utilização do carro.

Em 2009, a companhia passou por perdas históricas provocadas pela recessão mundial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111614/visualizar/