Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 16:08
Por: Daniela Torezzan

    Imprimir


O debate político sobre Código Florestal Brasileiro e Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso obscureceu a dimensão dos impactos negativos que a falta de um ordenamento territorial responsável e coerente pode provocar no desenvolvimento de longo prazo. A sociedade precisa de informações científicas e de exemplos práticos que possam trazer elementos para o debate sobre o planejamento territorial de Mato Grosso.

É com este entendimento que o Instituto Centro de Vida (ICV) em parceira com as Secretarias de Estado de Planejamento (SEPLAN) e de Meio Ambiente (SEMA), Instituto Socioambiental (ISA) e Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento (FORMAD) realizam nos dias 18 e 19 de novembro, em Cuiabá, o Seminário sobre o Zoneamento de Mato Grosso: Planejamento Territorial em foco.

Os principais objetivos do evento são subsidiar o debate entre a sociedade civil organizada, técnicos e gestores públicos; promover o debate e a disseminação da informação científica à luz das políticas de planejamento territorial e produzir um documento que traga os pontos a serem garantidos pelo Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso. 

O seminário contará com a participação de técnicos do governo estadual, organizações não governamentais, institutos de pesquisa, universidades, Ministério Público, Ministério do Meio Ambiente entre outros. 

Os organizadores acreditam que, neste momento, as propostas relacionadas ao planejamento territorial em discussão em Mato Grosso trazem um viés de produção predatória, com lucro imediato, e não conciliam desenvolvimento com a manutenção dos serviços ecossistêmicos no longo prazo. “Este Seminário tem como foco o Zoneamento Socioeconômico Ecológico em quatro dimensões de análise: o processo, o marco legal, os serviços ecossistêmicos e as atividades econômicas de impacto minimizado”, divulgaram. “Esse equilíbrio é fundamental para garantir a melhor qualidade de vida para as pessoas e que não será conquistada sem utilizarmos de forma racional os recursos naturais disponíveis. Discutir o Zoneamento de Mato Grosso em bases técnicas representa um caminho para essa conquista”, afirmam as organizações responsáveis pelo seminário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113052/visualizar/