Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 13:45

    Imprimir


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) somou 62,8 pontos em outubro, com queda de 0,6 ponto percentual em relação ao mês de setembro, informou nesta quarta-feira (20) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

"Com relação ao mesmo período do ano anterior [outubro de 2009], o índice está 3,1 pontos menor. Apesar da queda, a confiança do empresário permanece elevada – o ICEI encontra-se 3,3 pontos acima de sua média histórica", informou a entidade.

O ICEI varia no intervalo zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, informou a entidade. A pesquisa da CNI foi feita 1.922 empresas, sendo 1.106 pequenas, 577 médias e 239 grandes, entre os dias 4 e 19 de outubro.

Setores pesquisados
De acordo com a CNI, os índices relativos às indústrias extrativa e da construção civil registram queda de 1,9 ponto na comparação com setembro. No caso da indústria de transformação, o indicador manteve-se "relativamente estável", com recuo de 0,1 ponto nesta comparação.

Apesar das quedas nos índices dos diferentes segmentos, todos permanecem acima de 60 pontos. Dos 26 setores pesquisados, 16 registram queda do índice na comparação com setembro.

Os setores que apresentam maior queda, ainda de acordo com a CNI, são: farmacêuticos, outros equipamentos de transporte, limpeza e perfumaria e Veículos automotores – todos com queda maior que 2,0 pontos. Indústrias diversas, plástico, calçados, metalurgia básica e móveis apresentam crescimento superior a 2,0 pontos no indicador, na mesma base de comparação.

Porte da empresa
A confiança, em outubro, é menor para os três portes de empresa, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria. A queda ocorreu na comparação com setembro deste ano e também contra outubro do ano passado.

Na comparação com o mesmo mês de 2009, os empresários das grandes empresas demonstram perda de confiança de 4 pontos. Os empresários das pequenas empresas exibem queda na confiança de 1,3 ponto, frente ao mesmo mês do ano anterior. Já o índice das médias empresas reduz 3,8 pontos na mesma base de comparação. No entanto, em todos os portes o índice permanece em patamar otimista.

Componentes do indicador
A CNI informou que o indicador de expectativa para os próximos seis meses, um dos componentes do ICEI, permaneceu estável em outubro. A redução do ICEI deve-se à queda do
índice de situação atual, de acordo com a entidade.

Na comparação com setembro, o índice de condições atuais caiu 1,6 ponto percentual. Não obstante, o indicador permanece acima de 50 pontos, ou seja, na percepção dos empresários as condições atuais dos negócios melhoraram na comparação com os últimos seis meses.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113073/visualizar/