Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 18:49
Por: Livian Rabani

    Imprimir


O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) se reuniu na manhã desta terça-feira (28.09), na sede da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), em Cuiabá, para tratar de assuntos relacionados ao planejamento estratégico das eleições 2010 e apresentação da Comissão de Estudo Especial 137 “Ciência Forense ABNT”, feito pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A reunião teve início com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, que explicou que todos os municípios do Estado, exceto os que possuem unidades da Polícia Federal, terão atendimento da Polícia Judiciária Civil durante o pleito eleitoral do dia 3 de outubro. Ao todos serão 135 delegados, 208 escrivães e 920 investigadores atuando no dia das eleições, totalizando 1.263 policiais civis envolvidos.

O secretário disse também que a Polícia Militar vai disponibilizar 4.128 policiais militares e empenhar 320 viaturas, sendo 291 carros e 29 motos. Do total de militares, 2.357 estarão envolvidos diretamente nos locais de votação. O restante, 1.771, estarão nas ruas e também darão apoio nas ocorrências relacionadas ao dia da votação. Além do policiamento ostensivo, a Polícia Militar vai disponibilizar 47 agentes de Inteligência que estarão trabalhando de forma velada para detectar possíveis crimes eleitorais.

Diógenes destacou ainda que o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 126 militares que estarão distribuídos nas seções de Cuiabá e Várzea Grande com maior número de eleitores, realizando a prevenção contra incêndio e pânico, auxílio, orientação e primeiros socorros. Em todo Estado serão 268 bombeiros empenhados no dia das eleições.

Durante a reunião foi apresentado também, pela diretora da Politec, Patrícia Fachone, um panorama geral sobre a normalização em Ciência Forense no Brasil quanto a gestão da qualidade na perícia. Patrícia começou explicando sobre o papel da ABNT que é um órgão normalizador no Brasil, e dentro da ABNT existe uma comissão de número 137 que faz as normas para a Ciência Forense.

Esclareceu também que dentro da comissão de estudos existem grupos de trabalhos voltados para as minutas de norma para local de crime, toxicologia forense, química foresense, entre outras. Disse também que um desses trabalhos é coordenado por ela, que é o GT- Gestão na Perícia, que aborda a qualidade realizada nas perícias.

Este grupo de trabalho aborda no momento o tema de cadeia de custódia de evidencias. E a estratégia do grupo de trabalho foi buscar normas que já são realidades em outro local do mundo, como as normas da American Society for Testing and Materials (ASTM).

Na seqüência, apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido pela Politec que teve início no começo do ano passado, mas que teve maior ritmo só neste ano. Falou que é um processo novo no Brasil, e que a Politec está participando do trabalho para fazer as normas da Ciência Forense a serem implantadas no Brasil. “As normas não têm um cunho obrigatório, é voluntário, mas é muito importante que a siga, pois são as boas práticas as melhores formas de fazer o trabalho do perito” afirmou Patrícia.

As reuniões do Gabinete de Gestão Integrada acontecem mensalmente e têm como objetivo reunir e integrar os órgãos e instituições da Segurança Pública que o compõem.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113790/visualizar/