Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 15:09

    Imprimir


Todos os anos na época da seca a população de Mato Grosso sofre com as queimadas e com a baixa umidade relativa do ar. Para diminuir esses problemas o candidato ao Senado Abicalil (PT) acredita que são necessárias medidas a longo prazo e outras imediatas.

“Esse é um problema da própria natureza e da situação geográfica de Mato Grosso, mas que também ocorre devido à intervenção humana. É necessária uma nova educação ambiental, tendo em vista a responsabilidade com as nossas riquezas naturais e com a saúde das pessoas”, afirma Abicalil.

O candidato acredita que outras ações devem ser emergenciais, como a monitoração por satélite e a responsabilização daqueles que praticam a queimada criminosa. “Também sabemos que há medidas preventivas e corretivas, que demandam do treinamento das pessoas nas cidades, como as chamadas brigadas anti-incêndios, e das comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas e indígenas”.

Para Abicalil, os processos educativos, preventivos e corretivos demandam investimento do estado e uma larga mobilização social e popular nos sentido de prevenir as queimadas. “Uma iniciativa simples ocorrida agora no período eleitoral, a suspensão da prática dos fogos de artifício, ou mesmo o zelo pelas matas ciliares e das beiras estradas contribuem muito para a preservação”, defende. 

“Acredito que é necessária cooperação do governo federal, governo estadual com as prefeituras. Mas o mais importante de tudo é atenção e a participação da comunidade”, conclui.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113812/visualizar/