Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 08:08
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


Com 43% das intenções de voto estimulado, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) mantém a liderança na corrida pelo comando do Palácio Paiaguás. Na quarta rodada estadual de pesquisa do Instituto Gazeta Dados, o peemedebista aparece no limite para uma vitória em primeiro turno. Mauro Mendes (PSB), o segundo colocado, obteve 27 das citações dos eleitores e o terceiro, Wilson Santos (PSDB), 15%. Indecisos somaram 12% e brancos e nulos 3%.

Na simulação dos votos válidos que são considerados pela Justiça Eleitoral para declarar um candidato eleito, Silval chega a 50,59%, Mendes 31,76% e, Wilson, 17,65%. Estes percentuais dariam ao atual governador a condição de reeleito ao cargo, em apenas uma votação, a de domingo próximo (03/10). No caso de pesquisa, para se chegar aos votos válidos são retirados brancos, nulos e o índice de indecisos é dividido entre os candidatos de forma proporcional

Em relação ao levantamento anterior, de 18 e 19 de setembro, Silval oscilou 3 pontos percentuais dentro da margem de erro, da mesma forma como Mendes. O principal adversário do peemedebista teve crescimento de somente 1 ponto percentual, saindo de 26% para 27%. Já o tucano Wilson Santos permaneceu com os mesmos 15% apontados desde a segunda rodada do Gazeta Dados, feita de 3 a 5 de setembro. Marcos Magno (PSOL), que vinha apresentando 1% da preferência dos eleitores, não pontuou.

Da primeira rodada do Gazeta Dados, ainda em agosto, antes do início do horário eleitoral gratuito, Silval Barbosa avançou 12 pontos, partindo de 31%, passando a 48%, 46% e agora está com 43%. Durante 40 dias de campanha, o atual governador impôs uma frente sobre os demais candidatos, o que lhe assegura a condição de primeiro lugar.

O empresário Mauro Mendes, que começou na terceira colocação com 15%, foi a 21%, depois 26% e hoje tem 27%, deixando para trás o adversário Wilson Santos (PSDB), com quem disputou a prefeitura de Cuiabá em 2008 e saiu derrotado em segundo turno. O tucano iniciou a campanha pela sucessão ao governo com 23%, caiu para 15%, índice que se manteve até o último final de semana. Foram 8 pontos percentuais perdidos que, pelo comportamento dos números, acabaram repassados a Mendes, resultando no aumento do índice do candidato do PSB.

Também no voto estimulado, categoria quando o eleitor tem acesso à lista de candidatos, o número de indecisos mostra uma oscilação expressiva. Eram 23% e agora totalizam 12%, 11 pontos percentuais a menos. O total de votos nulos de brancos sai de 7% para 3%, um recuo de 4 pontos percentuais.

Com 2,095 milhões de eleitores aptos a votarem em Mato Grosso, os 12% que declaram não ter ainda escolhido o candidato ao governo representam 251,4 mil votos. Com o dia da votação bem próximo, somente fatos novos e relevantes podem levar essa parcela do eleitorado a indicar claramente qual seria a tendência eleitoral. Vale lembrar que as sondagens refletem um quadro de momento e que podem variar por conta de qualquer fato político. O Gazeta Dados vai divulgar a quinta e última rodada regional de pesquisa no dia 3 de outubro.

Espontâneo - Na evolução do voto espontâneo, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, teve um crescimento de 17 pontos percentuais, saindo de 15%, passando a 30%, 31% e agora 32%. A escolha na modalidade espontânea é considerada por estatísticos como o voto consolidado porque o eleitor responde ao entrevistador em qual candidato vai votar, sem acesso a relação oficial de candidatos.

O neossocialista Mauro Mendes chegaria em 3 de outubro em segundo lugar com 19% da preferência dos eleitores, uma elevação de 11 pontos desde a primeira rodada estadual realizada pelo Gazeta Dados. Mendes iniciou com 8%, foi a 13%, esteve em 15% e hoje apresente 19%.

Já o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), nos quatro levantamentos do instituto, manteve o índice de 10%. Marcos Magno não pontuou na modalidade de voto espontâneo. Enquanto brancos e nulos caíram de 7% para 4%, o total de indecisos recuou significativamente de 60% para 35%, 25 pontos percentuais.

Segundo turno - Como tradicionalmente vem expondo em suas pesquisas, o Gazeta Dados projetou os confrontos para um segundo turno. Silval Barbosa venceria facilmente os adversários Mauro Mendes ou Wilson Santos.

Quando a simulação coloca Silval e Mauro, o peemedebista ganharia o pleito com 15 pontos percentuais de frente. O governador teria 45%, 2% a mais que na pesquisa anterior. Já o empresário do PSB ficaria com os mesmos 30%, indicados no levantamento feito há sete dias.

Entre Silval e Wilson, o favoritismo é ainda mais expressivo para o atual governador, que levaria a eleição com 35 pontos de frente. Peemedebista teria 52% e o tucano 17%. Silval cresceu 3 pontos e Wilson perdeu 5 pontos, comparando-se com a amostragem dos dias 18 e 19 de setembro.

Em uma virtual disputa com Mauro e Wilson, o tucano sai derrotado das urnas com 20% das intenções de voto contra 41% atribuídos ao socialista, uma diferença de 21 pontos, apontando que a chance de Wilson chegar a uma final nesta eleição parece difícil.

Perfil da Pesquisa - Realizada nos dias 25 e 26 de setembro, entrevistadores do Gazeta Dados estiveram em 40 municípios, divididos em sete regiões de Mato Grosso, ouvindo 1 mil eleitores. Com margem de erro de 3% variando para mais ou para menos, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o número 39.272/2010. O instituto aplica a técnica Survey de questionários padronizados capazes de gerar resultados representativos do eleitorado mato-grossense.

Presidência - A nova pesquisa divulgada pelo Gazeta Dados mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) perdeu 2 pontos percentuais, caindo de 50% das intenções de votos para 48% num intervalo de uma semana.

Enquanto José Serra (PSDB) manteve os mesmos 32% da pesquisa anterior, Marina Silva (PV) apareceu com 3 pontos percentuais de crescimento em Mato Grosso, saindo de 7% para 10%.

É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra.

Na pesquisa de voto estimulado, registrada sob o número 32.945/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), brancos e nulos totalizam 1%. Nove por cento dos eleitores entrevistados se declaram indecisos, um ponto a menos do que no cenário dos dias 18 e 19.

As movimentações estão dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, que é realizada apenas para divulgação nas empresas do Grupo Gazeta de Comunicação, foi realizada nos dias 25 e 26, em 40 municípios, com 1 mil eleitores.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113870/visualizar/