Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 10:14

    Imprimir


A “Soja no Brasil: Desafios e oportunidades” será o tema da palestra a ser ministrada pelo presidente da Aprosoja Brasil Glauber nesta sexta-feira (24.09), a partir das 20h, no Centro de Treinamentos do Sindicato Rural do município de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia.

Entre os assuntos a serem apresentados estão as tendências para o complexo da soja no Brasil e as oportunidades para avanço no relacionamento com os mercados interno e de exportação. “A África e o Oriente Médio, por exemplo, são grandes mercados em potencial”, adianta. O presidente da Aprosoja mostrará também um estudo comparativo com as diferenças e semelhanças nos custos de produção da soja em Mato Grosso e na Bahia e a projeção destes custos para o ciclo 2010/11. “Na safra 2009/2010 em média os custos operacionais dos baianos com a produção de soja somaram R$ 961,31 e dos mato-grossenses R$ 1,396. Discutiremos os motivos deste cenário e a projeção para a próxima safra”, explica.

Glauber falará ainda os desafios e estratégias para redução dos custos logísticos para escoamento da oleaginosa, além das análises sobre a sustentabilidade ambiental da cultura e sobre a demanda por biodiesel. “São pautas comuns em todos os estados produtores de soja. É necessário refletir também sobre as oportunidades como o caso do biodiesel, mais propriamente o B5, que já consome 41% da produção de óleo de soja do país.”

O presidente da Aprosoja Brasil ainda abordará projetos desenvolvidos pelo Aprosoja Mato Grosso, como o programa social Agronegócio Solidário. “Quase 12 mil pessoas, entre idosos e crianças já estão sendo atendidas pelo programa em Mato Grosso. Bebidas à base de soja são distribuídas em instituições parceiras para complementar a dieta alimentar diária destas pessoas”

De acordo com Glauber Silveira a proposta ao apresentar estes temas, é impulsionar e integrar ainda mais a rede de atuação da Aprosoja Brasil, da Aprosoja Bahia e demais associações nos outros estados. “Queremos destacar a importância do papel do associativismo para o fortalecimento da classe produtora brasileira”. Atualmente a Aprosoja Bahia, fundada em fevereiro de 2008, possui 400 associados. A intenção também é mobilizar os produtores e ampliar o número de sojicultores ligados à entidade no estado nordestino. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114286/visualizar/