Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 00:20

    Imprimir


No primeiro bloco do debate entre os presidenciáveis promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), os candidatos foram instados a eleger as três prioridades de seus governos.

Dilma Rousseff (PT) tratou majoritariamente de educação e José Serra (PSDB) centrou o discurso nos valores cristãos. Marina Silva (PV) equilibrou os temas, e elegeu a educação, a proteção social e a política cidadã. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) abordou a distribuição da riqueza.

PLÍNIO

Católico e socialista, Plínio foi o primeiro a falar, e fez comparação entre sua candidatura e a Igreja, que faz a opção pelos pobres.

"A nossa candidatura é uma candidatura diferente das outras três. Queremos que isso fique claro. Somos adversários dos três juntos. Tenho a impressão de que,
como vocês sabem, a Igreja fez a opção preferencial pelos pobres. Isso quer dizer que nós primeiros atendemos os pobres. Até nos fazemos força pra que os ricos não ganhem tanto para passar por aquele buraco da agulha."

Plínio criticou os adversários por, segundo ele, atenderem antes os ricos.

"Eles atendem os pobres, mas eles atendem primeiros os ricos. Eles vão fazer várias propostas de melhoras. Nós vamos fazer a proposta da igualdade. Propomos uma enorme distribuição da riqueza. Vamos fazer uma reforma agrária drástica. Reforma urbana. Redução da jornada de trabalho sem redução dos salários".

Alan Marques/Folhapress
Dilma Rousseff e Plínio de Arruda Sampaio na chegada ao debate promovido pela CNBB em Taguatinga (DF)
Dilma Rousseff e Plínio de Arruda Sampaio na chegada ao debate promovido pela CNBB em Taguatinga (DF)



MARINA

Marina Silva disse que seu partido estabeleceu a plataforma de governo antes das eleições começarem "para fazer o debate e não o embate".

Ela reconheceu avanços na política econômica e no campo social, mas disse que há "equilíbrios que precisam ser corrigidos em todos os aspectos para que o país tenha justiça social e sustentabilidade".

Sobre os temas que elegeu, tratou primeiro da educação: "Educação para a sociedade do conhecimento. Sempre digo que eu sou um milagre da educação. Se não fosse a educação, eu não estaria na condição de candidata a presidente da República".

Depois, abordou a proteção social

"Saúde como algo que deve acolher o cidadão. Terceira geração dos programas sociais. Bolsa Família é importante, mas precisa ser ampliado. Com profissionalização, incentivo ao cooperativismo".

A candidata verde citou ainda a "política cidadã, baseada em valores, com Estado transparente e competente".

DILMA

Dilma Rousseff disse que sua preocupação central é o "cuidado com as pessoas".

A candidata petista tratou majoritariamente do tema da educação.

"Obviamente ampliação do acesso, mas qualidade é algo crucial. Tem por base a valorização do professor. Significa pagar bem ao professor e ao mesmo tempo assegurar a ele uma formação universitária continuada. Desenvolvimento da creche à pós graduação. Precisamos garantir escolas técnicas, interiorização de universidades"

Ela também tratou de saúde.

"O Sistema Único de Saúde é uma conquista. Precisamos dar uma ênfase especial na consolidação. Significa não só ampliar o Saúde da Família, universalizar o SAMU, criar as UPAs, generalizando-as pelo Brasil, assegurando um tratamento especializado na área de proteção ao câncer".

SERRA

José Serra começou tratando de valores cristão, e atacou Dilma sem citá-la.

"Não sou cristão de véspera de eleição, de boca de urna. Pra mim o cristianismo é uma prática de vida pessoal e da política. Há diferentes doutrinas cristãs, mas todas elas convergem para o que é mais essencial. É que Jesus Cristo representa a verdade a justiça. Acredito profundamente, e o povo brasileiro também acredita, que a verdade e a justiça fariam muito bem à politica. Se tivesse embebida desses princípios de verdade e justiça não teríamos tanta mentira, tanta enganação, tanta enrolação.

O tucano também citou como prioridades a segurança, a saúde e a educação. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114328/visualizar/