Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 31 de Julho de 2010 às 02:02
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Quatro dias antes de deixar o cargo de governador, Blairo Maggi (PR), agora candidato a senador, fez um discurso em Cáceres, no ato que marcou a inauguração do ginásio de esportes da Unemat, que tem repercutido até hoje. Ele declarou que, desde 2002, em sua primeira campanha ao Palácio Paiaguás, já havia feito um compromisso com o deputado federal Pedro Henry (PP), para respeitá-lo em todas as ações do governo na região Oeste, onde o parlamentar é tido como cacique político. Esse compromisso, declarou Maggi oito anos depois, foi cumprido fielmente. Foi um recado para o prefeito Túlio Fontes (DEM), no sentido de reforçar o nome de Henry na região.

Maggi fez o discurso em 27 de março para uma plateia de aproximadamente 300 pessoas. Entre as autoridades estavam o próprio Henry, o então vice e hoje chefe do Executivo e candidato à reeleição Silval Barbosa, o ex-secretário de Estado e candidato a vice da chapa do peemedebista Chico Daltro (PP), o juiz de Direito Geraldo Fidélis, o prefeito Túlio e sua esposa Gisele, o ex-vice-governador Márcio Lacerda, o vice-prefeito e hoje candidato a deputado federal pelo PDT Wilson Kishi, o deputado José Riva, o federal Carlos Bezerra e o coordenador da Unemat Adriano Silva, hoje reitor eleito.

A leitura política desse acordo de Maggi com Henry é de que, se a administração estadual não vai bem nos municípios da região, a pecha cai sobre os ombros do deputado. O Paiaguás pode até listar obras no município, mas a crítica é de que Cáceres fora pouco beneficiada em detrimento de outras cidades-pólos. Na área habitacional, por exemplo, até 2008, o governo Maggi havia construído 300 casas. 

De fato, o ex-governador se mostrou "companheiro" de Henry, em detrimento dos correligionários e lideranças até do PPS, onde se elegeu em 2002 e garantiu novo mandato em 2006 e posteriormente do seu novo partido, o PR, tanto que as nomeações mais importantes para cargos da estrutura do governo na região, como os comandos da Empaer, Indea, hospital regional e Ciretran, passaram pelo crivo de Pedro Henry. Além disso, as obras do Estado foram exploradas pelo parlamentar como sendo o principal responsável por viabilizá-las. O problema é que, conforme mostram as pesquisas, a Grande Cáceres é a região onde Maggi e o seu sucessor Silval, que busca a reeleição, apresenta o pior desempenho. Isso vem dando margem de crescimento para os seus principais adversários, sendo eles Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB).

Não é à-toa que Silval, na tentativa de reverter a desvantagem na região, já visitou Cáceres quatro vezes em dois meses. Precisa de um esforço concentrado porque, na prática, ter Henry como principal cabo eleitoral não tem sido tão vantajoso assim para o grupo da situação. Resta saber se, assim como Maggi, Silval fará o mesmo compromisso com Henry. Ambos têm aparecido "colados" nas visitas. O deputado se gaba de ter viabilizado recursos, mas enfrenta alto índice de rejeição e, para piorar, está na condição de inelegível, ou seja, só poderá disputar novo mandato se eventualmente conseguir derrubar a decisão do TRE junto ao Tribunal Superior Eleitoral nas próximas semanas.

Até 5 de agosto, o Pleno do TRE deve julgar o pedido de registro. Como a tendência é de indeferí-lo, já que foi o próprio Tribunal quem o tornou inelegível, Henry deverá recorrer ao TSE, que, por sua vez, terá prazo até 19 de agosto para se pronunciar. Para piorar, contra o deputado existem ainda 3 pedidos de impugnação do registro devido a pendências das eleições de 2006, que culminaram na sua cassação junto com a deputada Chica Nunes (DEM) por compra de voto.

Clique no play e ouça o que diz Maggi sobre o compromisso firmado com Henry na região de Cáceres 

 
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120722/visualizar/